Ano Novo Chinês: Templo Zu Lai celebra o ano do porco

Templo em Cotia realiza sua tradicional festa do Ano Novo Chinês!

17 de fevereiro de 2019

Às 10h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

No ocidente já celebramos a entrada de 2019, mas no próximo dia 17 de fevereiro é a vez da cultura chinesa comemorar a chegada do novo ano. E o Templo Zu Lai, em Cotia, é um dos responsáveis em São Paulo pela tradicional festa do Ano Novo Chinês, na qual eles resgatam suas origens enquanto povo e família, antigas tradições e simbolismo.

A Dança dos Dragões é uma das atrações mais aguardadas do Ano Novo Chinês do Templo Zu Lai
Créditos: iStock | EricoMabellini
A Dança dos Dragões é uma das atrações mais aguardadas do Ano Novo Chinês do Templo Zu Lai

A partir das 10h dá início à comemoração com a Cerimônia dos Mil Budas. Após a celebração, é servido um almoço vegetariano. Durante o dia, o público encontra barracas com pratos típicos da culinária tradicional chinesa (sempre veganos-vegetarianos), workshops e oficinas culturais com práticas de caligrafia chinesa, cópia de Sutras, oficinas de artesanato, origami e miçangas, além de demonstrações de Kung Fu e Tai Chi Chuan e danças folclóricas do Dragão e do Leão. Toda a programação é gratuita.

No calendário budista, 2019 será o ano do porco. O elemento é a Terra que significa solidez, estabilidade, fertilidade e introspecção. Suas características notáveis são a receptividade e a natural tendência do cuidado e da manutenção daquilo que já está dado.

Jardim do templo budista Zu Lai, em Cotia (SP)
Créditos: Felipe Junqueira
Jardim do templo budista Zu Lai, em Cotia (SP)

O Templo Zu Lai, situado em Cotia na região metropolitana de São Paulo, é o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina. Com 150.000 metros quadrados, seu projeto foi inspirado no estilo arquitetônico oriental dos palácios da Dinastia Tang, integrando a um só tempo aspectos da arquitetura ocidental moderna.

O templo busca desenvolver estudos diversos que se aplicam à vida, além de “nacionalizar” os ensinamentos do Buda, respeitando os aspectos da cultura local que acolhe a sua doutrina por meio de projetos como: cursos de filosofia budista, grupos de estudo e círculos de leitura sobre o Darma e criação do “Projeto Filhos de Buda”, que trabalha na divulgação dos ensinamentos budistas em língua portuguesa.

  • Como chegar?

De transporte público (linha comum): na Estação Butantã do Metrô (Linha Amarela) dirija-se ao ponto de ônibus que fica atrás da Praça Waldemar Ortiz. Utilize qualquer ônibus ou van com destino à Cotia. Desça no quilômetro 29 da Rodovia Raposo Tavares. Caminhe poucos metros no acostamento da via no sentido São Paulo até chegar à entrada da Estrada Fernando Nobre. Ande por cerca de 1km na Fernando Nobre, onde à sua esquerda estará o templo. Esta caminhada, ao todo, leva a média de 20 minutos.

De ônibus fretado (exclusivamente aos domingos): mediante contribuição única de R$ 15 (por pessoa), o fretado promove viagens de ida e volta, partindo da Liberdade.

Horário de saída do ônibus (Liberdade/Templo Zu Lai): 8h30
Local de encontro: R. Dr. Rodrigo Silva, ao lado da loja Ikesaki próximo a Estação Liberdade do Metrô.

Horário de retorno do ônibus (Templo Zu Lai/Liberdade): 16h