Cineclube Feminista em Guarulhos exibe ‘Indomáveis: Uma História de Mulheres Livres’

Por: Catraca Livre

O Coletivo Matilde Magrassi é formado por mulheres da periferia de São Paulo e Guarulhos. Mensalmente, ele realiza na Bibliotec a Monteiro Lobato, em Guarulhos, o Cineclube Feminista, que visa abordar o universo feminino, através da linguagem artística do audiovisual. As sessões têm entrada Catraca Livre.

O filme exibido no mês de agosto será o filme espanhol “Indomáveis: Uma História de Mulheres Livres” (Indomables: Una Historia de Mujeres Libres – 2012), de Zerikusi A. Após a sessão ocorrerá haverá um debate sobre o documentário mediado pelo  Coletivo de Mulheres Matilde Magrassi.

 

A sinopse:

Em meados de maio de 1936 aparecia o primeiro número da revista “Mujeres Libres”. Um ano depois, em agosto de 1937, se celebrava em Valencia o primeiro congresso estatal da Federação nacional de Mulheres Livres, uma organização feminista de corte anarquista que tinha por objetivo que as mulheres se liberassem por elas mesmas da cruel servidão da ignorância.

Esquecidas até por seus próprios companheiros, “Mujeres Libres” chegou a contar com mais de 20.000 afiliadas. O turbilhão da guerra não lhes permitiu desenvolver seu programa “em paz”, mas nada nem ninguém pode impedir que germinasse a semente que carregavam em suas entranhas.

O objetivo deste trabalho é, além de resgatar do esquecimento estas mulheres, denunciar (ainda que não me goste o termo) a invisibilização a que se submetem, não só a “Mujeres Libres” como também a outras mulheres e grupos de mulheres que por coerência levaram até o final sua dissidência e se mantém as margens de estruturas pré-estabelecidas.

Mais informações sobre o cineclube estão disponíveis na página oficial no Facebook.