De olho no céu: planetários promovem live no Equinócio de Primavera 🌎

Aulão grátis te ensina um pouco mais sobre os movimentos da Terra, as estações do ano e as constelações

Ouça este conteúdo

22 de setembro de 2020

Às 10h

Aqui vai uma dica mega especial para quem ama aprender um pouquinho mais sobre os mistérios do Universo! Planetários de vários cantos do país se reúnem para uma aula virtual e gratuita bem no dia do Equinócio de Primavera.

Esse encontro acontece na próxima terça-feira, dia 22 de setembro, às 10h, e é transmitido pelo YouTube da Associação Brasileira dos Planetários (ABP).

live planetários
Crédito: Pr3t3nd3r/ThinkstockAssista a uma aulinha maneira de astronomia no dia do Equinócio de Primavera

O equinócio é o termo usado para se referir ao dia do ano em que a noite tem a mesma duração que o dia. E, no hemisfério sul da Terra, esse fenômeno marca o início da primavera em setembro e do outono em março.

Mais especificamente, o equinócio é o momento em que o sol cruza em sua órbita aparente (ou seja, como vista da Terra) a linha do Equador (aquela que divide o planeta em dois hemisférios). E, na terça-feira, isso acontece justamente às 10h31, pelo horário de Brasília.

Depois do equinócio de primavera, o sol passa a brilhar por mais tempo no hemisfério sul, ou seja, os dias ficam mais longos que as noites. E o contrário acontece no hemisfério norte: as noites duram mais que os dias.

Além de explicar com mais detalhes esse fenômeno, os profissionais que trabalham nos planetários contam fatos sobre os movimentos da Terra, as estações do ano e as constelações em uma aula com 30 minutos de duração.

Quer mais dicas para curtir em casa? Então toma:

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.

Compartilhe: