CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

CCBB tem programação online de graça para curtir sem sair de casa

Visite todas as unidades de um dos centros culturais mais amados do Brasil!

Por: Redação

Artes plásticas, cinema, música e todas as outras linguagens artísticas você encontra durante todo o ano no Centro de Cultura Banco do Brasil. E nessa quarentena não vai ser diferente! Para matar a saudade, a programação online do CCBB tem tour virtual, vídeos, textos e relatos sobre diversas atividades e exposições que passaram pelas unidades da instituição em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

CCBB São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília
Unidades do CCBB em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília podem ser visitadas em um tour virtual

Você pode começar a explorar essa programação com um tour virtual por essas quatro unidades na plataforma Google Arts and Culture. Lá também é possível visitar algumas exposições que passaram por esses lugares.

Temos uma boa notícia para quem não conseguiu conferir a incrível exposição “Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade”, que estava em cartaz no CCBB São Paulo antes da pandemia do novo coronavírus ser declarada. Para matar sua curiosidade, a mostra pode ser visitada em um tour virtual neste link aqui.

Ao acessar o site do programa CCBB Educativo, você encontra na seção “Conteúdo em Vídeo” uma série de registros das atividades programa “Com a Palavra”, que faz visitas mediadas às exposições do CCBB, e do curso “Transversalidades”. E, para que você conheça um pouquinho mais sobre cada tema, ao lado direito de cada página há links e outros conteúdos que se relacionam aos vídeos.

Um desses conteúdos, por exemplo, é uma aula bem bacana sobre “O Que é Curadoria?”, com a curadora e pesquisadora Keyna Eleison. Ela explica como é feito esse trabalho meticuloso e interessante de escolher obras artísticas para uma exposição. Vale a pena conferir!

Já na aula “O Cinema como Paisagem Onírica”, a pesquisadora e curadora Lila Foster fala sobre como a Sétima Arte torna possível a criação de mundos oníricos, tomando com exemplos desde os filmes do pinoneiro George Meliès às animações cotemporâneas. Você pode, inclusive, assistir a algumas animações, como “Viagem à Lua” (1902), de Meliès, e “Vincent” (1982), de Tim Burton.

Na seção “Convite à Ativação”, é possível baixar e imprimir materiais gráficos criados para acompanhar as visitas educativas às exposições realizadas pelo CCBB entre 2018 e 2020. Além de matar a saudade de mostras como “VAIVÉM”, “Egito Antigo”, “Ex-África” e “Bjök Digital”, dá para aprender bastante sobre vários temas.

Já a sessão do site “Relatos em Textos e Imagens” reúne depoimentos em texto de pesquisadores, artistas, pensadores e outros convidados sobre vários temas presentes em atividades como Laboratório de Crítica, Múltiplo Ancestral, Processos Compartilhados e Lugar de Criação. Alguns desses assuntos são musicalização para crianças, carnaval, mapas e fronteiras, dança como brincar, a busca do desconhecido, entre muitos outros.

Legal, não? Então, dá uma em outros programinhas online para curtir em casa:

Compartilhe: