250 obras misturam arte e tecnologia na Paulista

Óculos de realidade virtual, inteligência artificial, instalações gigantes e interativas são destaques da FILE

Por: Redação Comunicar erro
Até
11
de agosto 2019
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h

Um dos maiores eventos de arte e tecnologia da América Latina, o FILE celebra seus 20 anos invadiu a Paulista com 250 obras que usam óculos de realidade virtual (RV), inteligência artificial, instalações gigantes e interativas.

A obra intitulada “Das Total Tanz Theater” (“O Teatro da Dança Total”) na mostra FILE
Crédito: divulgaçãoA obra intitulada “Das Total Tanz Theater” (“O Teatro da Dança Total”) possui como ambiente um palco que envolve o público completamente, tornando-o parte integrante da performance

Mostrar o que há de novo é a marca principal do FILE, que vem crescendo continuamente continuamente em suas 48 edições.

Além de games e obras que fazem uso dos mais avançados óculos de realidade virtual, o festival que mistura arte e tecnologia apresenta 12 instalações, 13 trabalhos na categoria Cinema Circular, 22 de Led Show, 70 de videoarte, 26 de hipersônica, 10 de web arte, 37 GIFs e 77 animações.

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Conheça os destaques do FILE

A instalação gigantesca “A Sense of Gravity”, do holandês Teun Vonk, permite que o visitante experimente uma nova forma de perceber a gravidade.

Durante dois anos, o artista pesquisou como os corpos humanos percebem e reagem à gravidade. Ele criou uma máquina de aparência futurista e tecnológica que abriga um ambiente dinâmico e macio e convida o espectador a se submeter a uma experiência física inusitada e intimista: uma vivência perceptiva individual para quem está dentro da obra e, ao mesmo tempo, um espetáculo para quem está fora dela.

Obra "A Sense of Gravity”, do holandês Teun Vonk na FILE
Crédito: Hanneke Wetzer“A Sense of Gravity”, do holandês Teun Vonk, permite que o visitante experimente uma nova forma de perceber a gravidade na FILE

Scope” consiste em dois óculos e fones de ouvido de RV (realidade virtual), conectados entre si por uma escultura rígida de cerca de 180 centímetros de comprimento.

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Conforme os dois espectadores se movimentam no espaço físico e virtual, orientam e influenciam um ao outro com a cabeça através da estrutura que os une.

A obra promove uma conjunção inovadora da força física com a realidade virtual, na qual os espectadores estão imersos em água e lutam contra a correnteza. A artista Kristin McWharter propõe, em suas obras, a interação de novas tecnologias com os espectadores.

A instalação “Tempo: cor”, lançada mundialmente no FILE, é composta por sete relógios cromáticos, cada qual em um fuso horário, converte as horas em cores.

Criação do artista brasileiro Pedro Veneroso, a obra propõe o estudo da relação do tempo com as cores. A ideia é vivenciar o tempo mais como realidade intensiva e menos como quantificação matemática, e provoca o questionamento dos códigos e das notações considerados axiomáticas.

Obra "Tempo: cor" do artista brasileiro Pedro Veneroso
Crédito: divulgaçãoObra “Tempo: cor” do artista brasileiro Pedro Veneroso na mostra de arte e tecnologia FILE

Inédita, a animação “Sunshowers” é inspirada no filme “Sonhos”, de Akira Kurosawa, e produzida com inteligência artificial.

Todos os objetos do vídeo, tanto naturais como artificiais, são dotados de uma inteligência artificial que decide, em tempo real, as ações e caminhos no roteiro, levando a desfechos diferentes. A obra, dessa forma, explora ideia de animismo e tecno-animismo, que estão na vanguarda da animação atual.

Arte e tecnologia no DNA

Neste ano, o FILE celebra com obras especiais os 100 anos da escola mais famosa e inovadora da história da arte, na qual artistas, designers e arquitetos atuaram no início do século XX: a Bauhaus.

A obra intitulada “Das Total Tanz Theater” (“O Teatro da Dança Total”) possui como ambiente um palco que envolve o público completamente, tornando-o parte integrante da performance. Seu conteúdo enfatiza repositórios de novos conceitos nas áreas de óptica, mecânica e acústica, e transfere os experimentos históricos do estágio Bauhaus para um ambiente virtual interativo em tempo real.

“Inside Tumucumaque” do coletivo Interactive Media Foundation
Crédito: divulgação“Inside Tumucumaque” convida os visitantes a experimentarem, de perto e em tempo real, a beleza e a vulnerabilidade do ecossistema único e as habilidades extraordinárias das criaturas que vivem na área de conservação de Tumucumaque, situada no noroeste do Brasil

O coletivo Interactive Media Foundation assina ainda outro destaque em realidade virtual exibido na mostra. “Inside Tumucumaque” convida os visitantes a experimentarem, de perto e em tempo real, a beleza e a vulnerabilidade do ecossistema único e as habilidades extraordinárias das criaturas que vivem na área de conservação de Tumucumaque, situada no noroeste do Brasil.

Ao acessar a clareira, no ambiente de realidade virtual, o visitante pode descobrir, imerso no ecossistema da floresta amazônica, os sentidos das criaturas que vivem ali: morcego-vampiro, jacaré preto, harpia, tarântula, aranha-golias-comedora-de-pássaros e sapo venenoso.

20 anos de FILE

Entre as comemorações de 20 anos do FILE, a figura mais inovadora do Alto Renascimento, Leonardo da Vinci, também é exaltada em uma instalação de vídeo arte de Rino Stefano Tagliafierro, que faz uma releitura da obra “A Última Ceia”.

Em “The Last Supper Alive” (“A Última Ceia Viva”), o artista, especialista em dar movimento a personagens de pinturas de grandes mestres do Renascimento e do Simbolismo, convida para uma viagem por um dos afrescos mais fascinantes da história da arte.

releitura da Santa Ceia de da vinci
Crédito: divulgaçãoObra “The Last Supper Alive” é uma releitura da Santa Ceira, de Da Vinci
releitura da Santa Ceia de da vinci
Crédito: divulgaçãoRino Stefano Tagliafierro dá movimento aos personagens do quadro A Santa Ceia, de Da Vinci

O projeto é um conto, carregado de emoções, em que os personagens representados ganham vida e se movem de uma maneira suave e elegante em uma atmosfera rarefeita. Os gestos são enfatizados de acordo com a sugestão de movimento que Leonardo pintou. A luz e o espaço que envolvem os personagens também são protagonistas na obra, que projeta a imaginação do espectador para dentro da pintura.

Curtiu? Tá doido pra ver as obras de arte e tecnologia que dominam a Paulista? Então, fica esperto: a FILE fica em cartaz até 11 de agosto, no Centro Cultural Fiesp.

O festival tem entrada gratuita e a visita pode ser feita de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h.

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Se liga nessa exposição do Farol Santander, que por meio de lasers, projeções e leds, criam universos virtuais que se misturam com a arquitetura do antigo Banco Banespa.