Últimas notícias:

Loading...

Andy Warhol e Marina Abramovic integram exposição de pop art

Por: Redação

Até o dia 18 de novembro, as paredes da Galeria Houssein Jarouche dão espaço a 32 obras de consagrados artistas relacionadas ao universo de um dos movimentos artísticos mais admirados, a pop art.

“Frauenpower” resgata o percurso histórico das representações visuais da mulher, discutindo a idealização do corpo feminino e a criação de padrões estéticos, a partir de aspectos sociais e antropológicos.

Com peças de artistas como Andy Warhol, Anna Maria Maiolino, Barbara Wagner, Bob Wolfenson, Carlos Vergara, Claudio Tozzi, Lenora de Barros, Marina Abramovic, Nelson Leirner e Russel Young, a mostra recebe visitações de segunda a sexta, das 10 às 19h, e aos sábados, das 10 às 17h, com entrada Catraca Livre.

São diversos os temas que compõem a narrativa visual de “Frauenpower”. Em “Woman”, por exemplo, Kiki Kogelnik faz críticas à imagem feminina retratada na publicidade na década de 1960, com traços de ironia e uma forte carga imagética do pop.

Já em trabalhos como de Sandra Gamarra e Abramovic, os ideais de beleza e perfeição não negados, assim como nas obras de Vânia Toledo e Nan Goldin, nas quais a objetivação de corpos, a sexualização e a misoginia são apresentadas na intenção de levar à transcendência de limitações de gênero.

Segundo o curador do projeto, Paulo Azeco, “Frauenpower” não se trata de uma mostra com cunho feminista, mas sim de uma celebração à força visual da mulher.

No time de artistas que compõem a exposição estão Alex Katz, Allan D’Arcangelo, Carlos Dadorian, Cibelle Cavalli Bastos, Claudia Guimarães, Delima Medeiros, Ivan Serpa, Mel Ramos e Tracey Emin.


  • Mais exposições em SP: