Casa das Rosas recebe festival com programação 100% feminina!

Evento gratuito foca na democratização da cultura por meio de uma programação essencialmente feminina

Por: Redação Comunicar erro
Até
20
de outubro 2019
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Terça a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 10h às 18h

As mulheres vão dominar a Casa das Rosas durante o Festival de Arte e Cultura de São Paulo, que apresenta uma programação especial montada em torno do feminino e do Outubro Rosa.

Fachada Casa das Rosas
Crédito: divulgaçãoEspaço cultural na Paulista recebe oficinas, shows, peças, contação de histórias, filmes, exposições, dentre uma série de outras atividades abertas, sempre promovidas por mulheres

Promovido pelo Coletivo Pink, o Festival busca diversidade ao oferecer atividades do popular ao erudito, passando por oficinas, de trabalhos manuais, de amarração de lenços para as cabeças e escrita criativa!

Shows ao ar livre, de samba, choro, ópera, forró também vão tomar conta dos espaços da Casa das Rosas com o objetivo de democratizar o acesso à cultura por meio de uma programação essencialmente feminina.

O festival acontece até 20 de outubro, sempre de terça a sábado, das 10h às 22h; e de domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita!

MINAS POR SP: MASP DÁ DESTAQUE A MULHERES APAGADAS DA HISTÓRIA DA ARTE

Destaques do Festival

Entre os destaques, está o show da Jazzmin Combo, grupo formado por Paula Valente, sax e flauta, Lis de Carvalho, teclado, Gê Cortes, baixo e Priscila Brigante, bateria, que trabalha para criar uma música popular sem fronteiras, principalmente o jazz e a música brasileira.

mulher cortando linha rosa com tesoura
Crédito: reprodução/FacebookColetivo Pink é quem organiza todas as atividades gratuitas na Casa das Rosas

Além das intervenções artísticas, o Festival se mobiliza na campanha do Outubro Rosa e oferece atividades educativas sobre o câncer de mama na Casa das Rosas.

Conheça alguns outros destaques:

  • 8 a 13 de outubro
    Tema: Pensando e Racionalizado sobre câncer de mama e metástase – Mente e informação

Escrita Criativa: Escrever-se a partir de experiências pessoais, como forma de experimentar, destravar e elaborar.

Bordado na Fotografia: Aquela fotografia inspiradora, que retrata um momento inesquecível, pode se tornar um objeto mais único ainda.

Livros Bordados: Um livro de memórias é um objeto especial para anotar o que é importante para você: podem ser os detalhes de uma viagem, frases, recados … O importante é que cada caderno produzido será uma peça única, refletindo a energia criativa de cada participante.

Oficina de Fotografia para Celular: A melhor câmera é aquela que está com você quando algo de bom acontece! Técnicas e truques para extrair o melhor ângulo e aproveitar todos os recursos dessa super câmera portátil.

Imagine e Desenhe: Ouvir mulheres e interagir com elas, criando um marcador de página com o rosto de cada uma e usando frases de estímulo ao amor-próprio.

roda de conversa entre mulheres organizada pelo coletivo pink
Crédito: reprodução/FacebookProgramação do Festival de Arte e Cultura também apoia a campanha do Outubro Rosa
  • 15 a 20 de outubro
    Tema: Emoções e saúde – Qual é o impacto desse aspecto na recuperação da paciente?

Oficina de Feltragem: Técnica com pigmentos naturais em lã colorida, permitindo a criação de várias peças delicadas.

Macramê, tecer com as mãos: essa tecelagem manual, em que os próprios dedos vão cruzando fios que se prendem por nós, é capaz de produzir formas decorativas inspiradoras, com cruzamentos geométricos e franjas.

Cala Boca Já Morreu: Experiência de conversação e arte com as visitantes, que são convidadas a dizer aquilo que não pode mais ser calado, enquanto a artista Ana Teixeira materializa esse discurso em obras pessoais.

Danças circulares: Uma vivência integrativa, para sentir a força do coletivo e celebrar a união.

Exposição Artemisa: Frida, A Coragem do Pink no Outubro Rosa

No Coletivo Pink, a voz das pacientes se faz ouvir. E os rostos delas estão estampados em uma intervenção inspiradora, capaz de transmitir toda a coragem dessas mulheres. Composta por 30 painéis de fotos e por informações que desmistificam os principais tabus enfrentados pelas pacientes ao longo de sua jornada, a exposição “Frida e Artemisa, a coragem do Pink no Outubro Rosa” reúne histórias de força e exemplos de determinação.O nome da obra é uma homenagem à paciente Elfriede Galera, conhecida como Frida, que enfrentou o câncer de mama metastático por aproximadamente 10 anos, sempre com leveza, alegria e atitude positiva, inspirando muitas mulheres. Não deixe de conhecer esse trabalho emocionante assinado pelo fotógrafo Márcio Scavone e a artista Sandra Martinelli, que ficará exposto na Casa das Rosas até 20/10.Av. Paulista, 37Confira a programação do Coletivo Pink em:www.coletivopink.com.br#COLETIVOPINK#OUTUBROALEMDOROSA PP-IBR-BRA-0315

Publicado por ColetivoPink en Lunes, 7 de octubre de 2019

  • Todas as semanas

Corte de cabelo solidário
Quem tem fios de pelo menos 15 cm de comprimento poderá ter a chance de fazer uma paciente mais feliz!

Artes Cênicas

Circo Choque Rosa: Quatro palhaças são obrigadas a se aventurar no tão temido mundo FORA, um lugar que não foi feito para elas, onde mulher nenhuma pode se aventurar. Será?

Contação de histórias com Kiara Terra: Dinâmica colaborativa em que os participantes são convidados a partilhar histórias vividas, experimentando a sensação de empatia e pertencimento a partir do momento em que as diferentes narrativas se encontram.

Cinema no jardim

Curadoria de filmes ligados ao universo feminino e às reflexões relacionadas à temática em discussão.

A programação completa do Festival de Arte e Cultura na Casa das Rosas pode ser conferida no site do Coletivo Pink.

Como participar

Todas as atividades do festival são gratuitas, mas em algumas oficinas é necessário se inscrever previamente. O formulário de inscrição está disponível no site do Coletivo Pink.

As mulheres vão dominar SP! <3