CCBB tem programação online de graça para curtir sem sair de casa

Visite todas as unidades de um dos centros culturais mais amados do Brasil!

Artes plásticas, cinema, música e todas as outras linguagens artísticas você encontra durante todo o ano no Centro de Cultura Banco do Brasil. E nessa quarentena não vai ser diferente! Para matar a saudade, a programação online do CCBB tem tour virtual, vídeos, textos e relatos sobre diversas atividades e exposições que passaram pelas unidades da instituição em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

CCBB São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília

Unidades do CCBB em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília podem ser visitadas em um tour virtual

Você pode começar a explorar essa programação com um tour virtual por essas quatro unidades na plataforma Google Arts and Culture. Lá também é possível visitar algumas exposições que passaram por esses lugares.

Temos uma boa notícia para quem não conseguiu conferir a incrível exposição “Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade”, que estava em cartaz no CCBB São Paulo antes da pandemia do novo coronavírus ser declarada. Para matar sua curiosidade, a mostra pode ser visitada em um tour virtual neste link aqui.

Ao acessar o site do programa CCBB Educativo, você encontra na seção “Conteúdo em Vídeo” uma série de registros das atividades programa “Com a Palavra”, que faz visitas mediadas às exposições do CCBB, e do curso “Transversalidades”. E, para que você conheça um pouquinho mais sobre cada tema, ao lado direito de cada página há links e outros conteúdos que se relacionam aos vídeos.

Um desses conteúdos, por exemplo, é uma aula bem bacana sobre “O Que é Curadoria?”, com a curadora e pesquisadora Keyna Eleison. Ela explica como é feito esse trabalho meticuloso e interessante de escolher obras artísticas para uma exposição. Vale a pena conferir!

Já na aula “O Cinema como Paisagem Onírica”, a pesquisadora e curadora Lila Foster fala sobre como a Sétima Arte torna possível a criação de mundos oníricos, tomando com exemplos desde os filmes do pinoneiro George Meliès às animações cotemporâneas. Você pode, inclusive, assistir a algumas animações, como “Viagem à Lua” (1902), de Meliès, e “Vincent” (1982), de Tim Burton.

Na seção “Convite à Ativação”, é possível baixar e imprimir materiais gráficos criados para acompanhar as visitas educativas às exposições realizadas pelo CCBB entre 2018 e 2020. Além de matar a saudade de mostras como “VAIVÉM”, “Egito Antigo”, “Ex-África” e “Bjök Digital”, dá para aprender bastante sobre vários temas.

Já a sessão do site “Relatos em Textos e Imagens” reúne depoimentos em texto de pesquisadores, artistas, pensadores e outros convidados sobre vários temas presentes em atividades como Laboratório de Crítica, Múltiplo Ancestral, Processos Compartilhados e Lugar de Criação. Alguns desses assuntos são musicalização para crianças, carnaval, mapas e fronteiras, dança como brincar, a busca do desconhecido, entre muitos outros.

Legal, não? Então, dá uma em outros programinhas online para curtir em casa:

Compartilhe: