25ª Bienal do Livro reúne 313 autores brasileiros e estrangeiros

Com tema 'Venha Fazer Esse Download de conhecimento', evento no Anhembi tem 197 expositores, 14 espaços culturais e 1.500 horas de programação

Até 12 de julho de 2018

Todos os dias

De terça a sexta-feira, das 9h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h.

Um dos eventos mais aguardados pelos leitores paulistas, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo chega a sua 25ª edição entre os dias 3 e 12 de agosto, com uma intensa programação de mais de 1.500 horas (200 horas a mais do que na última edição do evento em 2016), entre sessões de autógrafos, bate-papos, contação de histórias, programação infantil e outras atividades. A feira acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, de terça a sexta-feira, das 9h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h, com ingressos entre R$20 (durante a semana) e R$25 (aos finais de semana).

Com o tema “Venha fazer esse download de conhecimento”, a atual edição da festa literária tem a proposta de destacar o livro como principal fonte de conhecimento mesmo diante do turbilhão de estímulos e conteúdos que a tecnologia proporciona. Ao todo, o evento reúne 197 expositores e convida 291 escritores nacionais e 22 estrangeiros.

Entre os convidados internacionais, destacam-se A. J. Finn, autor de “A Mulher na Janela”, que, em breve, ganhará sua versão cinematográfica pela Fox Filmes; Victoria Aveyard, da série “A Rainha Vermelha”; Soman Chainani, da série “A escola do bem e do mal”; Yoav Blum, de “Os criadores de coincidências”; e Lauren Blakely, de “Mister O”.

Os destaques brasileiros são Maurício de Sousa, Ziraldo, Mario Sergio Cortella, Monja Coen, Luiz Felipe Pondé, Fernanda Montenegro, Lázaro Ramos, Walcyr Carrasco, Adriana Falcão, Carolina Ferraz, Thiago Castanho, Helena Rizzo, Pam Gonçalves, Carol Christo, Babi Dewet, a turma do Casseta & Planeta, Antonio Prata, Miriam Leitão, Julián Fuks, Maria Rita Kehl e Luiz Ruffato.

Para quem quiser pedir um autógrafo e trocar algumas palavras com seus ídolos literários, a Arena Cultural BIC apresenta dezenas de sessões de autógrafos com vários convidados, sobretudo os autores de best-sellers. Os fãs devem escolher a sessão e retirar senha desde já pelo site do evento. Para o Espaços de Autógrafos Suzano, que reunirá apenas escritores brasileiros, as senhas serão distribuídas diariamente.

Uma das novidades da edição é o Espaço do Saber Microsoft, que recebe uma programação específica para educadores, com foco no impacto da inovação na aprendizagem, relacionando questões importantes sobre a conexão entre literatura, tecnologia e educação. Alguns temas discutidos serão acessibilidade e inclusão, educação ambiental e sustentabilidade, gameficação na sala de aula e telas digitais.

Outra novidade é uma programação dedicada ao campo dos negócios em literatura. Entre as atividades estão a 1ª Jornada Profissional, uma rodada de negociações com players nacionais e internacionais; o InterLivro, um fórum de discussão sobre o mercado editorial; e o Papo de Mercado, um espaço dedicado a reflexões sobre tendências e o futuro do setor.

No espaço Cozinhando com Palavras, o visitante encontra debates e aula-show dedicados à reflexão sobre a relação da gastronomia com diversos aspectos culturais. Marcam presença nessa seção o chef colombiano Juan Manuel Barriento, do estrelado El Cielo, além de Morena Leite, Gabriela Kapim, Thiago Castanho, Tereza Paim, Ivan Achcar, Breno Lerner, Janaina Rueda, Olivier Anquier, Rodrigo Oliveira e Zeca Carmago.

Já o Espaço Cordel e Repente convida cordelistas e repentistas de oito estados nordestinos para conduzir oficinas, debates e encontros com autores. Entre os convidados, estão Moraes Moreira, Socorro Lira, Maciel Melo e Bráulio Tavares.

Confira a programação completa no site da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.