Casa Vilanova Artigas mistura natureza, cultura, café e coworking

Espaço tem um café com cardápio inspirado em arquitetos modernistas
TERçA QUARTA QUINTA SEXTA SáBADO
De quarta a sábado, das 10 às 17h, às terças, somente visitas em grupo agendadas pelo e-mail casanovavilanovaartigas@gmail.com

email: casanovavilanovaartigas@gmail.com

telefone: (11) 3854-5636

instagram: www.instagram.com

Por: Redação | Comunicar erro

Casa construída em 1949 é um marco na arquitetura brasileira e hoje tem suas portas abertas para o público em geral

Pensa em um lugar lindo, com muitas plantas e ideal para relaxar, trabalhar ou apenas curtir um café. Esse lugar existe e está no Campo Belo, em São Paulo. O Instituto Casa Villanova Artigas, além de ter uma arquitetura daquelas de cair o queixo, que valoriza a natureza, é um espaço que mistura arte e cultura com café e coworking. Para visitar e usufruir a casa, é só entrar!

Instituto Casa Villanova Artigas
Crédito: Giulia Granchi - Wikimedia CommonsA casa também abriga um café e um coworking

O local abriga um museu, que mostra a trajetória do famoso arquiteto João Batista Vilanova Artigas, e leva ao público exposições relacionadas à arquitetura, design, patrimônio histórico e arte.  O espaço também está preparado para receber outros eventos com essas temáticas. Vem coisa boa por aí!

O café

O que deixa o instituto ainda mais charmoso é o Café Artigas, localizado no pátio. O menu não poderia ser mais especial: é todo inspirado nos arquitetos modernistas e tem pratos assinados por André Galante (conhecido por ter trabalhado no Pecorino e no Dalva e Dito, de Alex Atala).

Um dos destaques é uma iguaria preferida de Villanova: a famosa tábua de frios e embutidos. Para completar, o visitante pode degustar um café exclusivo, vindo de um microprodutor do Paraná e desenvolvido pela barista premiada Sílvia Magalhães.

Quanto ao coworking, ele é composto por 12 estações de trabalho, instaladas no quarto de Artigas. Já a sala de reuniões funciona no antigo escritório do arquiteto. Chique, não é mesmo?

Fachada do Edifício Louveira, no Higienópolis
Crédito: Wikimedia CommonsEdifício Louveira é um dos projetos do arquiteto Villanova Artigas
Fachada da FAU-USP
Crédito: Wikimedia CommonsVillanova Artigas foi um dos criadores do projeto da FAU-USP

O projeto

Construída em 1949, a casa é conhecida pelo nome técnico de Segunda Residência do Arquiteto e representou um marco na área. O projeto despertou a atenção pela ausência de uma porta de acesso direto da cozinha para o quintal, de dependências para empregados e de uma fachada regular para rua. Pode-se dizer que essas características rompem em definitivo com o período escravagista.

No terreno há outra edificação, conhecida como Casinha, construída em 1942, para ser uma residência de fim de semana para a família. Seus ambientes são completamente integrados – o único que tem porta é o banheiro – e ela serviu de quartel-general informal para o Partido Comunista Brasileiro (PCB), ao qual Artigas se filiou quando tinha 30 anos. Esse espaço não está aberto ao público, mas é possível contemplar a influência arquitetônica de Frank Lloyd Wright no projeto.

Vilanova Artigas foi o criador do projeto da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, junto com Carlos Cascaldi, do Estádio do Morumbi e de vários edifícios residenciais como o Louveira, em Higienópolis.

Para acompanhar a programação do espaço, siga o Instagram do Instituto Casa Villanova Artigas.

Compartilhe:

Tags: #Arquitetura #Café #Centro Cultural #coworking #CurtaSP #Zona Sul
Autor: Por: Redação
1 / 8
1
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
2
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
3
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
4
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
5
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …
6
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
7
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
8
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …