Cápsula do tempo que vai percorrer 8 países chega ao Brasil

Palestra tem vagas limitadas e senhas para participação serão distribuídas uma hora antes, no local

Já pensou em escrever uma carta para você mesmo no futuro? No dia 20 de janeiro chega ao país a missão do artista plástico japonês Sebastian Masuda chamada “Time after Time Capsule”, que fará uma palestra e workshop na Japan House, com entrada Catraca Livre. A cápsula do tempo está viajando o mundo desde 2014 e tem como objetivo difundir a cultura japonesa, em especial a cultura kawaii.

Trata-se de um movimento muito popular no mundo inteiro, inclusive no Brasil, de compartilhar o amor por meio dessa cultura pop, na qual cores, formas, objetos, figurinos e acessórios infantis resgatam a inocência, a pureza e a alegria de adeptos de todas as idades.

Para o artista japonês, a cápsula do tempo é um projeto participativo global, que convida as pessoas a compartilhar o amor por meio de uma série de atividades abertas a todas as pessoas, independentemente do gênero, idade, origem ou nacionalidade.

A cada nova parada, são promovidos workshops e ações ao redor de um enorme personagem transparente, elaborado especialmente para a ocasião. Ao longo do dia, os participantes podem participar de uma palestra ministrada por Masuda, e depois terão à disposição papéis, canetas coloridas e diferentes materiais para produzir cartas decoradas que serão inseridas na escultura gigante.

O destaque do projeto é que o conteúdo contido nas cartas será direcionado a seus próprios autores no futuro, quando terão a oportunidade de rever suas mensagens. Já pensou?

Após percorrer diversos países, a cápsula retorna ao Japão em 2020 e deve permanecer em Tóquio durante a realização dos Jogos Olímpicos.

A partir de 2035, as cápsulas iniciarão uma viagem de retorno para reencontrar, em cada país por onde passaram, os participantes de cada um dos eventos e lhes devolver suas cartas, para que possam relembrar as mensagens ali deixadas.

Até 2020 devem receber as cápsulas do tempo do artista japonês os seguintes destinos: Miami, Nova Iorque, Seattle, Washington DC, São Francisco, Los Angeles, Alasca, Paris, Londres, Cingapura, Cidade do Cabo, Angola e Bolívia, além do Brasil.