Anima Mundi 2019: confira a programação completa

Um dos maiores festivais de animação do mundo, Anima Mundi apresenta 300 filmes de 40 países nesta edição

Por: Redação Comunicar erro
Até
28
de julho 2019
Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Confira programação

Depois de uma campanha de crowdfunding fortíssima para arrecadar grana e fazer acontecer, o Anima Mundi apresenta sua programação para a edição de 2019!

Um dos maiores festivais de animação do mundo, a 27ª edição do evento conta com mais de 300 filmes de mais de 40 países, incluindo mais de 80 produções ou coproduções do Brasil, mostrando o vigor e a criatividade do crescente mercado de animação no país.

sala de cinema cheia na edição de 2018 do anima mundi
Crédito: divulgaçãoProgramação do Anima Mundi 2019 conta com mais de 80 produções brasileiras e mostra o vigor e a criatividade do crescente mercado de animação no país

Nesta edição do Anima Mundi, 186 filmes participam das mostras competitivas: Curtas (79 filmes), Curtas-metragens documentário (6), Curtas infantis (33), Galeria (19 filmes experimentais), Portfólio (26 filmes publicitários ou feitos sob encomenda) Longa- metragem (4), Longa-metragem infantil (4) e Realidade virtual (15).

9 CINEMAS DE RUA EM SP PARA FUGIR DA PROGRAMAÇÃO ‘BLOCKBUSTER’

Os filmes trazem a infinidade de técnicas que compõem o universo da animação e discutem desde questões existenciais, como o amor e a morte; sociais, como a violência, o racismo, o abuso infantil; e contemporâneas, como a conectividade e questões de gênero.

Já nas mostras não-competitivas do Anima Mundi 2019 116 filmes são distribuídos entre as mostras: Panorama Internacional (27 curtas internacionais que apresentam diversas tendências dentro da animação), Animação em Curso (36 trabalhos finais das melhores escolas de animação do mundo), Olho Neles! (24 curtas nacionais que merecem atenção) e Futuro Animador (29 filmes que utilizam as linguagens da animação para experiências educativas).

homem produz animação no meio da programação do anima mundi 2018
Crédito: divulgaçãoAlém das exibições dos filmes, Anima Mundi tem diversas atividades e oficinas paralelas durante a semana

Na programação infantil, curtas e longas vão discutir a superação dos medos, a importância de se fazer escolhas e ser você mesmo, desenvolvimento sexual, amizade e poluição.

Oficinas de massinha e zootrópio também fazem parte da programação do Anima Mundi, além da exibição especial de “Playmobil – O Filme”, de Lino DiSalvo, que já trabalhou em animações de sucesso como “Frozen – Uma Aventura Congelante” e “Enrolados”. Exibido no Annecy, maior festival de animação do mundo, o longa leva pela primeira vez para as telonas o universo dos famosos bonecos.

A programação inclui ainda as oficinas do Estúdio Aberto e o Papo Animado, que este ano conta com a presença de Fernando Miller, diretor de “Calango Lengo – Morte e Vida Sem Ver Água” e “Furico e Fiofó”, que se inspira no universo Tom e Jerry e animações da década de 1920.

FÉRIAS EM SP: CINE NA PRAÇA EXIBE DESENHOS ANIMADOS DE GRAÇA

Destaques do Anima Mundi

Se você se assusta com as centenas possibilidades que o Anima Mundi oferece durante os cinco dias de programação, não se preocupa! Vem com a gente nessa lista de sete atrações obrigatórias para assistir durante o festival:

  • 1. Tio Tomás – A contabilidade dos dias

    Crédito: reproduçãoLegenda: “Tio Tomás – A contabilidade dos dias”, de Regina Pessoa

    De Regina Pessoa, mesma diretora de “A noite” (1999), a animação lusitana trabalha com um detalhismo excepcional na representação da rotina de um contador e do dia a dia de travessuras de sua sobrinha. O filme lusitano fala sobre o processo de enclausuramento existencial e carrega o lirismo que transformou a diretora em uma das maiores animadoras da Europa.

  • 2. Apneia

    Crédito: reproduçãoLegenda: “Apneia”, de Carol Sakura e Walkir Fernandes

    A brasileira Carol Sakura e Walkir Fernandes é a diretora desse filme. Com muita sutileza, esta animação aborda traumas de infância e fantasmas de abusos enquanto cria metáforas dentro da relação mãe e filha das personagens. Os diálogos transbordam poesia.

  • 3. Invisible

    Crédito: reproduçãoLegenda: “Invisible”, de Akihiko Yamashita

    Do japonês Akihiko Yamashita, artesão do estúdio Ghibli, integrante da equipe de Hayao Miyazaki no oscarizado “A viagem de Chihiro” (2002), e veterano animador de cults como “Chûzumô” (2010), trabalha neste anime a saga de um homem invisível que tenta se destacar numa grande metrópole, mas só os cegos parecem ser capazes de vê-lo.

  • 4. Hors Piste

    Crédito: reproduçãoLegenda: “Hors Piste”, de Léo Brunel, Loris Cavalier, Camille Jalabert e Oscar Malet

    Um time de estudantes da École de Nouvelles Images narram a rotina dos dois melhores socorristas dos Alpes em meio a uma operação de salvamento onde tudo sai errado. É uma comédia médica francesa cheia de graça produzida por Léo Brunel, Loris Cavalier, Camille Jalabert e Oscar Malet.

  • 5. Um dia no parque

    Nesta animação, um idoso revê o quanto sua juventude nos anos 2000 foram melhores do que os dias atuais de um futuro distópico, onde a realidade virtual desconecta pessoas. É uma assustadora fábula sobre a alienação digital criada pelo espanhol Diego Parral.

  • 6. Heatwave

    Crédito: reproduçãoLegenda: “Heatwave”, de Fokion Xenos

    Neste stop-motion inglês, a massinha de modelar mostra os efeitos de uma onda de calor sobre um grupo de pessoas que tenta curtir um dia de praia. Fokion Xenos é o criador dessa animação.

  • 7. Contra-filé

    Crédito: reproduçãoLegenda: “Contra-filé”, de Pedro Iuá

    Outro brasileiro na programação, “Contra-filé” é um thriller com bonecos de resina que mostram a luta de um homem para sobreviver à perseguição do submundo, encontrando num açougue uma possível saída para seus problemas. O diretor Pedro Iuá trabalha numa narrativa policial nesta animação.

Para conferir de pertinho toda essa programação, fica esperto: o Anima Mundi 2019 acontece entre 24 e 28 de julho em quatro locais:

  • Itaú Cultural
    Av. Paulista, 149 – Bela Vista
  • Petra Belas Artes
    R. da Consolação, 2423 – Consolação
  • IMS Paulista
    Av. Paulista, 2424 – Consolação
  • Auditório Ibirapuera
    Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Dentro do festival, há atividades com entrada gratuita e ingressos com valores entre R$ 10 e R$ 18, a depender do espaço onde são exibidos os filmes ou acontece a programação.

Falando em programação, neste link você encontra a lista completinha das animações selecionadas para o Anima Mundi.

Cinema de graça? Vem com a gente!

‘Os Goonies’, ‘A Bela e a Fera’ e ‘Titanic’ estão entre os filmes que são exibidos na programação do SPCine durante as férias de julho!