Casa das Rosas realiza roda de contos e danças tradicionais da Guiné

Por: casa das rosas
Programação tem entrada Catraca Livre

Durante a Semana de Aleitamento Materno, de 1 a 7 de agosto, a Casa das Rosas se insere no circuito das comemorações dos 22 anos de ação mundial de apoio às mulheres em período de amamentação.

Para celebrar, o museu realiza uma roda de conversa e abre espaço para um grupo de contadores de histórias da Guiné para apresentarem contos tradicionais sobre nascimento, maternidade e paternidade.
Confira a programação com discussão e atividade cultural preparada especialmente para a data:
– 11h: Encontro da Matrice – Ação de Apoio à Amamentação
Uma roda de conversa sobre o tema da Semana Mundial da Amamentação (SMAM 2015), com presença de uma advogada da Ibfan (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar) falando sobre os direitos das trabalhadoras e uma especialista em amamentação para esclarecer dúvidas latentes.
O Núcleo Educativo do museu, fará a distribuição de um zine comemorativo e convoca mulheres para desenharem suas mamas em folhas A4 com o objetivo de fazer uma nova edição do ZineMama (produção periódica da Matrice).
– 15h: Contos dançados da Guiné e roda de conversa
com: N’Nassady Keita, Aboubacar Sidibé e Paulo Silva
Para fechar a Ação de Apoio à Amamentação, N’Nassady Keita e Aboubacar Sidibé contam, dançam, cantam os contos tradicionais da Guiné com temas relacionados ao nascimento e à maternidade/paternidade. Por meio da tríade palavra-corpo-ritmo, essa apresentação envolvente e interativa apresenta histórias, vestes e instrumentos tradicionais de seu povo e sua cultura. Os contos são falados em francês e acompanhados de tradução. Para fechar a atividade teremos ainda uma roda de conversa que vai abordar o assunto diante do ponto de vista dos africanos.