80 anos de “Tempos Modernos” na Sala Cinematographos

Por: Casa Guilherme de Almeida
“Tempos Modernos” de Charles Chaplin

Tempos Modernos, filme revolucionário e polêmico de Charles Chaplin, estreou nos Estados Unidos em fevereiro de 1936. Na semana em que a obra-prima de Chaplin completa 80 anos, a Sala Cinematographos exibirá a cópia restaurada do filme, precedida de discussão do tema. O evento especial, com entrada Catraca Livre, ocorrerá no próximo dia 27, às 15h.

Para homenagear Charles Chaplin, o espaço convida o público a se vestir com elementos do traje do famoso personagem Carlitos (como os clássicos: chapéu, paletó, gravata, bigode, bengala, sapatos ou o próprio macacão de Tempos Modernos) e vir à Sala Cinematographos para ver (ou rever) este o filme em cópia restaurada. Qualquer item vale.

Em 1936, após assistir à produção, o poeta e crítico de cinema, Guilherme de Almeida, publicou uma crítica em que classificou Tempos Modernos como “uma sátira aos (próprios) tempos modernos”. Ele considerou uma grande ousadia do diretor ao fazer um filme mudo em uma época em que filmes sem som já eram coisas da “pré-história” do cinema. A crítica será lida durante o evento para os participantes da sessão de cinema.