Últimas notícias:

Loading...

Astronomia: lives do Instituto Principia descomplicam esse tema

Programação envolve cursos e oficinas grátis para toda a família. Veja como participar:

Por: Redação

Até 29 de julho de 2021

Todos os dias

Diversos horários (confira a programação completa)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Quais são as histórias que o céu conta para nós? Quem quer aprender um pouco sobre os planetas, a Lua, o Sol e as estrelas já tem programa para julho! Ao longo do mês, o Instituto Principia realiza uma programação online e totalmente gratuita sobre astronomia!

Instituto Principia lives, Via Láctea
Crédito: Pixabay/ WilkImagesA Via Láctea é uma galáxia com formato espiral, da qual o Sistema Solar faz parte

E olha que as atividades são indicadas para toda a família! Entre os dias 7 e 29 acontecem inúmeros cursos, oficinas e lives de observação do céu, com imagens captadas e transmitidas por um telescópio.

A iniciativa visa promover uma aproximação das pessoas com a ciência, segundo o Prof. Gerson Francisco, diretor presidente do Principia. A programação pode ser acompanhada no canal do YouTube do Instituto.

planetas do sistema solar
Crédito: Pixabay/ ComfreakMontagem com os Planetas que compõem o Sistema Solar

Todas as quartas-feiras, em variados horários, ocorrem lives que promovem um diálogo entre ciência e arte. As quatro transmissões contam com imagens dos astros em tempo real pelo YouTube. O telescópio que capta esse material foi instalado no topo do prédio do centro de pesquisa.

Os temas dos encontros são: o Sol, as estrelas, a Lua e os planetas. E, em todas as lives, um nome da ciência dialoga com um representante das artes e humanidades. Físicos, astrônomos e engenheiros espaciais trocam ideias com artistas, jornalistas e até uma futuróloga. Esses papos prometem! Veja que legal:

A live sobre a Lua conta com a participação do engenheiro espacial Lucas Fonseca, idealizador da Missão Lunar Brasileira. Há ainda duas transmissões extras sobre observação do céu. No dia 17 de julho, às 18h, o tema é a Lua. Já no dia 24, às 22h, o assunto é a Lua e os planetas Júpiter e Saturno.

estrelas no céu de Nova York
Crédito: Life of Pix/ David Clarke As estrelas no céu de Nova York em janeiro de 2021

O curso “Astronomia na Janela: do visível ao indizível” tem cinco aulas, sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 21h10. A ideia é analisar as janelas de que dispomos para observar o céu, como a janela de casa, a dos olhos, a da fotografia, a dos telescópios e a da cultura.

Quem assistir a todas as aulas recebe certificado emitido pelo Instituto! É necessário fazer inscrição neste link para participar. Mas corra, porque o número de vagas é limitado!

foto da lua feita por um telescópio da Nasa
Crédito: Reprodução / Facebook NASA - National Aeronautics and Space AdministrationFoto incrível a Lua feita por um telescópio da Nasa

Duas oficinas compõem a programação especial do Instituto Principia. Ambas envolvem a montagem de um modelo tridimensional da constelação do Cruzeiro do Sul. O físico e mágico Tatá Trivério comanda esse desafio.

Quem quiser participar deve providenciar os materiais para a construção do seu modelo. Mas nada é difícil de encontrar. São itens como fio de nylon, caixa de papelão, leds e miçangas. Quem quiser, pode adquirir o kit na página de inscrição da oficina.

Domo Digital do Instituto Principia
Crédito: Divulgação / Assessoria de Imprensa do Instituto PrincipiaVista frontal do Domo Digital localizado ao lado da Avenida Paulista

O Instituto Principia fica na rua Pamplona, pertinho da Paulista. Em breve, quando a pandemia permitir, vai inaugurar seu Domo Digital, que funciona como um Planetário. Outras atividades presenciais fazem parte dos planos da instituição.

Por hora, confira a programação virtual completa no site do Instituto Principia!

Quer outras dicas para aproveitar em família? Então veja:

Compartilhe: