Bolo do Bixiga: tradição resgatada para o aniversário de SP

Comunidade do Bixiga enfeita o maior bolo comunitário do mundo!

Todos são convidados a levarem um bolinho para incrementar a tradição do Bolo do Bixiga

No dia 25 de janeiro, São Paulo comemora 465 anos e o bairro do Bixiga celebra essa data em homenagem a todos os trabalhadores que fazem dessa cidade o seu lugar de moradia e sustento. Para a celebração, o tradicional (e grande!) Bolo do Bixiga não pode faltar.

Então, anota na agenda: no próximo feriado, das 9h às 15h, acontece a festa bairrista para o aniversário da cidade na Rua Rui Barbosa.

moradores do bairro do bixiga fazem o tradicional bolo do bixiga
Crédito: divulgaçãoComunidade do Bixiga enfeita o maior bolo comunitário do mundo!

Como a festa não tem mais patrocinadores (as empresas pararam de patrocinar após um programa “humorístico” de TV promover uma guerra de bolos, em 2008), a organização pede para que os convidados levem seu bolo simples para participar e ajudar aumentar a metragem, que hoje já não acompanha a idade de São Paulo.

A única exigência dos organizadores é que o doce tenha, de preferência, cobertura branca por cima para padronizar.

História do Bolo do Bixiga

O primeiro bolo foi feito em 1986, no aniversário de 432 anos de São Paulo. Uma das personalidades do bairro, Armandinho Puglisi foi o inventor da ideia que uniu todo o Bixiga na confecção, já que não haviam patrocinadores na época. A festa foi tomando proporções absurdas, junto com o bolo que crescia um metro a cada aniversário acompanhando a idade da cidade, e acabou se tornando o maior bolo do mundo, pelo Guinness Book. Isso trouxe vários patrocinadores.

Entretanto, em 2009, a tradição foi interrompida. Isso porque, um ano antes, um programa “humorístico” de TV incentivou seus telespectadores a fazerem uma guerra de bolos no local. Com o desperdício do bolo, os patrocinadores sumiram.

Em 2017, os moradores do bairro se uniram a Walter Taverna e resgataram a tradição. Todo mundo foi convocado e a comunidade produziu novamente o gigante bolo para celebrar mais um ano da nossa caótica, mas querida, cidade.

Confira a reportagem da TV Gazeta sobre a tradição do Bolo do Bixiga:

Compartilhe:

Autor: Por: Redação