Publicidade

Informar

9 opções de cursos gratuitos para aproveitar as férias

...
Publicidade

Com a proximidade do recesso de fim de ano muita gente se pergunta: o que vou fazer agora? Além de descansar para começar o próximo ano com um novo fôlego, esse período pode ser também uma oportunidade para imersão nas competências demandadas nos processos seletivos emprego (idiomas, raciocínio lógico e softwares), além do próprio vestibular.

Se você precisa dar um gás nesses conhecimentos “mais tradicionais”, confira algumas das dicas que separamos. Senão: aproveite para fazer uma “ginástica no cérebro” e mergulhar em novas áreas do saber! Listamos abaixo algumas opções “fora da caixa” para você se distrair enquanto aprende:

1- Programaê

Fazendo uso de técnicas lúdicas de aprendizagem, site ensina programação para quem nunca teve contato com essas linguagens.

2- Vetorização de Personagens e Animação 2D

Com aulas todas às quintas-feiras no Sesc Santana até o dia 18 de dezembro, os alunos irão aprender conceitos de vetorização de personagens e criação de animação 2D com uso de software livre.

3- Introdução ao desenvolvimento de games independentes

Com aulas às quintas e sextas-feiras no Sesc Pinheiros de 27/11 a 5/12, os alunos terão contato com o universo dos jogos independentes, abordando conceitos básicos de produção de games, design de jogos e publicação de games na internet.

 4- Coursera

Parceira das melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo, a plataforma oferece mais de 400 opções de cursos (em sua maioria disponíveis em inglês) online e gratuitos em diferentes áreas do conhecimento. Através de videoaulas, testes interativos, avaliação horizontal e feedback constante, os alunos aprendem no seu ritmo e recebem um certificado reconhecido ao completarem o curso.

5- Libras

Com 35 horas de duração, o curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) oferecido pela Prime Cursos, traz conteúdos sobre o alfabeto manual, gramática básica e formação de palavras e frases. E oferece certificado aos que concluírem o curso.

6- Duolingo

Disponível para download gratuito em dispositivos iOS e Android, o aplicativo, ensina inglês por meio de jogos divertidos para quem tem o português como língua nativa. Aqueles que já possuem conhecimentos em inglês, podem usar o app para aprender espanhol, alemão, francês e italiano.

7- Lumosity

O Lumosity é uma plataforma de treinamento cerebral, que por meio de jogos personalizados para a necessidade de cada usuário, auxilia no desenvolvimento de habilidades cognitivas como: memória, atenção e solução de problemas.

8- Khan Academy

O Khan Academy é uma plataforma de ensino online e gratuita que oferece aos seus usuários a oportunidade de ter contato com diferentes áreas do conhecimento (matemática, história, ciências, economia e etc) de uma forma muito mais dinâmica, em que o tempo de aprendizagem de cada aluno e suas dificuldades são respeitadas.

9- Esperanto

O site Livemocha oferece gratuitamente conteúdos, em português, para iniciantes e até avançados no Esperanto. Hoje  falado por mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo,  esse idioma surgiu no final da década de 1970 com o objetivo de promover a paz e a compreensão entre pessoas de diferentes línguas e nacionalidades.

Seja qual for a sua escolha – imersão nos conhecimentos “mais tradicionais” ou “ginástica no cerébro” – não se esqueça do mais importante: reservar algumas horas ou minutos do dia para simplesmente “fazer nada” e desligar a mente. Afinal, ela também precisa “resetar” o sistema para começar 2015 com bastante espaço no disco rígido.

 

 

 

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Você sabe o que é feminicídio?

O restaurante de comida havaiana do ex-masterchef Ravi

Conheça o lavandário de Cunha

ASMR: O fenômeno do "orgasmo mental"

Publicidade