Beyond Van Gogh: contemple mais de 300 obras desse g√™nio da arte! ūüé®

Exposi√ß√£o projeta reprodu√ß√Ķes animadas das pinturas desse grande artista holand√™s em um galp√£o com mais de 2 mil metros quadrados!

Você vai se sentir dentro dos quadros incríveis do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) na exposição “Beyond Van Gogh”, que já passou por vários países e agora para em São Paulo entre os dias 17 de março e 3 de julho.

Mergulhe no universo do famoso quadro “A Noite Estrelada”
Créditos: RodrigoGaya.com/@Gayaman_photo/Gayaman Visual Studio - divulgação - Midiorama
Mergulhe no universo do famoso quadro “A Noite Estrelada”

A mostra é instalada em um pavilhão com mais de 2 mil metros quadrados, montado dentro do estacionamento do Morumbi Shopping, no piso G4. A visitação acontece de segunda a sábado, das 10h às 21h20; e aos domingos e feriados, das 10h às 19h. E os ingressos custam entre R$70 e R$110 e já podem ser adquiridos aqui. Fica a dica: é bom garantir logo a sua entrada!


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Muita imersão!

Idealizada pelo Normal Studio, localizado na cidade de Montreal, no Canadá, a mostra apresenta ao público mais de 300 obras de Van Gogh de maneira inédita e mega imersiva.

Beyond Van Gogh é feita com 40 projetores de imagem
Créditos: RodrigoGaya.com/@Gayaman_photo/Gayaman Visual Studio - divulgação - Midiorama
Beyond Van Gogh é feita com 40 projetores de imagem

Você vai ver algumas preciosidades como as famosas pinturas “A Noite Estrelada” (1889), “Os Doze Girassóis numa Jarra” (1888), “Autorretrato” (1889), “O Quarto de Van Gogh em Arles” (1888), “Amendoeira em Flor” (1890), “Autorretrato com a Orelha Cortada” (1889) e outras tantas!

Cada obra é projetada em grandes proporções por um sistema bem tecnológico, que destaca e anima as cores e as formas propostas pelos trabalhos do pintor.

Na mostra, os elementos das pinturas de Van Gogh ganham movimentos impressionantes
Créditos: RodrigoGaya.com/@Gayaman_photo/Gayaman Visual Studio - divulgação - Midiorama
Na mostra, os elementos das pinturas de Van Gogh ganham movimentos impressionantes

E, ao fundo, o visitante ainda escuta uma trilha sonora bem especial e contemporânea, que também explora os sonhos, pensamentos e palavras de Van Gogh. Ou seja, não tem como você não se sentir dentro do universo impressionante imaginado por ele.

Para criar essa experiência única, a exposição conta com 40 projetores mega tecnológicos, conectados a 12 computadores! E toda a estrutura onde as imagens são projetadas têm mais de 500 metros quadrados de tecidos, criando uma enorme tela móvel.

Experiência VIP

Além da visitação comum à mostra “Beyond Van Gogh”, você pode optar por uma experiência exclusiva mais completinha. Todos os dias às 10h, rola um tour guiado, com direito à acesso preferencial à exposição, curiosidades sobre a vida e a carreira do pintor, um drink de boas-vindas no Café Van Gogh e um pôster que reproduz as obras do artista (são três opções – sujeitas à disponibilidade).

Para crianças

Enquanto você espera por essa exposição fantástica, a criançada já pode ter um gostinho do que está por vir na mostrinha “Beyond Van Gogh for Kids”, que já está montada no atrium do Morumbi Shopping e pode ser conferida de graça até 3 de abril, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.

Lá os pequenos vão tirar fotos em ambientes instagramáveis inspirados nos quadros do artista e participam de várias brincadeiras, como jogo da memória gigante, pega-pega com joão-bobos e uma estação de girassóis que são controlados por pedais.

Um pouquinho sobre o gênio holandês

Considerado um dos mais conhecidos mestres da pintura do século 19, Vincent Van Gogh produziu cerca de 900 pinturas e 1.100 desenhos em um período curtíssimo, de apenas 10 anos!

Ele começou a desenhar ainda na infância, quando já era descrito como uma pessoa séria, quieta e pensativa. Ao longo da sua vida, enfrentou a solidão e alguns problemas de saúde. Por conta das crises psicóticas e delírios frequentes em sua trajetória, suspeita-se de que ele sofresse de transtorno bipolar.

Vincent Van Gogh pintou cerca de 900 quadros em apenas 10 anos
Créditos: Autorretrato - Museu Van Gogh - divulgação - Midiorama
Vincent Van Gogh pintou cerca de 900 quadros em apenas 10 anos

Essas questões só se tornaram cada vez mais intensas nos últimos anos da vida do artista, levando-o a reclusão na famosa Casa Amarela (retratada em algumas de suas obras) em Arles, na França, e a episódios tristes como o problema com o alcoolismo, a passagem por vários hospitais, a automutilação da orelha esquerda e o suicídio.

Como o reconhecimento do trabalho desse gênio deu-se apenas depois de sua morte, o pintor holandês é comumente associado ao estereótipo de “gênio incompreendido”. No entanto, essas questões são uma parte pequena quando olhamos para o gigantesco legado deixado pelo pintor pós-impressionista!

Além de produzir centenas obras incríveis, Van Gogh foi um dos maiores influenciadores do expressionismo, movimento vanguardista que serviu como referência para a arte moderna em todo o mundo – inclusive para o movimento modernista no Brasil.

Quer mais exposições lindas para curtir em SP? Dá uma olhada: