25ª Bienal do Livro reúne 313 autores brasileiros e estrangeiros

Com tema 'Venha Fazer Esse Download de conhecimento', evento no Anhembi tem 197 expositores, 14 espaços culturais e 1.500 horas de programação

Por: Redação
Até
12
de julho 2018
Domingo - Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado
De terça a sexta-feira, das 9h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h.

Um dos eventos mais aguardados pelos leitores paulistas, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo chega a sua 25ª edição entre os dias 3 e 12 de agosto, com uma intensa programação de mais de 1.500 horas (200 horas a mais do que na última edição do evento em 2016), entre sessões de autógrafos, bate-papos, contação de histórias, programação infantil e outras atividades. A feira acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, de terça a sexta-feira, das 9h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h, com ingressos entre R$20 (durante a semana) e R$25 (aos finais de semana).

Lázaro Ramos
Lázaro Ramos participa de bate-papo no dia 4 agosto, às 16h, na Arena CulturalDivulgação
Foto de Maurício de Souza
Maurício de Souza é destaque em cinco atrações na 25ª Bienal Internacional do Livro de São PauloDivulgação
Foto de Mario Sergio Cortella
Cortella participa do bate-papo "Filosofia: tempo para o conhecimento" no dia 4 de agosto, às 18h30Divulgação
Foto de Bela Gil
Bela Gil e Marcos Piangers falarão sobre as belezas e angustias de ser pai e mãe nos dias de hoje no dia 3 de agosto, às 16hDivulgação
Foto ad Monja Coen
Monja Coen participa de dua meses na 25ª Bienal Internacional do Livro de São PauloDivulgação

Com o tema “Venha fazer esse download de conhecimento”, a atual edição da festa literária tem a proposta de destacar o livro como principal fonte de conhecimento mesmo diante do turbilhão de estímulos e conteúdos que a tecnologia proporciona. Ao todo, o evento reúne 197 expositores e convida 291 escritores nacionais e 22 estrangeiros.

Entre os convidados internacionais, destacam-se A. J. Finn, autor de “A Mulher na Janela”, que, em breve, ganhará sua versão cinematográfica pela Fox Filmes; Victoria Aveyard, da série “A Rainha Vermelha”; Soman Chainani, da série “A escola do bem e do mal”; Yoav Blum, de “Os criadores de coincidências”; e Lauren Blakely, de “Mister O”.

Os destaques brasileiros são Maurício de Sousa, Ziraldo, Mario Sergio Cortella, Monja Coen, Luiz Felipe Pondé, Fernanda Montenegro, Lázaro Ramos, Walcyr Carrasco, Adriana Falcão, Carolina Ferraz, Thiago Castanho, Helena Rizzo, Pam Gonçalves, Carol Christo, Babi Dewet, a turma do Casseta & Planeta, Antonio Prata, Miriam Leitão, Julián Fuks, Maria Rita Kehl e Luiz Ruffato.

Para quem quiser pedir um autógrafo e trocar algumas palavras com seus ídolos literários, a Arena Cultural BIC apresenta dezenas de sessões de autógrafos com vários convidados, sobretudo os autores de best-sellers. Os fãs devem escolher a sessão e retirar senha desde já pelo site do evento. Para o Espaços de Autógrafos Suzano, que reunirá apenas escritores brasileiros, as senhas serão distribuídas diariamente.

Uma das novidades da edição é o Espaço do Saber Microsoft, que recebe uma programação específica para educadores, com foco no impacto da inovação na aprendizagem, relacionando questões importantes sobre a conexão entre literatura, tecnologia e educação. Alguns temas discutidos serão acessibilidade e inclusão, educação ambiental e sustentabilidade, gameficação na sala de aula e telas digitais.

Outra novidade é uma programação dedicada ao campo dos negócios em literatura. Entre as atividades estão a 1ª Jornada Profissional, uma rodada de negociações com players nacionais e internacionais; o InterLivro, um fórum de discussão sobre o mercado editorial; e o Papo de Mercado, um espaço dedicado a reflexões sobre tendências e o futuro do setor.

No espaço Cozinhando com Palavras, o visitante encontra debates e aula-show dedicados à reflexão sobre a relação da gastronomia com diversos aspectos culturais. Marcam presença nessa seção o chef colombiano Juan Manuel Barriento, do estrelado El Cielo, além de Morena Leite, Gabriela Kapim, Thiago Castanho, Tereza Paim, Ivan Achcar, Breno Lerner, Janaina Rueda, Olivier Anquier, Rodrigo Oliveira e Zeca Carmago.

Já o Espaço Cordel e Repente convida cordelistas e repentistas de oito estados nordestinos para conduzir oficinas, debates e encontros com autores. Entre os convidados, estão Moraes Moreira, Socorro Lira, Maciel Melo e Bráulio Tavares.

Confira a programação completa no site da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

1
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
2
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
3
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!
4
Poço da Panela: um roteiro imperdível e relax no Recife
Pensando em roteiros diferentes e alternativos para curtir o Recife? Que tal conhecer o histórico bairro do Poço da Panela? …
5
O melhor acarajé de BH é na Feira Hippie
A Feira Hippie é a maior feira da América Latina! Lá você encontra de tudo, inclusive, o melhor acarajé de …
6
Um pulo na ponta do Humaitá e no Forte de Monte Serrat, em Salvador
Um dos lugares mais charmosos de Salvador, com privilegiada vista da Baía de Todos os Santos e um pôr de …
7
Teatro Oficina Uzyna Uzona: patrimônio vivo em SP
Que tal conhecer o grupo de teatro mais antigo e em atividade do Brasil? Sessentona, a Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona …
8
Confeitaria Colombo: gastronomia certa no Rio de Janeiro
Um combo perfeito de arquitetura, decoração e gastronomia, tem um nome: Confeitaria Colombo. Colaí que vamos te mostrar este rolé inesquecível!