Espaços culturais de SP celebram 90 anos de Macunaíma

Debates, palestras, troca de livros, sarau, show e espetáculo ocupam SP em celebração a Macunaíma

Até 17 de setembro de 2018

Segunda - Sexta - Sábado - Domingo

Diversos horários

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Há 90 anos, um marco da literatura brasileira era lançado: “Macunaíma” é a publicação mais significativa de Mário de Andrade e é considerada uma das obras literárias mais importantes de todos os tempos. Para celebrar e homenagear o aniversário do livro que narra as histórias do herói sem nenhum caráter, os Museus-Casas Literários – Casa Mário de Andrade, Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas Oficina Cultural Oswald de Andrade organizaram o evento 90 anos de Macunaíma.

De 14 a 17 de setembro, os museus e a Oficina oferecem uma programação especial e gratuita para quem quiser conhecer e se aprofundar nessa obra-prima.

Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade recebem programação especial
Créditos: Divulgação
Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade recebem programação especial

A abertura dos debates será na sexta-feira (14), das 19h às 21h, na Casa Mário de Andrade. A presença cultural indígena hoje no Brasil contará com a presença de Deborah Goldemberg, curadora do evento; Paulo Santilli, sociólogo e antropólogo; Avelino, líder Taurepang; e Cristino Wapixana, escritor indígena. Basta chegar e participar do bate-papo!

Já a Casa Guilherme de Almeida preparou uma discussão sobre Macunaíma em tradução, no sábado (15), das 10h às 13h30. Terão duas palestras acerca do tema: a primeira com Nádia Farage, socióloga e antorpóloga, e Paulo Victor Albertoni Lisboa, antropólogo, sobre retórica Wapichana, tradução e literatura indígena, explorando a influências da língua Karib em Macunaíma. E a segunda com os linguistas Maria Silva Cintra Martins e João Paulo Ribeiro, sobre tradução da obra de Mário de Andrade para outras línguas indígenas. Os comentários serão feitos por Roseane Cadete, que é Wapichana.

Cena do filme “Macunaíma”
Créditos: Reprodução
Cena do filme “Macunaíma”

Logo depois, das 15h às 20h, a Casa das Rosas oferece uma série de atividades especiais: feira de livros indígenas; sarau de mitologia Makunáima, com apresentações de Avelino Taurepang, Roseane Cadete e Jaider Esbell; e Macunaíma pocket-show, por Iara Rennó.

O domingo (16) começa na Casa Mário de Andrade com a mesa de debate Por que Macunaíma é preto?, às 15h, com Marcelo Ariel, poeta, e André Bueno, historiador e professor. Logo após, às 18h, será a vez da exibição do filme Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade. E, às 20h, os atores do espetáculo comandam a roda de conversa O que os índios acharam de Macunaíma?, com mediação de Deborah Goldemberg.

Fechando a programação, na segunda-feira (17), das 12h às 16h, acontecerá o Recital Indígena na Oficina Cultural Oswald de Andrade; seguido da apresentação musical de Avelino Taurepang, Roseane Cadete, Jaider Esbell e Deborah Goldemberg.

  • Mais informações:

Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h
www.casamariodeandrade.org.br

Casa Guilherme de Almeida
Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes
Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
www.casaguilhermedealmeida.org.br

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
www.casadasrosas.org.br