Biblioteca ibero-americana disponibiliza acesso gratuito a obras publicadas

Acervo reúne livros, mapas e músicas típicas do Brasil, Chile, Colômbia, Panamá e Espanha

Por: Redação
Reprodução
Entre as obras gratuitas do Brasil está o poema “Os escravos” (1847-1871), de Castro Alves.

Milhares de documentos  que integram o acervo cultural proveniente da esfera ibero-americana estarão disponíveis gratuitamente na internet. No dia 19 de setembro, a Abinia (Associação de Bibliotecas Nacionais da Ibero-América) inauguraram a versão beta do portal Biblioteca Digital del Patrimonio Iberoameicano.

O conteúdo vem das Bibliotecas Nacionais do Brasil, Chile, Colômbia, Panamá e Espanha e está aberto para consulta grátis. No site é possível encontrar livros, pinturas, relatos de viagens e explorações, gravações de som, monografias, jornais e estudos literários.

Esta foi uma forma que a Abinia encontrou de estimular o compartilhamento e digitalização dos acervos históricos, a fim de preservar tais arquivos e fazer com que adotem uma padronização internacional.

A contribuição de cada uma das instituições resultou nesta primeira versão da página. A Biblioteca Nacional da Espanha cedeu 87,5 mil registros, a do Chile 21,5 mil registros, a do Brasil – com sede no Rio de Janeiro – 9,5 mil registros, a da Colômbia com 7,1 mil registros e a do Panamá com 925 registros.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.