Aprenda sobre as árvores do Ibirapuera em um passeio guiado

Caminhada ensina participantes a identificar várias espécies de árvores

Ponto de leitura

site: www.prefeitura.sp.gov.br

email: bosquedaleitura@prefeitura.sp.gov.br

telefone: (11) 5574-5177

Por: Redação | Comunicar erro

Passeio baratinho ensina participantes a identificar as várias espécies vegetais presentes no parque

Com uma enorme quantidade de espécies de árvores, o Parque Ibirapuera é uma zona de respiro na selva de pedra paulistana, um lugar para o qual as pessoas vão para entrar em contato com a natureza e aliviar a tensão do dia a dia. Se você quer aprender mais sobre a diversidade de plantas no parque, não pode perder um passeio guiado que acontece neste sábado, dia 4 de agosto, a partir das 10h.

árvores no Parque Ibirapuera
Crédito: Roberto Carvalho de MagalhãesCaminhada ensina participantes a identificar várias espécies de árvores
árvores no Parque Ibirapuera
Crédito: divulgação - site Parque Ibirapuera ConservaçãoPasseio tem cerca de 2h30 de duração
árvores no Parque Ibirapuera
Crédito: Roberto Carvalho de MagalhãesPonto de encontro é ao lado do Bosque da Leitura
árvores no Parque Ibirapuera
Crédito: Rodrigo FerraraO passeio é coordenado por divulgação - site Parque Ibirapuera Conservação
árvores no Parque Ibirapuera
Crédito: divulgação - site Parque Ibirapuera ConservaçãoÉ preciso se inscrever no site da associação Parque Ibirapuera Conservação
árvores no Parque Ibirapuera
Crédito: Aline ArrudaO passeio é organizado pela associação Parque Ibirapuera Conservação e pelo Instituto Árvores Vivas.

Para participar é necessário se inscrever aqui e pagar uma taxa de R$5. O ponto de encontro é o banco ao lado da casinha do Bosque da Leitura, entre o Viveiro Manequinho Lopes e a antiga serraria. A entrada mais próxima é pelo portão 7, na avenida República do Líbano.

É recomendado usar roupas e calçados confortáveis para caminhada e levar pelo menos um litro de água, máquina fotográfica/celular e lanchinhos leves.

Com duração aproximada de 2h30, a caminhada ensina os participantes a identificar e divulgar aspectos históricos e curiosidades sobre as árvores do parque. Coordenado pela especialista Juliana Gatti, o passeio é organizado pela associação Parque Ibirapuera Conservação e pelo Instituto Árvores Vivas.

Você conhece bem o Ibira?

Que o Parque Ibirapuera é a “praia” de São Paulo todo mundo sabe, mas há muito mais sobre esse lugar incrível do que você pode imaginar. Você sabia, por exemplo, que a extinta companhia aérea Vasp já cogitou construir um aeroporto no terreno ocupado pelo parque?

Com 64 anos completos em agosto, o Ibira não é o maior parque da cidade, no entanto, já foi eleito o melhor da América do Sul pelo site de viagens TripAdvisor e é campeão de visitações. O terreno tem cerca de 1,5 milhão de metros quadrados contra cerca de 79 milhões do Parque Estadual da Cantareira.

Inaugurado em 1954, o local teve seus jardins desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes (1907-1988), cujo projeto foi preferido à proposta apresentada pelo famosos paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994).

Já as construções históricas do auditório, museus e marquise são assinadas pelo grande Oscar Niemeyer (1907-2012), que assumiu o projeto depois de um desentendimento entre os arquitetos da primeira equipe de arquitetura.

Para a construção do parque, foram removidos cerca de 180 barracos, onde moravam mais de 200 famílias, que foram morar na favela do Canindé e em terrenos cedidos pela prefeitura. E durante a construção do Complexo Ayrton Senna, foram encontrados quatro décimos de grama de ouro durante as escavações no subsolo.

Compartilhe:

Tags: #Agenda São Paulo #Caminhada e Cooper #Ibirapuera #Parque do Ibirapuera #Parque Ibirapuera #passeio #Passeio Guiado #passeios
Autor: Por: Redação
1 / 8
1
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
2
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
3
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
4
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
5
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …
6
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
7
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
8
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …