Últimas notícias:

Loading...

Embarque em uma viagem literária na Biblioteca Monteiro Lobato

Histórias lúdicas de Monteiro Lobato podem ser (re)visitadas na biblioteca

Por: Redação

Todos os dias

Segunda a sexta, das 8h às 18h

Sábado, das 10h às 17h

Domingo, das 10h às 14h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Quem tem cria em casa sabe o desafio que é entreter os pequenos com passeios diferentões e educativos. Mas há esperanças: uma belíssima opção para sair da rotina é a Biblioteca Monteiro Lobato, localizada na Vila Buarque, região central de SP. Com entrada gratuita, o equipamento reúne mais de 90 mil itens voltados à literatura infantil!

Inaugurada pelo escritor Mario de Andrade em 1936, a Monteiro Lobato é a mais antiga biblioteca infantojuvenil em território nacional. No comecinho de tudo, foi batizada como Biblioteca Infantil Municipal, mas em 1955 recebeu o nome do autor, como forma de homenagear um dos principais escritores de histórias infantis do Brasil.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Crédito: Daniel GuimarãesAo todo, a biblioteca reúne mais de 90 mil exemplares literários!

O que a Biblioteca Monteiro Lobato tem?

Gibiteca: espaço dedicado às histórias em quadrinhos, com aproximadamente 7 mil exemplares de álbuns, gibis, mangás e RPG!

Literatura Infantil e Juvenil – coleção de obras especializadas: atende pesquisadores, especialistas, estudantes e outros interessados na história das bibliotecas infanto-juvenis (necessário agendar previamente).

Seção de Bibliografia e Documentação: um dos mais importantes acervos do país em literatura infantil e juvenil. É responsável pela publicação da Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil desde 1941.

Coleção de obras raras: com cerca de 4.500 mil itens, o acervo conta com obras de literatura infantil nacional e estrangeira e acervo referente à vida e obra de Monteiro Lobato, e é basicamente formado por doações da família do escritor.

Livros Escolares – acervo histórico de livros escolares – AHLE: a partir do material encontrado em bibliotecas infantis desde 1895, são expostos livros de disciplinas escolares dos cursos elementar e secundário.

Memória Documental: reúne a história do departamento das bibliotecas infanto-juvenis com documentos e fotos do Timol, Tibbim, Turistinhas Municipais, Academia Juvenil de Letras e o Jornal A Voz da Infância.


A fim de aproximar o público de seus equipamentos culturais, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresenta a série #MeuRolêSP, em que personalidades da cultura contam curiosidades de diferentes locais.

No primeiro episódio, a neta do escritor Monteiro Lobato, Joyce Kornbluh, conta um pouco sobre a Biblioteca e rememora os 137 anos do autor de “Sítio do Picapau Amarelo”, nascido em 18 de abril de 1882. Vem ver:

Como chegar?

Metrô: Descer na Estação Santa Cecília (Linha 3 – Vermelha), seguir pela Rua Dona Veridiana e entrar à esquerda na Rua General Jardimou | Descer na Estação República (Linha 3 – Vermelha), seguir pela Rua Marquês de Itu entrar à esquerda na Cesário Mota Jr. até a Rua General Jardim

Ônibus: 778R – Terminal Princ Isabel – Cohab Raposo Tavares – descer na Rua Marquês de Itu, entrar à esquerda na Cesário Mota Jr. até a Rua General Jardim
475M – Jd. Saúde – Term. Amaral Gurgel
669A – Term. Santo Amaro – Term. Princesa Isabel
7395 – Jd. Macedônia – Estação da Luz – Descer no primeiro ponto da Rua Amaral Gurgel, atravessar e entrar na Rua General Jardim


Compartilhe:

Tags: #Cinema