Afro Fest-SP leva série de shows gratuitos ao Centro Cultural São Paulo

Por: Catraca Livre

Afro Fest-SP, evento que reúne diversidade e entretenimento durante o período da Copa do Mundo, traz uma programação rica em shows entre os dias 25 de junho e 11 de julho de 2014 no Centro Cultural São Paulo. A cantora Fabiana Cozza, o grupo Poesia Samba Soul, Samba da Laje, Soul Session, Umoja, Super Soul e o rapper Rashid e Projeto Nave realizam espetáculos com entrada Catraca Livre.

O objetivo do festival é revelar para estes dois públicos uma São Paulo rica em singularidade cultural através de grupos, coletivos e movimentos culturais e, também, apresentar a diversidade da cultura negra como resposta ao racismo e discriminação racial dentro do campo, não só no Brasil, bem como em outros países pelo mundo. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Instituto Feira Preta.

Pela internet, o público poderá acessar um calendário de atividades virtual localizando todas as iniciativas na plataforma online: www.afrofestsp.com.br.

Programação

Dia 25 de Junho (quarta-feira) 
Cortejo Umoja – Das 19h 30 às 20h 00

O grupo Umoja, que na língua africana Swahili significa unidade, está sediado no Jd Ibirapuera (bairro da periferia da Zona Sul de São Paulo) É composto por integrantes com formações e referências artísticas diversas, tais como: atores, dançarinos, percussionistas, educadores que partilham da identificação com o universo das culturas populares e afro-brasileiras. São responsáveis pela organização de um dos mais tradicionais eventos percussivos de São Paulo e do Brasil, a Noite dos Tambores.

Poesia Samba Soul – Das 20h às  20h

Liderada por seu fundador, o multi-instrumentista e produtor musical Cláudio Miranda, a banda teve inicio em 1988 na periferia, no extremo sul da cidade, traz a mistura do groove, soul e samba-rock. Com 6 Cds e 2 DVDs lançados, suas composições trazem letras com mensagens de incentivo e histórias do cotidiano. Formada por Claudinho Miranda, Fabio Bass, Pikeno, Paulinho e Hellem Fernandes, a banda prepara o lançamento de seu 3º DVD, este, comemorativo dos seus 25 anos de estrada. É reconhecida internacionalmente, com shows realizados em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha e Suíça. Participou recentemente do Fifa Fun Fest, no centro de São Paulo.

 
 

Samba da Laje – Das 21h 10 às 22h

Desde 1997 a Comunidade é uma das mais animadas e engajadas rodas de samba de São Paulo. Era para ser uma festa familiar das irmãs Silva, mas os laços ultrapassaram os de sangue, e o samba na casa da Dona Generosa foi crescendo, mais gente chegando, mais água no feijão, mais cerveja no gelo e, quando se deram conta, a laje ficou pequena demais para aquela multidão. O jeito foi descer para a rua e abrir os braços para quem quisesse chegar. Assim nasceu o Samba da Laje, na Vila Santa Catarina, na zona sul de São Paulo. Mas o Samba vai além da Comunidade e faz shows em diversos locais da cidade.

Dia 27 de Junho (sexta-feira)

The Soul Session – Das 19h30 às 20h30

A banda é formada por 4 integrantes – Jordan, Bené, Charlie e Bartho, todos primos, nascidos no interior do Rio de Janeiro. Em meados de 2000, vieram tentar a sorte em São Paulo. Assim, em 2011, nasce a THE SOUL SESSION, grupo que faz Soul, Black, Groove. A banda ganhou bastante destaque neste ano após participar do programa SuperStar, da Rede Globo.

Banda Super Soul – Das 21h às 22h

A Super Soul foi criada em 2010 por Dom Paulinho Lima e Sandro Coyado, com o intuito de resgatar a música negra americana, como a soul music, o funk e o r&b dos anos 70 e 80. A banda passou por várias formações e atualmente conta com Sandro Coyado (bateria), Kahue Rosa (guitarra), Diego Mares (teclado), Almir Marques (contrabaixo), Joabe Reis (trombone), Marcus Manfredi (trompete), Paulo Camelo (saxofone), Edu Camargo, Gina Garcia e Daniel Garcia, nos vocais.

Dia 02 de Julho (quarta-feira)

Fabiana Cozza – Das 20h 30 às 21h 50

A paulistana Fabiana Cozza (38) chega aos 17 anos de carreira com solidez. Considerada por críticos e público uma das importantes intérpretes da música brasileira contemporânea, sua caminhada passa pelo teatro, pela dança e pela música. Vencedora do Prêmio da Música Brasileira 2012 – Melhor Cantora de Samba, Cozza atuou em musicais com temática brasileira no início da vida artística, aprimorando sua expressão cênica e interpretação, qualidades que saltam aos olhos de qualquer expectador.

Dia 11 de Julho (sexta-feira)

Projeto Nave e Rashid – Das 20h30 às  21h50

O rapper Rashid divide o palco com a banda Projetonave e apresenta o repertório do seu terceiro disco, Que Assim Seja, com rimas sobre o país, a política, a amizade, o amor e a própria música. Rashid nasceu na zona norte de São Paulo e aos 16 anos já participava de batalhas de Freestyle. Hoje um dos principais artistas brasileiros da cena hip hop, prepara um novo disco, para ser lançado neste ano.

O Projetonave acumula experiência de acompanhar rappers com a participação no programa Manos e Minas, da TV Cultura. Tem dois álbuns gravados em seus 13 anos de estrada e é composto por DJ B8, Akilez, Daniel Gralha, Alex Dias, Marcopablo, Flávio Lazzarini.