Cada mergulho, um flash: mostra retrata Piscinão de Ramos

Por: Redação

Em frente ao posto 9, em Ipanema, o que chama atenção não é o mar agitado, mas sim a mostra que retrata o mais famoso piscinão do subúrbio carioca: o de Ramos! Com nome homônimo e entrada Catraca Livre, a exposição é a atração principal da reabertura da Galera Laura Alvim, que reabre após oito meses fechada. A visitação acontece de terça a domingo, das 13h às 21h, até 20 de novembro.

Na mostra “Ramos“, o público encontra 15 registros fotográficos de Julio Bittencourt, que depositou seu olhar sobre os frequentadores do Piscinão de Ramos ao longo de três verões, em 2008, 2009 e 2010, bem ao estilo de “cada mergulho é um flash” – bordão eternizado por Mara Manzan na novela “O Clone” (mate a saudade do bordão com o vídeo abaixo). As fotografias foram reproduzidas em pigmento mineral sobre papel de algodão, e dois adesivos sobre o vidro.

O objetivo de “Ramos” é apresentar uma narrativa que vai além das imagens e dos instantes de registro. Nas peças de intensidade sensorial o sol, o calor e o suor têm uma presença ultrarrealista. As fotografias revelam a presença do artista, que não persegue instantâneos mas apresenta imagens elaboradas através de pesquisa e experimentação.