Imagem do Topo

Alemanha Oriental é tema de mostra de cinema no CCSP

Produção diversa dos estúdios DEFA será exibida gratuitamente

Por: Redação | Comunicar erro
Até
28
de julho 2018
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado
Sessões às 14h, às 16h, às 17h, às 18h e às 20h

Entre os dias 24 e 28 de julho, a Alemanha Oriental desembarca no Centro Cultural São Paulo. Nesse período, acontece a “Mostra Imagens Para O Futuro: a Alemanha Oriental No Cinema”, com exibição gratuita de dez filmes produzidos pelos estúdios DEFA. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.

Por quase cinco décadas, entre 1946 e 1990, os estúdios DEFA produziram mais de 800 filmes, incluindo documentários, longas-metragens de ficção, animações e curtas-metragens. A mostra, uma parceria do CCSP com o Goethe-Institut, tem o objetivo de apresentar a diversidade de produções realizadas ao longo desses anos, bem como investigar os conflitos, frustrações e desejos na história da instituição.

Centro Cultural São Paulo
Crédito: João SilvaCentro Cultural São Paulo receberá mostra “Imagens Para O Futuro: a Alemanha Oriental No Cinema” entre 24 e 28 de julho

Um dos destaques da programação é o filme “A bicicleta” (1981), dirigido por Evelyn Schmidt, que conta a história de Susanne, uma jovem mãe solteira que vive um estilo de vida “livre”. Mas, depois de deixar o emprego, se vê em apuros financeiros e tenta uma pequena fraude de seguro para sobreviver. O longa será exibido no dia 28 de julho, às 16h.

O longa “Os assassinos estão entre nós” (1946), de Wolfgang Staudte, também está entre os destaques. Na narrativa, após retornar de um campo de concentração, uma mulher é obrigada a dividir seu apartamento com um ex-cirurgião alcoólatra. Ambos tentam sobreviver, encarando os traumas de um passado recente, em meio a uma Berlim destruída. A sessão desse será no dia 24 de julho, às 20h.

Por fim, explorando outra temática tem “A lenda de Paulo e Paula” (1973), com direção de Heiner Carow. Paul é um burocrata que vive com sua linda e infiel esposa e seu filho. Bem instruído e ambicioso, considera sua vida tediosa. Paula trabalha num mercado, é mãe solteira de dois filhos e, pela segurança financeira, considera se casar com um bem-sucedido senhor que nela demonstra interesse. Paul e Paula um dia se conhecem e o amor surge. Esse filme será exibido no dia 26 de julho, às 18h.

Para complementar a exibição dos filmes, ainda haverá uma masterclass com a cineasta Evelyn Schmidt, que teve sua formação dentro dos estúdios da DEFA.

Para acompanhar toda a programação, acesse o site.