10 frases que só atrapalham pessoas com doenças psicológicas

A psicóloga Camila Reis fala sobre frases que nunca devem ser ditas para pessoas com doenças psicológicas:

Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 1 em cada 10 pessoas no mundo, sofre de algum distúrbio de saúde mental. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a maioria das pessoas (entre 75% e 85%) não tem acesso a tratamento adequado. No Brasil, estima-se que 23 milhões sofram de doenças psicológicas.

Olhando esses dados acima, eu posso supor que se você não tem ou não teve algum problema na área de saúde mental, certamente você conhece alguém que teve. A última coisa que uma pessoa com qualquer doença ou dificuldade precisa é sentir-se incompreendida. Por isso, é nosso papel ouvir as dificuldades de quem está ao nosso lado e buscar informações. As doenças mentais, como depressão, síndrome do pânico, TOC, fobias, transtorno bipolar entre tantas outras são reais e é preciso estar atento e ter cuidado, pois algumas palavras ou “conselhos” que podem parecer positivos agravam e geram mais sofrimento a pessoa que tem.

As doenças mentais trazem reflexos e consequências na vida de quem a possui e com frequência na vida dos seus familiares. Elas também afetam aspectos emocionais, psicológicos e sociais do indivíduo, podendo gerar incapacitação, ou seja, muitas pessoas podem parar de fazer suas atividades devido a uma doença mental.

Por isso, a seguir você verá 10 comentários que podem parecer inocentes e motivadores, mas muitas vezes são cruéis para as pessoas que demonstram sinais de transtornos mentais ou dificuldades mais sérias na vida.

1. “Se anime, a vida é linda”

A pessoa que está em sofrimento, tem dificuldades e precisa ser compreendida. Diversas doenças distorcem a visão de mundo da pessoa, fazendo com que ela sempre enxergue pelo lado do medo, negatividade e tristeza. Muitas vezes quando você tenta animar, acaba dificultando e pressionando, porque o que ela menos consegue nesse momento é se animar e pode acabar se sentindo pior e incapaz, intensificando ainda mais seus sentimentos de tristeza, incapacidade e solidão. Não há soluções rápidas. Por isso, compreenda a dificuldade e seriedade do problema, não a pressione ou negue o sentimento do outro.

2. “Você precisa sair dessa, força!” ou “Faça alguma coisa para superar isso”

Aqui vem uma reflexão importantíssima: você acha mesmo que a pessoa está escolhendo sofrer? Será mesmo que ela pode sair dessa assim tão facilmente? O que o indivíduo mais quer é sair da angústia ou tristeza que está passando, mas não funciona assim. Muitas doenças, como a depressão, são debilitantes e há perda de energia. Outras como transtorno de pânico ou fobia geram um sofrimento enorme para a pessoa “sair do lugar”. Por isso, quando uma pessoa que está com esse grau de dificuldade ouve “motivações” como estas, há chance de aumentar o desespero e sofrimento. Mostre-se presente e disponível, mande uma mensagem ou ligue, demonstrando que se preocupa e estará sempre ao lado da pessoa. Seja acolhedor.

3. “Isso tudo é frescura e mimimi”

Dizer a uma pessoa que está em sofrimento, que o que ela tem é frescura e mimimi é desvalorizar fortemente seus sentimentos. Esse é um dos comentários mais comuns, muitas vezes ditos pelos pais, familiares ou pessoas que o(a) amam. É muito dolorido ouvir isso, é sentir-se sozinho em uma batalha de angústias. Imagina que já está difícil, e ouvir esse tipo de comentário de um familiar, só piora as coisas.

4. “Há pessoas em situações piores”

Continue lendo aqui: 10 frases que só atrapalham pessoas com doenças psicológicas

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3