12 rolês de quebrada para você aproveitar o seu fim de semana

Até 03 de fevereiro de 2019

Diversos horários.

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

As férias estão acabando, mas não há do que reclamar, o Rolê Na Quebrada está de volta pra animar o seu final de semana. Se liga na nossa lista de responsa:

  • Zona Norte

Show do Mato Seco no CCJ – Show

Depois de uma apresentação memorável no Centro Cultural da Juventude em agosto de 2018, o Circuito Municipal de Cultura e o CCJ convidam para nova apresentação da banda de reggae Mato Seco, no sábado (dia 02), a partir das 20 horas. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes do evento (1 (um) ingresso por pessoa). O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso fica na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha.

Sambada No Quilombo – Música

Mês de fevereiro, mês que em 2019 antecede o Carnaval, o Quilombo Terça Afro abre seu espaço de afeto para três potências das artes negras independentes paulistanas como ode a essa importante data do nosso calendário. E sábado (dia 02) será a vez do Bloco Afro Afirmativo ILU INÃ, encontro será regado de muita música, conversas, altas risadas, acolhimento e feijoada. O evento começa às 13h30. Evento gratuito aberto a todas e a todos, inclusive senhoras e senhores e nossos amados erês e curumins. O Terça Afro fica na rua Antonio Botto, 212, Vila Nova Cachoeirinha.

  • Zona Sul

Sexta Black – Música

A junção da oralidade e das culturas tradicionais de matriz africana como os bailes ‘blacks’ paulistanos em uma mistura de linguagens como: o rap, o black soul e underground, em uma mistura musical de celebração nostálgica dos anos 90, torna este projeto “Sexta Black” um espaço dedicado a musicalidade e diversidade de intervenções de matriz africana (baile black). Em um resgate ao movimento dos bailes ‘blacks’ da década de 90 em um perfeito diálogo com a musicalidade atual. O evento será na sexta-feira (dia 01) à partir das 18 horas e tem entrada gratuita. A Casa de Cultura Chico Science fica na rua Abagiba, 20, Moinho Velho.

Água Doce – Teatro

Com prólogo que trata da relação do homem com a água doce, dando destaque aos rios brasileiros, o espetáculo conta a história do mito da Iara e de outros seres folclóricos presentes nas comunidades ribeirinhas. O espetáculo traz quatro personagens – Iara, Abaré, Cacira e Xirú – que se aventuram para proteger os rios. Iara, a Mãe do Rio, é amaldiçoada ao matar sua irmã, Cacira, e sua amargura deixa um rastro de destruição, com o rio poluído e sujo. Seu irmão, Abaré, enviado pelo pai Xirú, se aventura por correntezas e turbulências para reencontrar sua irmã e dar nova vida aos peixes e ao rio. Na trajetória, encontra seres de mitos ribeirinhos que o ajudam na jornada, como a Cobra Grande, o Cabeça de Cuia, as três Marias, o Jaguarão e o Pirarucu. As apresentações rolam no sábado (dia 02) às 15 horas e domingo (dia 03) às 16 horas e serão gratuitas. O Sesc Campo Limpo fica na rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.

  • Zona Leste

O Retorno De Mary Poppins – Cinema

Numa Londres abalada pela Grande Depressão, Mary Poppins (Emily Blunt) desce dos céus novamente com seu fiel amigo Jack (Lin-Manuel Miranda) para ajudar Michael (Ben Whishaw) e Jane Banks (Emily Mortimer), agora adultos trabalhadores, que sofreram uma perda pessoal. As crianças Annabel (Pixie Davies), Georgie (Joel Dawson) e John (Nathanael Saleh) vivem com os pais na mesma casa de 24 anos atrás e precisam da babá enigmática e o acendedor de lampiões otimista para trazer alegria e magia de volta para suas vidas.
As apresentações gratuitas serão quinta, sexta, sábado e domingo (dias 31/01 01/02, 02/02, 03/02) sempre às 19 horas. O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes fica na rua Inácio Monteiro, 6900.

Sarau dos Mesquiteiros na Ocupação – Literatura

Sarau do Mesquiteiros chega na Ocupação Cultural Mateus Santos e garante acesso ao palco e microfone aberto durante o evento. Além de performance poética, música e comida a vontade. Também terá o lançamento do livro “O peso do Pássaro Morto”, de Aline Bei, vencedora do prêmio São Paulo de Literatura, a autora fará ainda um bate-papo com o público. O sarau rola no sábado (dia 02) das 15 às 17:30 horas e tem entrada gratuita. A Ocupação Cultural Mateus Santos fica na avenida Paranaguá, 1633, Ermelino Matarazzo.

  • Zona Oeste

Coco para Iemanjá no CCB – Festa de inauguração da Loja Axé

Festa de Iemanjá na virada do 1 para o 2 de Fevereiro, compondo a roda, mulheres fortes de vários grupos e movimentos culturais e artísticos da cena paulistana, como: Bárbara Magalhanis, Sandra Cavalcanti, Zizi Campanha, Teresa Teles, Marília de Carvalho, Luciana Félix, Maíra Domingues, Juliana Rodrigues, Giovanna Marchetti eLarissa Maranho. A festa será na sexta (dia 1) e começará as 21 horas e a entrada é catraca livre. O Centro Cultural Butantã fica na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 1882, Butantã.

Samba do Maria Zélia no Tendal da Lapa – Música

A Comunidade Samba do Maria Zélia, foi criada através de uma reunião de amigos que sempre se reuniam no Espaço de Lazer da Vila Maria Zélia, para comemorarem aniversários e outras festividades, sempre com uma roda de samba. Surgiu a partir daí, a ideia de começar a tornar estas reuniões mais frequentes, uma vez por mês (segundo domingo), sem fins lucrativos. Hoje, com quase 10 anos de existência e resistência, a Comunidade Samba do Maria Zélia recebe a cada mês, grande músicos, sambistas, compositores e instrumentistas de toda parte do Brasil. O evento rola sábado (dia 2) às 13 horas e conta com entrada gratuita. O Tendal da Lapa fica na rua Guaicurus, 1100.

  • Centro

Lançamento: EP “Negra, Sim” de Negra Cinthia – Música

Negra Cinthia, mulher negra e nordestina, com a permissão dos antepassados e a benção dos Orixás, lança seu primeiro EP “Negra, sim!”, resultado de uma caminhada de 10 anos. O lançamento conta com 4 faixas autorais, dentre elas “Ô, Sinhá” e “Som de Criolo”. O EP foi produzido por Alexandre de Freitas Modesto, com participação especial de Ana Góes no Saxofone, Raphael Coelho na Percussão, Amanda Mitz no backing vocal e Felipe Barros no Baixo. Todos unindo forças para fazer um som contemporâneo, expondo a cultura afro e falando da questão racial com raízes no samba e bossa nova e pitadas eletrônicas. O lançamento será no sábado (dia 02) às 21 horas e a entrada é gratuita. A Aparelha Luzia fica situada na rua Apa, 78, centro de São Paulo

Outros – Grupo Galpão – Teatro

Depois de NÓS, OUTROS traduz teatralmente as inquietações contemporâneas resultantes do encontro do diretor Marcio Abreu com o Grupo Galpão. Trata do hoje, do momento em que vivemos e das questões que o tornam não mais viável. É um espetáculo sobre a construção da memória e o impacto do agora no porvir. Sobre a necessidade de ruptura com pensamentos e estruturas arraigadas que já não devem nos representar, mas sim abrir caminho para a possibilidade de novos horizontes, paisagens, reflexões. Em cena, a instabilidade desse momento transborda e vai além do que a palavra dá conta de expressar, reverberando nos corpos dos atores e das atrizes em cena, as inquietações, possibilidades e impossibilidades do hoje.
As apresentações rolam sexta (01), sábado(02) às 21 horas e domingo (03) às 18 horas, os ingressos estão a venda nas bilheterias das unidades do Sesc e pelo site. O Sesc Bom Retiro fica na Al. Nothmann, 185, Campos Elíseos. Classificação etária: 16 anos. Mais informações acesse o link.

  • Grande São Paulo

São Bernardo do Campo

Publicando uma História em Quadrinhos – Workshop

O Workshop irá focar em todas as etapas da criação e publicação de uma HQ, passando por roteiro e chegando até a parte da edição impressa. A oficina também indicará meios para conseguir viabilizar o projeto.
Não há necessidade de inscrição prévia, é só comparecer no sábado (dia 2) às 10 horas na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, que fica na rua Kara, 105, São Bernardo do Campo. O evento é catraca livre.

São Caetano do Sul

Grupo Triii – Show

O Grupo Triii apresenta um show mirabolante repleto de músicas e brincadeiras para toda a família. O público é convidado à saborear deliciosos temperos musicais, em um encontro recheado de muita criatividade. No cardápio musical, canções tradicionais como Alecrim se misturam com as composições do grupo: A E I O U, Vira Virou, Pão, Pão, Pão, entre outras. Venha cantar, brincar e dançar com o Grupo Triii !
O show será sábado (dia 02) às 15 horas e terá entrada gratuita. O Espaço Verde Chico Mendes fica na Av. Fernando Símonsen, 566 – Cerâmica, São Caetano do Sul, Sesc São Caetano.

Em parceria com Agência Mural

A primeira agência de notícias, informação e inteligência sobre as periferias e feita pelas periferias de São Paulo.