Cinema GRÁTIS: mostra na Cinemateca exibe filmes russos clássicos

Além de exibir filmes restaurados, evento apresenta exposição inspirada nas Matryoskhas e um pedaço da tradicional Feira do Leste Europeu

Por: Redação Comunicar erro
Até
05
de dezembro 2018
Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Diversos horários

Os apaixonados por cinema têm um motivo para comemorar: entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro, a Cinemateca recebe a 5ª Mostra Mosfilm de Cinema Russo, com clássicos do país pertencente a Eurásia. Dez longas-metragens são exibidos gratuitamente – e para assisti-los basta retirar o ingresso com uma hora de antecedência.

Frame do filme Vá e Veja", de Elem Klimov
Crédito: ReproduçãoO filme “Vá e Veja”, de Elem Klimov, é exibido em versão restaurada na Cinemateca

As obras pertencem ao Mosfilm, um dos estúdios mais importantes e pioneiros do mundo. Todas foram restauradas e refletem importantes momentos para a cinematografia russa e soviética. Um dos destaques é a épica adaptação do romance “Guerra e Paz”, de Liev Tolstoi, dirigido por Serguei Bondarchuk. O longa ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1969, e uma das suas cenas mais marcantes é a reconstituição da Batalha de Borodino, que contou com mais de 300 atores, 120 mil figurantes, cerca de 200 canhões e 100 mil rifles.

Para quem tem interesse em obras sobre guerras, está na programação da mostra o longa “Vá e Veja” (1985), de Elem Klimov. Ele é considerado um dos filmes mais pertubadores sobre o conflito e seus efeitos. Sua restauração levou quatro meses para terminar e foi coordenada por Karen Shakhnazarov, diretor geral do Mosfilm.

Este ano, durante o evento,estão previstas mais duas atividades. Nadia Ramirez Starikoff apresenta a exposição “As Matryoskhas”. Filha de mãe russa, a artista se inspira nas bonecas para retratar as origens ancestrais, a materialidade do corpo, as conexões com o outro, as relações com o ambiente e a relação com o universo em sua mais infinita amplitude.

Já no domingo, dia 2 de dezembro, um pedacinho da tradicional Feira do Leste Europeu ocupa a Cinemateca. Barracas com comidas, bebidas e artesanato típicos da região funcionam a partir das 13h.

Confira a programação completa da 5ª Mostra Mosfilm no Brasil no evento do Facebook.