Atenção, empreendedor! Quem quer ter uma startup em educação?

A pratica está cada vez mais crescendo no Brasil e é vista como uma solução para as próximas gerações

Por: Publi | Comunicar erro

Apesar de a maioria das startups brasileiras estarem vinculadas à educação, o país ainda passa longe de outras nações que investem no ramo e é justamente a insistência de alguns empreendedores que poderá mudar este cenário. O Festival Path 2019, que acontece nos dias 1 e 2 de junho em São Paulo, vai em busca de debater e reforçar a importância do apoio ao ramo da educação.

O papel fundamental de uma startup em educação é alavancar e inovar o ensino. Se trabalhado, aqui no Brasil, este modelo de negócio pode revolucionar a aprendizagem, assim como o funcionamento de escolas e instituições de ensino. Mas, afinal, como desenvolver uma EdTech?

Crédito: Festival PathInvestir na qualidade da educação é necessário

Esta é uma das perguntas que levou o Festival Path a convidar Thiago Chaer, fundador da Future Education, para uma palestra-oficina, no dia 1º de junho: “atingir o objetivo de uma EdTech, de alavancar a educação, requer muita dedicação e compromisso com o futuro da sociedade. As barreiras são enormes. A visão do empreendedor (em EdTech) precisa ser sistêmica e o foco precisa estar no processo, não no resultado”, destaca o palestrante.

Uma missão muito possível

Ser um empreendedor capaz de pensar no futuro do país inteiro pode parecer missão impossível, mas, quem já faz parte de uma startup em educação, assim como Thiago, garante que é tudo muito viável. E que a recompensa surpreende: “na educação, os resultados vêm a longo prazo e as evidências do impacto acontecem antes dos resultados finais”.

É importante lembrar que, quem faz parte de uma EdTech, faz parte de um fenômeno mundial e, além disso, é, sempre, uma pessoa múltipla; multi-tarefa; parecida com o slogan de uma esponja de aço bastante conhecida por aqui. Uma pessoa mil e uma utilidades, sabem? Que está sempre disposta a descobrir novas habilidades e também em praticar e aperfeiçoar as já existentes.

Mas, afinal, quem pode empreender em educação?

Quem quiser. Thiago Chaer explica que o mercado das startups em educação, inclusive aqui no Brasil, já expande a oferta para além da educação regular e “é um mercado atraente, pelo impacto social e pela lucratividade”. Pode até parecer óbvio, mas nem sempre quem já está imerso na realidade educacional, como, por exemplo, os professores, opta por se dedicar a empreender no setor. Apesar da constatação, Thiago sugere: “sem dúvida, eles (os professores) poderiam contribuir mais com as EdTechs, oferecendo mentorias, ou fazendo parte das equipes, como colaboradores”.

E o que o Festival Path e as startups brasileiras têm em comum?

Tudo! “Inovação e criatividade são os drivers do festival e também das startups”, enfatiza o responsável pela oficina sobre as EdTechs. “Além disso, o festival é uma grande experiência de aprendizagem, que traz novas perspectivas, referências e aumento de repertório; tudo o que um empreendedor precisa para construção de um modelo de negócio que gere impacto social positivo”, conclui.

Crédito: Festival PathO Brasil está buscando melhorar seu rendimento nos índices internacionais

Thiago prepara um bate-papo dinâmico para quem já tem uma startup em educação e também para quem está pensando em entrar em empreendimentos na área. A oficina – que já tem ingressos disponíveis na web – trará dicas práticas para um modelo sustentável de startup em educação.

Os principais objetivos buscam por soluções em grande escala (em um país com realidades diferentes e situações financeiras e sociais também diferentes); para o equilíbrio da vida pessoal com a vida profissional e para o desenvolvimento de habilidades capazes de transformar a aprendizagem no Brasil.

O Festival Path 2019 acontece, nos dias 1º e 2 de junho, na Avenida Paulista e arredores, e conta com uma agenda repleta de diversas outras oficinas e palestras e muitas atrações culturais. Confira a programação completa:

SERVIÇO

FESTIVAL PATH

OFICINA: QUER TER UMA STARTUP EM EDUCAÇÃO?, COM THIAGO CHAER

Quando: Sábado  01/06 das 14h30 às 16h30

Onde: Sala Ceará – Maksoud Plaza

Endereço: R. São Carlos do Pinhal, 424, Bela Vista, São Paulo (SP)

1 / 8
1
05:40
Roteiro de férias: o que fazer em SP gastando pouco ou quase nada
Chegaram as férias de julho, e com ela diversos eventinhos lindos rolando em São Paulo! Para te dar aquele empurrãozinho …
2
02:44
Museu Mais Doce do Mundo: conheça o lugar mais instagramável de SP
Já pensou em “nadar” numa piscina de marshmallows, entrar em um donut gigante ou pular numa grande batedeira? Pois sua …
3
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
4
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
5
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
6
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
7
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …
8
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …