Imagem do Topo

Ano Novo Chinês: Templo Zu Lai celebra o ano do porco

Templo em Cotia realiza sua tradicional festa do Ano Novo Chinês!

Por: Redação | Comunicar erro

No ocidente já celebramos a entrada de 2019, mas no próximo dia 17 de fevereiro é a vez da cultura chinesa comemorar a chegada do novo ano. E o Templo Zu Lai, em Cotia, é um dos responsáveis em São Paulo pela tradicional festa do Ano Novo Chinês, na qual eles resgatam suas origens enquanto povo e família, antigas tradições e simbolismo.

Templo Zui Lai - Cotia, SP
Crédito: iStock | EricoMabelliniA Dança dos Dragões é uma das atrações mais aguardadas do Ano Novo Chinês do Templo Zu Lai

A partir das 10h dá início à comemoração com a Cerimônia dos Mil Budas. Após a celebração, é servido um almoço vegetariano. Durante o dia, o público encontra barracas com pratos típicos da culinária tradicional chinesa (sempre veganos-vegetarianos), workshops e oficinas culturais com práticas de caligrafia chinesa, cópia de Sutras, oficinas de artesanato, origami e miçangas, além de demonstrações de Kung Fu e Tai Chi Chuan e danças folclóricas do Dragão e do Leão. Toda a programação é gratuita.

No calendário budista, 2019 será o ano do porco. O elemento é a Terra que significa solidez, estabilidade, fertilidade e introspecção. Suas características notáveis são a receptividade e a natural tendência do cuidado e da manutenção daquilo que já está dado.

Foto:
Crédito: Felipe JunqueiraJardim do templo budista Zu Lai, em Cotia (SP)

O Templo Zu Lai, situado em Cotia na região metropolitana de São Paulo, é o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina. Com 150.000 metros quadrados, seu projeto foi inspirado no estilo arquitetônico oriental dos palácios da Dinastia Tang, integrando a um só tempo aspectos da arquitetura ocidental moderna.

O templo busca desenvolver estudos diversos que se aplicam à vida, além de “nacionalizar” os ensinamentos do Buda, respeitando os aspectos da cultura local que acolhe a sua doutrina por meio de projetos como: cursos de filosofia budista, grupos de estudo e círculos de leitura sobre o Darma e criação do “Projeto Filhos de Buda”, que trabalha na divulgação dos ensinamentos budistas em língua portuguesa.

  • Como chegar?

De transporte público (linha comum): na Estação Butantã do Metrô (Linha Amarela) dirija-se ao ponto de ônibus que fica atrás da Praça Waldemar Ortiz. Utilize qualquer ônibus ou van com destino à Cotia. Desça no quilômetro 29 da Rodovia Raposo Tavares. Caminhe poucos metros no acostamento da via no sentido São Paulo até chegar à entrada da Estrada Fernando Nobre. Ande por cerca de 1km na Fernando Nobre, onde à sua esquerda estará o templo. Esta caminhada, ao todo, leva a média de 20 minutos.

De ônibus fretado (exclusivamente aos domingos): mediante contribuição única de R$ 15 (por pessoa), o fretado promove viagens de ida e volta, partindo da Liberdade.

Horário de saída do ônibus (Liberdade/Templo Zu Lai): 8h30
Local de encontro: R. Dr. Rodrigo Silva, ao lado da loja Ikesaki próximo a Estação Liberdade do Metrô.

Horário de retorno do ônibus (Templo Zu Lai/Liberdade): 16h