9ª Virada Esportiva traz mais de 2 mil atividades à cidade de SP

Você está preparado? São mais de 34 horas de esportes e lazer distribuídas em 400 endereços da capital paulista. Não dá para fazer tudo, mas o que vale é aproveitar ao máximo.

A Virada Esportiva 2015 chega à sua 9ª edição com mais de duas mil atividades esportivas que acontecem neste final de semana, nos dias 24 e 25, e transformam a cidade no maior centro esportivo do mundo. Todas as atividades têm entrada totalmente Catraca Livre.

Sabemos que é muita coisa então, para ajudar, separamos algumas atrações que vão desde meditação até esportes radicais, aquáticos e atividades imperdíveis nos Sescs. Confira abaixo:

A programação completa pode ser conferida no site da Virada.

Esportes radicais

SKATE

Se você é do tipo ~radical~ e curte skate se liga na novidade: A Skate Run, maior corrida de skate do mundo, está marcada para o dia 25 de outubro nas ruas e avenidas de São Paulo.

Mas, nesta edição, o percurso é diferente e inclui modalidades para os profissionais, que percorrem um trajeto de 8km, e amadores, para todos que quiserem curtir essa experiência de 3km. A largada acontece na Avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao portão número 10 do Parque do Ibirapuera.

O processo de inscrição é gratuito e obrigatório, e pode ser feito no site oficial do evento. Vale lembra que o uso do capacete é obrigatório em todos os percursos.

Além disso, os amantes do esporte sob quatro rodas também vai poder curtir a melhor pista de street e mini-ramp desmontável do Brasil logo ali do lado, dentro do Ibirapuera e ao lado do museu Afro Brasil. Quem quiser se divertir nessas pistas basta fazer a inscrição no local. O funcionamento no dia 24 é das 9h às 17h, já no domingo o evento vai até às 15h.

BUNGEE JUMP/ ASA DELTA/ BALONISMO

Estava procurando uma oportunidade para sentir a liberdade que é pular de bungee jump? Então chegou a hora: é só reunir coragem e ir até o Centro Esportivo e de Lazer Tietê em um dos dois dias de Virada das 10h às 18h e se jogar (literalmente).

No mesmo lugar, e dentro da mesma faixa de horário, é possível participar de outras atividades repletas de adrenalina como asa delta e balonismo.

Que tal tirar o final de semana para praticar esportes aquáticos? Se você achava que isso era impossível em São Paulo, está enganado. Atividades como rafting, caiaque, wakeboard, stand up paddle e polo aquático preenchem a programação nos dois dias de Virada. Os locais e horários devem sair em breve no site do evento.

Para quem não gosta de muita adrenalina mas curte cair na água, diversas outras atividades como jogos e aulas de hidroginástica podem alegrar o seu final de semana. Gincanas e recreações, por exemplo, preenchem o Centro Esportivo, Recreativo e Educacional do Trabalhador, no Tatuapé, o Centro Esportivo Pirituba e o CEU Inácio Monteiro. O restante dos locais e horários também pode ser encontrado no site do evento.

Atividades no Sesc

SESC ITAQUERA

Que tal participar de uma aula de Volêi de Areia com uma das atletas da seleção brasileira? No sábado, dia 24, das 11h às 13h, a Ida e outros instrutores vão estar te esperando para suar a camisa e ensinar um pouco sobre o esporte.

Outras opções para quem quer se divertir e aprender um esporte novo são as aulas de tênis e handebol para iniciantes. As atividades acontecem nos dois dias de Virada. Das 14h30 às 15h30, a aula de tênis, e das 9h às 12h, haldebol.

SESC SANTANA

No dia 24, das 17 às 22h, o local recebe, durante cinco horas, os alunos inscritos no curso de Ginástica Multifuncional (GMF) para experimentar os desafios e as rotinas de exercícios embalados por uma trilha sonora variada, mixada por um DJ.

Que tal uma atividade diferente na madrugada do sábado para o domingo? Um passeio noturno e “iluminado” pelas ruas da Zona Norte. No percurso, com aproximadamente 20 km e intensidade moderada, são reconhecidos pontos importantes da região. É obrigatório o uso de capacete e jovens de 16 a 18 anos só podem participar com autorização assinada dos pais.

Além disso, outras atividades como yoga e danças circulares também acontecem no sábado, às 18h30 e 19h30. Instrutores ficam disponíveis e ensinam as práticas para o público presente.

SESC PINHEIROS

Passeio ciclístico com percurso de cerca de 30km, com largada e chegada no Parque das Bicicletas, passando pela região central de São Paulo, Praça dos Ciclistas e Avenida Paulista. A atividade acontece no sábado, das 21h às 3h do domingo e tem como objetivo apresentar a cidade de São Paulo como uma possibilidade de lazer e cultura a partir da perspectiva do ciclista.

É só separar a água, revisar as condições de segurança da sua bike, não esquecer o capacete e vestir uma camisa branca para marcar presença na Pedalada Noturna Move Brasil.

SESC IPIRANGA

O Sesc Ipiranga recebe uma programação recheada para quem curte bicicleta. Às 20h do sábado atletas realizam a demonstração de Bike Trial. No período de 50 minutos, um show de performances e manobras de alta qualidade e dificuldade promete encher os olhos do público.

Já no domingo, às 8h, os Instrutores do Sesc Ipiranga levam os participantes para um passeio pelas ruas de São Paulo para conhecer as curiosidades da cidade sobre duas rodas. Saída da Rua dos Patriotas.

Meditação

O grupo Meditação com Tambores, que une a experiência da música às técnicas de meditação, realiza um meditashow gratuito às 10h30 de domingo, dia 25 de outubro, no Parque Burle Marx.

O objetivo do evento é proporcionar uma experiência tonificante e acolhedora a partir do ritmo dos tambores, canções da Cultura Popular Brasileira, Oriental e melodias de uma rabeca e um violino da musicista Mariana Pilatos Corado e do berimbau de Fernando Almeida.

O tambor é capaz de resgatar na memória dos participantes o acolhimento do útero materno, uma vez que as batidas do coração da mãe são um dos primeiros sons que acalantam a vida. O ritmo também induz os participantes a experimentarem, acordados, uma frequência mental que só é alcançada durante o sono.

[tab:END]