CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Theatro Municipal do RJ celebra aniversário com festão virtual

Público acompanha a programação pelo Facebook e pelo Instagram da instituição. Confira os destaques:

Por: Redação

14 de julho de 2020

Diversos horários (confira programação)

O aniversário de uma das mais importantes casas de espetáculos da América Latina não poderia passar despercebido! Por isso, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro preparou uma intensa programação online para celebrar o dia 14 de julho.

aniversário Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Crédito: @RoleCarioca/FacebookOs 111 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro são comemorados em grande estilo

São várias atrações, pensadas para um público de diversas idades. Para não perder nada, acompanhe o Instagram e o Facebook do Theatro.

No dia 14, data em que é oficialmente celebrada da inauguração do Municipal, estão programadas três lives sobre o destino da cultura pós-pandemia e a história da casa. A primeira acontece às 11h, a segunda, às 15h, e a última, às 18h.

Theatro Municipal do RJ
Crédito: Theatro.municipal.3/ FacebookQue lindeza esse teatro, não?

Para quem tem curiosidade de saber como eram os concertos no começo do século 20, a instituição disponibiliza gravações históricas de cantores que participaram da primeira temporada lírica do Theatro Municipal, em 1910.

Os músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresentam a obra “Primeiro Movimento do Concerto para Dois Violinos em Ré Menor”, de Bach, adaptada para um ritmo brasileiro bem carioca, o samba. A performance conta com a presença de Tamara Barquette, William Doyle, Rafael Belo, Nayara Tamarozi e Sérgio Naidin.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Crédito: Theatro.municipal.3/ FacebookEsse lugar rende cliques belíssimos, não?

Outro vídeo especial feito para o aniversário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro é a adaptação do coral “Jesus, alegria dos homens”, para a última parte da “Cantata BWV147”, de Bach.

Gosta de fotografar? Então que tal participar da “Copa de Fotografia 2020”? Fotógrafos profissionais e amadores de todo o Rio de Janeiro podem se disputar em duas modalidades. Na primeira categoria, os participantes dos anos anteriores podem inscrever uma foto antiga, que não tenha participado dos outros concursos.

Já na segunda, “Lembrança do Municipal”, o público pode enviar uma foto do acervo pessoal que tenha sido feita em uma visita guiada ou em um espetáculo do Theatro. Basta publicar a imagem nas redes sociais com a #111anostheatromunicipal. As melhores serão expostas nas redes da instituição e concorrerão a prêmios de 1º, 2º e 3° lugares.

Outra atração é a série “À Margem”, uma produção dos bailarinos do Corpo de Baile inspirada no ballet “O Lago dos Cisnes”. Com direção da coreógrafa Patrícia Miranda, os seis episódios são exibidos às terças, quintas e sábados no Facebook da instituição. No entanto, no dia 14, eles  se transformam em um único vídeo que será apresentado na íntegra.

A criançada pode se divertir com o quiz “Advinha quem é?”, que é disponibilizado gratuitamente por meio das redes sociais e do site do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na atividade, os pequenos vêem a imagem de um camafeu – mas não o docinho de nozes! – com grandes figuras do mundo das artes, (escritores, dramaturgos e compositores) e precisam descobrir quem é. Camafeu é uma técnica que utiliza camadas sobrepostas para criar uma escultura em alto relevo utilizada em joias e broches.

Camafeu
Crédito: Wikimedia CommonsUm camafeu semelhante a esse será apresentado para a criançada no Quiz

O Centro de Documentação também disponibiliza uma exposição sobre Antônio Francisco Braga, o primeiro maestro da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal.

Homenagens ao aniversário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Para deixar a programação ainda mais impactante, foram colhidos depoimentos em vídeo de 111 personalidades importantes para a cultura e colaboradores do Theatro Municipal. Nomes como Gilberto Gil, Glória Pires, o maestro Isaac Karabitchevsky, Tatiana Leskova, Fafá de Belém,  Totia Meireles, Renata Sorrah e Lenine fazem suas homenagens à instituição.

111 anos do TM – #homenagem 20 – Vera Fischer – atriz

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro vai comemorar, ao longo do mês de julho, os 111 anos de vida. No dia 14, data do aniversário, haverá uma extensa programação que vai contar com muitas surpresas.Escolhemos 111 homenagens de grandes nomes que representam a nossa cultura e vamos dividir com vocês esta emoção.O Theatro Municipal está em festa!Patrocínio Ouro @Valenobrasil e Petrobras111 anos do TM – #homenagem 20 – Vera Fischer – atrizVera Fischer (@verafischeroficial)#PetrobrasCultural#CulturaEmCasa#fiqueEmCasa#culturapresente#quarentenacultural#valenobrasil#homenagem#theatromunicipalrj111anos#verafischeroficial

Posted by Theatro Municipal do Rio de Janeiro on Sunday, July 5, 2020

Entre os funcionários que fizeram história no Municipal, destacam-se os depoimentos dos primeiros bailarinos Ana Botafogo, Cláudia Mota e Cícero Gomes, da camareira mais antiga, que trabalha há 23 anos no Theatro, Leila Melo, e da bailarina Irene Orazem, que começou na escola aos oito anos e hoje, aos 80 anos, é chefe de figurino.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro vai comemorar, ao longo do mês de julho, os 111 anos de vida. No dia 14, data do aniversário, haverá uma extensa programação que vai contar com muitas surpresas.Escolhemos 111 homenagens de grandes nomes que representam a nossa cultura e vamos dividir com vocês esta emoção.O Theatro Municipal está em festa!Patrocínio Ouro Vale e Petrobras.111 anos do TM – #homenagem28 – Claudia Mota, primeira bailarina do TMRJ.#PetrobrasCultural#CulturaEmCasa#fiqueEmCasa#culturapresente#quarentenacultural#valenobrasil

Posted by Theatro Municipal do Rio de Janeiro on Wednesday, July 8, 2020

Quer mais dicas de programinhas online?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.