Ano Novo na Liberdade celebra chegada de 2020 com muita tradição!

Que tal celebrar a chegada de 2020 e ainda conhecer a cultura japonesa?

Por: Redação

#DicaCatraca: dia 31 de dezembro, adiante seu relógio em 12 horas para o horário do Japão e vá celebrar a entrada do Ano Novo na Liberdade!

Pode parecer estranho… a gente sabe! Mas trata-se do Moti Tsuki Matsuri, carinhosamente chamado de Festival do Bolinho da Prosperidade.

apresentação de taikô no festival de ano novo na liberdade
Crédito: IStock/@Dvanphoto49° Moti Tsuki Matsuri acontece na Praça da Liberdade-Japão a partir das 8h da manhã do dia 31 de dezembro, seguindo o fuso horário do Reveillon do Japão no Brasil

O evento rola anualmente no Japão, que celebra o Ano Novo o 12 horas antes da gente – mas é claro que o bairro mais oriental de São Paulo vai sincronizar o rolê aqui em terras brasilis.

Você sabia?

À mesa, o Moti (bolinho de arroz) é uma tradição milenar japonesa no Réveillon, e simboliza união e força para vencer o Ano Novo.

IZAKAYAS: CONHEÇA OS BOTECOS JAPONESES DA LIBERDADE

E na celebração da Praça da Liberdade, serão distribuídos gratuitamente 20 mil saquinhos com dois bolinhos de arroz japonês ao público!

produção do moti bolinho da prosperidade distribuído no festival de ano novo na liberdade
Crédito: DivulgaçãoNa Praça da Liberdade-Japão, com a participação de autoridades convidadas, é realizada a demonstração de 60 kg de Motigome (tipo de arroz utilizado) sendo socado e amassado em pilão de pedra, unindo os grãos (já cozidos) até formar uma massa uniforme e consistente

Além disso, tendas preparam três mil tigelas de Ozooni, espécie de sopa de Moti que tem como significado o pedido de afastamento de todos os males e prosperidade para o novo ano.

Ainda durante o festival de Ano Novo na Liberdade, acontece a Cerimônia Xintoísta, onde você pode agradecer pelas dádivas recebidas ao longo de 2019 e pedir bênçãos para o próximo ciclo que se inicia, desejando saúde, harmonia e fartura.

A programação acontece das 8h às 13h, marcando a virada do Ano Novo junto com o Japão, onde 2020 começa um pouquinho antes. Em meio às atrações, ainda acontece apresentação de grupo de Taikô (tambores).

Olha só a programação:

8h | Distribuição de 20 mil saquinhos com bolinhos de arroz japonês (Moti)
9h30 | Abertura oficial com Cerimônia Xintoísta
10h30 | Moti Tsuki – demonstração de motigome e confecção de bolinhos
10h30 às 13h | Oferecimento de 3 mil Ozoonis

Aproveite para curtir os rolês de fim de ano em SP:

 

Compartilhe: