Balada Literária homenageia Paulo Freire e ocupa SP com muita cultura!

Em 2019, evento celebra vida e obra de Paulo Freire e tem Valter Hugo Mãe como um dos convidados!

Por: Redação Comunicar erro
Até
08
de setembro 2019
Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Confira horários na programação

São Paulo vai pulsar música e literatura entre os dias 4 e 8 de setembro! A Balada Literária chega ao décimo quarto ano e espalha encontros, shows, performances e lançamentos de livros pela cidade na programação especialíssima que, este ano, homenageia o educador Paulo Freire.

Entre os convidados estão Lia de Itamaracá, Amara Moira, Fausto Fawcett, Ana Maria Araújo Freire (educadora e viúva do homenageado), Patrícia Portela, Mariene de Castro, o escritor franco marroquino Abdellah Taïa e o português Valter Hugo Mãe.

Balada Literária 2016 - Show de encerramento com Moraes Moreira e apresentação de poetas. Sesc Pinheiros.
Crédito: divulgação14ª edição da Balada Literária homenageia Paulo Freire, o patrono da educação brasileira

Música

A Balada Literária é iniciada com apresentação da Companhia do Tijolo, no Sesc Pinheiros, no dia 4 de setembro. O grupo faz um cortejo simbólico em referência ao educador Paulo Freire, seguido de show com as participações do violeiro Paulo Freire, das Pastoras do Rosário, do bairro da Penha, e da cantora baiana Mariene de Castro. O show inicia às 20h.

Na mesma noite, a partir das 22h30, a festa Todo Mundo Vip, com o Coletivo do Sol, convida os poetas Nelson Maca e Élio Ferreira, na Confraria NossaCasa, honrando o nome do evento.

+LITERATURA: EMBARQUE EM UMA VIAGEM LITERÁRIA NA BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO

bate-papo durante a balada literária
Crédito: divulgaçãoEm São Paulo, a festa tem mais de 90 convidados para encontros, shows, performances e lançamentos de livros

Já na quinta, o destaque fica para a primeira mesa da programação, na Livraria da Vila, voltada ao homenageado da edição. Às 10h30, Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo Freire e autora da biografia “Paulo Freire: uma História de Vida”, conversa com o público.

A toda gostosinha Casa de Francisca também faz parte da programação da Balada Literária. Os mestres-cantores,  José Miguel Wisnik e Luiz Tatit, se unem em um show na sexta.

Também na mesma Casa de Francisca, só que no sábado, Eduardo Gudin e Renato Braz lembram a obra de Paulo Vanzolini, que foi professor de Zoologia, autor, entre outros, do clássico “Volta por Cima”.

Rola ainda a participação de cem mediadores de leitura, vindos de todo o Brasil, de bibliotecas instaladas em aldeias e comunidades quilombolas. Eles são os anfitriões da edição deste ano, destacando o valor da educação e da leitura, ação essa em parceria com o projeto Vaga-Lume.

Na Biblioteca Mário de Andrade, vai ser feita uma homenagem aos poetas de rua, na figura do poeta Miró da Muribeca, do Recife. Isso tudo no sábado, a partir das 17h30.

Novidades

Conceição Evaristo palestra na balada literária em 2015
Crédito: Mario Miranda Filho/ Agência FotoEntre as novidades da edição 2019 da Balada Literária, está as aulas com grandes escritores, como Valter Hugo Mãe

A Balada Literária conta com novidades nesta edição: as aulas especiais. Muitos dos autores vão ministrar aulas sobre temas variados como educação e cidadania. Os portugueses Patrícia Portela e Valter Hugo Mãe, a travesti feminista e professora de literatura, Amaira Moira, o escritor indígena Daniel Munduruku e o poeta Ricardo Aleixo estão entre os confirmados para este formato.

Outra atração especial desta edição é o happy hour com escritores, que acontece sempre às 17h, na Mercearia São Pedro, na Vila Madalena. Na quinta, dia 5, Joca Reiners Terron, Raffa Coutinho e Reinaldo Moraes se encontram para um bate-papo regado à cerveja, romance e HQ. No dia seguinte, os convidados são Fausto Fawcett, Marcelo Rubens Paiva e Mário Bortolotto, com a apresentação de Andréa del Fuego e Ivana Arruda Leite.

SP LITERÁRIA: PASSAGEM LITERÁRIA, UM RESPIRO DE ARTE E LITERATURA NA CONSOLAÇÃO

Show de encerramento

O encerramento da Balada Literária vai acontecer no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, no domingão, 8 de setembro, com show gratuito de Carlinhos Antunes & Mundanos Afora – orquestra formada por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo –, com participação da cantora Fabiana Cozza.

Para compor o repertório, foram escolhidos temas que homenageiam o músico Jackson do Pandeiro, o mestre de pífano Sebastião Biano e o educador Paulo Freire (que viajou o mundo levando sua experiência como educador e humanista), além de temas de várias partes do mundo e do Brasil, tocados e interpretados por representantes da Tunísia, Congo, Guiné, Palestina, Cuba, Brasil e Turquia.

Além de músicas de Carlinhos Antunes e outros compositores, alguns músicos interpretarão poemas de Carlinhos Antunes, registrados em seu recente livro, “Canções de Chuva, Terra e Desejo”, lançado pela Editora Pialc.

Demais, né? A programação completinha está disponível no site oficial da Balada Literária 2019.

Vale lembrar que boa parte da programação tem entrada gratuita, mas é bom conferir o valor dos ingressos dos shows no Sesc São Paulo e na Casa de Francisca.

Temos outra dica de ouro! Saca só:

À procura da poesia perfeita: conheça aqui slams e saraus em SP