CCJ recebe programação ‘África em Nós: Memórias e Culturas Africanas’

No mês de junho, o projeto Terça Afro aborda o tema da herança africano que é de África dentro de nós , em formas de relações, posicionamento da comunidade negra e  algumas culturas do território africano. Dessa forma a temática aborda desde a musica moderna a cultura tradicional, ancestralidade e diáspora. Convidamos a todos para uma participação a partir de cheiros, poesia, corporeidade e ritmos.

Ba Kimbuta

O artista se identifica com a luta e mergulha de corpo e alma no movimento hip-hop, e logo funda a banda Uafro, onde atua como vocalista e compositor. Na sua história de resistência mantêm sua ancestralidade como foco de emancipação do povo negro e, vem levantar as questões de como o negro vem se afirmando e se (re)conhecendo através da musica numa troca de ideia sobre o Rap e o Afrocentrismo nessa construção.Dia 03/06 às 19h no CCJ.

Kiusam de Oliveira

Escritora, Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Especialista em Educação Especial. Arte-educadora – bailarina, coreógrafa e contadora de histórias.

“Entre a cabaça e a água: A energia feminina na corporeidade ancestral africana”
Uma reflexão sobre os efeitos da literatura em suas diversas formas e estilos nas vidas de crianças, jovens e adultos é um caminho fértil para compreender comportamentos frente a diversidade. O intuito desta atividade é compartilhar mitos iorubanos e pensar na presença feminina e posturas focando na construção de identidades negras. O corpo é meio e fim para que tais conhecimentos sejam apreendidos e para que a corporeidade negra ganhe contorno, destaque e aflore. Dia 10, às 19h, no CCJ.

Michel Yakini

Escritor, arte-educador e produtor cultural. Publicou “Acorde um verso”. Co-fundador do Coletivo Literário Sarau Elo da Corrente e atuante no movimento de literatura das periferias de São Paulo, representante Regional da Fundação Cultural Palmares em SP e colunista do Jornal Brasil de Fato (versão online).  O autor traz literatura como forma de afirmação de identidade negra em suas mais diferentes dimensões. Para este encontro, tornaremos possível ao público não apenas dialogar com esta importante figura do atual cenário cultural de São Paulo, bem como também a chance de compartilharmos com ele da oficina “cheiro das palavras”, levando-nos por um caminho que vise explorar nossos sentidos. Dia 18, às 19h, no CCJ.

Ballet Afro Koteban

O grupo apresentará em uma conversa musicada o trabalho de pesquisa do Ballet Afro Koteban que tem como foco a religação com a cultura africana a partir do povo Mandingue, proporcionando uma leitura real desse povo e de sua cultura.

A cultura Mandingue, que serve de referência para o Koteban, se refere a cinco países: Guiné, Mali, Senegal, Burquina Faso, Costa do Marfim. Dia 24, às 19h, no CCJ.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:00
Casa das Rosas: uma viagem no tempo na Avenida Paulista
Tem um cantinho histórico na Avenida Paulista, que é uma verdadeira viagem no tempo. Além de ser uma das construções mais …
2
05:40
Roteiro de férias: o que fazer em SP gastando pouco ou quase nada
Chegaram as férias de julho, e com ela diversos eventinhos lindos rolando em São Paulo! Para te dar aquele empurrãozinho …
3
02:44
Museu Mais Doce do Mundo: conheça o lugar mais instagramável de SP
Já pensou em “nadar” numa piscina de marshmallows, entrar em um donut gigante ou pular numa grande batedeira? Pois sua …
4
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
5
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
6
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
7
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
8
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …