Últimas notícias:

Loading...

Beyond Van Gogh: contemple mais de 300 obras desse g√™nio da arte! ūüé®

Exposi√ß√£o projeta reprodu√ß√Ķes animadas das pinturas desse grande artista holand√™s em um galp√£o com mais de 2 mil metros quadrados!

Por: Redação

Voc√™ vai se sentir dentro dos quadros incr√≠veis do pintor holand√™s Vincent Van Gogh (1853-1890) na exposi√ß√£o ‚ÄúBeyond Van Gogh‚ÄĚ, que j√° passou por v√°rios pa√≠ses e agora para em S√£o Paulo entre os dias 17 de mar√ßo e 3 de julho.

Cr√©dito: RodrigoGaya.com/@Gayaman_photo/Gayaman Visual Studio - divulga√ß√£o - MidioramaMergulhe no universo do famoso quadro “A Noite Estrelada”

A mostra é instalada em um pavilhão com mais de 2 mil metros quadrados, montado dentro do estacionamento do Morumbi Shopping, no piso G4. A visitação acontece de segunda a sábado, das 10h às 21h20; e aos domingos e feriados, das 10h às 19h. E os ingressos custam entre R$70 e R$110 e já podem ser adquiridos aqui. Fica a dica: é bom garantir logo a sua entrada!


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, n√£o se esque√ßa de levar o seu passaporte de vacina√ß√£o. Sempre lembre de usar a m√°scara de prote√ß√£o, andar com √°lcool em gel e sair de casa somente se necess√°rio! Caso perten√ßa ao grupo de risco ou conviva com algu√©m que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situa√ß√£o √© s√©ria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais r√°pido poss√≠vel. Combinado? ūüíö


Muita imers√£o!

Idealizada pelo Normal Studio, localizado na cidade de Montreal, no Canad√°, a mostra apresenta ao p√ļblico mais de 300 obras de Van Gogh de maneira in√©dita e mega imersiva.

Crédito: RodrigoGaya.com/@Gayaman_photo/Gayaman Visual Studio - divulgação - MidioramaBeyond Van Gogh é feita com 40 projetores de imagem

Voc√™ vai ver algumas preciosidades como as famosas pinturas ‚ÄúA Noite Estrelada‚ÄĚ (1889), ‚ÄúOs Doze Girass√≥is numa Jarra‚ÄĚ (1888), ‚ÄúAutorretrato‚ÄĚ (1889), ‚ÄúO Quarto de Van Gogh em Arles‚ÄĚ (1888), ‚ÄúAmendoeira em Flor‚ÄĚ (1890), ‚ÄúAutorretrato com a Orelha Cortada‚ÄĚ (1889) e outras tantas!

Cada obra √© projetada em grandes propor√ß√Ķes por um sistema bem tecnol√≥gico, que destaca e anima as cores e as formas propostas pelos trabalhos do pintor.

Crédito: RodrigoGaya.com/@Gayaman_photo/Gayaman Visual Studio - divulgação - MidioramaNa mostra, os elementos das pinturas de Van Gogh ganham movimentos impressionantes

E, ao fundo, o visitante ainda escuta uma trilha sonora bem especial e contempor√Ęnea, que tamb√©m explora os sonhos, pensamentos e palavras de Van Gogh. Ou seja, n√£o tem como voc√™ n√£o se sentir dentro do universo impressionante imaginado por ele.

Para criar essa experi√™ncia √ļnica, a exposi√ß√£o conta com 40 projetores mega tecnol√≥gicos, conectados a 12 computadores! E toda a estrutura onde as imagens s√£o projetadas t√™m mais de 500 metros quadrados de tecidos, criando uma enorme tela m√≥vel.

Experiência VIP

Al√©m da visita√ß√£o comum √† mostra “Beyond Van Gogh”, voc√™ pode optar por uma experi√™ncia exclusiva mais completinha. Todos os dias √†s 10h, rola um tour guiado, com direito √† acesso preferencial √† exposi√ß√£o, curiosidades sobre a vida e a carreira do pintor, um drink de boas-vindas no Caf√© Van Gogh e um p√īster que reproduz as obras do artista (s√£o tr√™s op√ß√Ķes – sujeitas √† disponibilidade).

Para crianças

Enquanto voc√™ espera por essa exposi√ß√£o fant√°stica, a crian√ßada j√° pode ter um gostinho do que est√° por vir na mostrinha ‚ÄúBeyond Van Gogh for Kids‚ÄĚ, que j√° est√° montada no atrium do Morumbi Shopping e pode ser conferida de gra√ßa at√© 3 de abril, de segunda a s√°bado, das 10h √†s 22h, e aos domingos e feriados, das 12h √†s 20h.

Lá os pequenos vão tirar fotos em ambientes instagramáveis inspirados nos quadros do artista e participam de várias brincadeiras, como jogo da memória gigante, pega-pega com joão-bobos e uma estação de girassóis que são controlados por pedais.

Um pouquinho sobre o gênio holandês

Considerado um dos mais conhecidos mestres da pintura do século 19, Vincent Van Gogh produziu cerca de 900 pinturas e 1.100 desenhos em um período curtíssimo, de apenas 10 anos!

Ele come√ßou a desenhar ainda na inf√Ęncia, quando j√° era descrito como uma pessoa s√©ria, quieta e pensativa. Ao longo da sua vida, enfrentou a solid√£o e alguns problemas de sa√ļde. Por conta das crises psic√≥ticas e del√≠rios frequentes em sua trajet√≥ria, suspeita-se de que ele sofresse de transtorno bipolar.

Crédito: Autorretrato - Museu Van Gogh - divulgação - MidioramaVincent Van Gogh pintou cerca de 900 quadros em apenas 10 anos

Essas quest√Ķes s√≥ se tornaram cada vez mais intensas nos √ļltimos anos da vida do artista, levando-o a reclus√£o na famosa Casa Amarela (retratada em algumas de suas obras) em Arles, na Fran√ßa, e a epis√≥dios tristes como o problema com o alcoolismo, a passagem por v√°rios hospitais, a automutila√ß√£o da orelha esquerda e o suic√≠dio.

Como o reconhecimento do trabalho desse g√™nio deu-se apenas depois de sua morte, o pintor holand√™s √© comumente associado ao estere√≥tipo de ‚Äúg√™nio incompreendido‚ÄĚ. No entanto, essas quest√Ķes s√£o uma parte pequena quando olhamos para o gigantesco legado deixado pelo pintor p√≥s-impressionista!

Al√©m de produzir centenas obras incr√≠veis, Van Gogh foi um dos maiores influenciadores do expressionismo, movimento vanguardista que serviu como refer√™ncia para a arte moderna em todo o mundo ‚Äď inclusive para o movimento modernista no Brasil.

Quer mais exposi√ß√Ķes lindas para curtir em SP? D√° uma olhada:

?>