250 obras misturam arte e tecnologia na Paulista
Óculos de realidade virtual, inteligência artificial, instalações gigantes e interativas são destaques da FILE
Até 11 de agosto de 2019
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h
Grátis
Um dos maiores eventos de arte e tecnologia da América Latina, o FILE celebra seus 20 anos invadiu a Paulista com 250 obras que usam óculos de realidade virtual (RV), inteligência artificial, instalações gigantes e interativas.
Mostrar o que há de novo é a marca principal do FILE, que vem crescendo continuamente continuamente em suas 48 edições.
Além de games e obras que fazem uso dos mais avançados óculos de realidade virtual, o festival que mistura arte e tecnologia apresenta 12 instalações, 13 trabalhos na categoria Cinema Circular, 22 de Led Show, 70 de videoarte, 26 de hipersônica, 10 de web arte, 37 GIFs e 77 animações.
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Conheça os destaques do FILE
A instalação gigantesca “A Sense of Gravity”, do holandês Teun Vonk, permite que o visitante experimente uma nova forma de perceber a gravidade.
Durante dois anos, o artista pesquisou como os corpos humanos percebem e reagem à gravidade. Ele criou uma máquina de aparência futurista e tecnológica que abriga um ambiente dinâmico e macio e convida o espectador a se submeter a uma experiência física inusitada e intimista: uma vivência perceptiva individual para quem está dentro da obra e, ao mesmo tempo, um espetáculo para quem está fora dela.
“Scope” consiste em dois óculos e fones de ouvido de RV (realidade virtual), conectados entre si por uma escultura rígida de cerca de 180 centímetros de comprimento.
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Conforme os dois espectadores se movimentam no espaço físico e virtual, orientam e influenciam um ao outro com a cabeça através da estrutura que os une.
A obra promove uma conjunção inovadora da força física com a realidade virtual, na qual os espectadores estão imersos em água e lutam contra a correnteza. A artista Kristin McWharter propõe, em suas obras, a interação de novas tecnologias com os espectadores.
A instalação “Tempo: cor”, lançada mundialmente no FILE, é composta por sete relógios cromáticos, cada qual em um fuso horário, converte as horas em cores.
Criação do artista brasileiro Pedro Veneroso, a obra propõe o estudo da relação do tempo com as cores. A ideia é vivenciar o tempo mais como realidade intensiva e menos como quantificação matemática, e provoca o questionamento dos códigos e das notações considerados axiomáticas.
Inédita, a animação “Sunshowers” é inspirada no filme “Sonhos”, de Akira Kurosawa, e produzida com inteligência artificial.
Todos os objetos do vídeo, tanto naturais como artificiais, são dotados de uma inteligência artificial que decide, em tempo real, as ações e caminhos no roteiro, levando a desfechos diferentes. A obra, dessa forma, explora ideia de animismo e tecno-animismo, que estão na vanguarda da animação atual.
Arte e tecnologia no DNA
Neste ano, o FILE celebra com obras especiais os 100 anos da escola mais famosa e inovadora da história da arte, na qual artistas, designers e arquitetos atuaram no início do século XX: a Bauhaus.
A obra intitulada “Das Total Tanz Theater” (“O Teatro da Dança Total”) possui como ambiente um palco que envolve o público completamente, tornando-o parte integrante da performance. Seu conteúdo enfatiza repositórios de novos conceitos nas áreas de óptica, mecânica e acústica, e transfere os experimentos históricos do estágio Bauhaus para um ambiente virtual interativo em tempo real.
O coletivo Interactive Media Foundation assina ainda outro destaque em realidade virtual exibido na mostra. “Inside Tumucumaque” convida os visitantes a experimentarem, de perto e em tempo real, a beleza e a vulnerabilidade do ecossistema único e as habilidades extraordinárias das criaturas que vivem na área de conservação de Tumucumaque, situada no noroeste do Brasil.
Ao acessar a clareira, no ambiente de realidade virtual, o visitante pode descobrir, imerso no ecossistema da floresta amazônica, os sentidos das criaturas que vivem ali: morcego-vampiro, jacaré preto, harpia, tarântula, aranha-golias-comedora-de-pássaros e sapo venenoso.
20 anos de FILE
Entre as comemorações de 20 anos do FILE, a figura mais inovadora do Alto Renascimento, Leonardo da Vinci, também é exaltada em uma instalação de vídeo arte de Rino Stefano Tagliafierro, que faz uma releitura da obra “A Última Ceia”.
Em “The Last Supper Alive” (“A Última Ceia Viva”), o artista, especialista em dar movimento a personagens de pinturas de grandes mestres do Renascimento e do Simbolismo, convida para uma viagem por um dos afrescos mais fascinantes da história da arte.
O projeto é um conto, carregado de emoções, em que os personagens representados ganham vida e se movem de uma maneira suave e elegante em uma atmosfera rarefeita. Os gestos são enfatizados de acordo com a sugestão de movimento que Leonardo pintou. A luz e o espaço que envolvem os personagens também são protagonistas na obra, que projeta a imaginação do espectador para dentro da pintura.
Curtiu? Tá doido pra ver as obras de arte e tecnologia que dominam a Paulista? Então, fica esperto: a FILE fica em cartaz até 11 de agosto, no Centro Cultural Fiesp.
O festival tem entrada gratuita e a visita pode ser feita de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h.
Curte exposições imersivas e tecnológicas?
Se liga nessa exposição do Farol Santander, que por meio de lasers, projeções e leds, criam universos virtuais que se misturam com a arquitetura do antigo Banco Banespa.