Festival Circos promete muita diversão com 11 espetáculos online 🤡

A sexta edição do evento ainda conta com bate-papos, oficinas, filmes e várias outras atividades virtuais. Confira abaixo a programação:

Até 04 de setembro de 2021

Todos os dias

consulte a programação completa no site do evento

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Respeitável, público! Muita marmelada, palhaçada e diversão rolam na 6ª edição do Circos – Festival Internacional Sesc de Circo, que acontece entre 28 de agosto e 4 de setembro. Totalmente on-line e gratuito, o evento conta com 11 espetáculos transmitidos ao vivo, sendo quatro estreias mundiais!

A programação ainda tem mais de 50 atividades gravadas, ações formativas e encontros entre profissionais circenses de várias partes do mundo. Todas as exibições acontecem pelo YouTube.

“Bloom”, da Cia La Mala, tem acrobacias incríveis!
Créditos: Ricardo Avellar - CircoLab - divulgação - Canal Aberto Assessoria de Imprensa
“Bloom”, da Cia La Mala, tem acrobacias incríveis!

Entre as estreias, está o espetáculo-show “Retumbante”, no qual quatro artistas buscam entender o seu lugar mundo. São eles: um homem que perdeu a cabeça, gêmeas siamesas nada semelhantes e um beatboxer malabarista.

Em cena, estão Livia Nestrovski, Lívia Mattos, Tomás Oliveira e Rafé, que, além fazerem números de acrobacia, malabarismo, equilibrismo e ilusionismos, tocam a trilha sonora ao vivo.

As canções são composições autorais do grupo e criações de nomes como Hermeto Pascoal e Capiba. Os quatro usam a própria voz associada a instrumentos tradicionais, como a sanfona, e excêntricos, como o serrote, o piano de garrafa e um contrabanjo.

Espetáculo-show “Retumbante” tem sua estreia no festival Circos
Créditos: divulgação - Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Espetáculo-show “Retumbante” tem sua estreia no festival Circos

Pela primeira vez no ambiente virtual, o animado “A Caravana do Tempo” lembra tanto as antigas caravanas circenses quanto o carnaval de rua de New Orleans (EUA). No palco, o grupo Unidos do Swing apresenta o jazz norte-americano, temperado com ritmos brasileiros.

Os artistas subvertem movimentos cotidianos por meio de números de circo, como malabares, monociclo, bambolê, acrobacias e mastro chinês. E tudo isso tem como cenário a área externa do Sesc Itaquera, onde o trabalho foi gravado.

“Prot{agô}nistas” reúne 25 artistas negros, que misturam circo, música, dança e humor. O trabalho tem cenas e números circenses de faixa, palhaçaria, tecido, malabares, trapézio, contorcionismo e equilíbrio.

As cenas exploram problemas sociais, como a violência policial ou a solidão das pessoas negras, mas também exaltam a diversidade e os festejos dessas culturas. Os bastidores dessa criação podem ser vistos no documentário “Estar Vivo É Nossa Maior Resistência”, que também integra a programação do festival.

Outra atração é a celebrada Cia La Mínima com seu “Circo Charanga”, dirigido por Luiz Carlos Vasconcelos, o palhaço Xuxu. A ideia é fazer uma homenagem à tradição dos circos de lona.

No enredo, três palhaços erguem uma pequena lona no meio da rua e apresentam um show de variedades. A obra revisita esquetes de artistas que são referência na palhaçaria brasileira, como Biribinha, Tubinho e Dedé Santana. E reúne técnicas e números como a manipulação de chapéus e o trio de sopros, formando uma charanga.

Cia. La Mínima encena espetáculo “Circo Charanga”
Créditos: Carlos Gueller - divulgação - Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Cia. La Mínima encena espetáculo “Circo Charanga”

O festival Circos ainda conta com debates e conversas transmitidos nas redes sociais do Sesc. Os papos discutem temas como o papel do circo nos dias de hoje, a produção circense em tempos de distanciamento social e o fazer rir em tempos de pandemia.

Entre os convidados(as), estão nomes como o autor e psicanalista Christian Dunker; o palhaço Ronaldo Aguiar, diretor da ONG Doutores da Alegria; a pesquisadora e artista Ermínia Silva; e a atriz, diretora, professora e palhaça Bete Dorgam.

A programação conta ainda com oficinas e cursos que ensinam números circenses, técnicas de áudio e vídeo para melhorar a transmissão de apresentações, maquiagem artística e exercícios de preparação corporal. Tem atividades para todas as idades! Fique atento(a), algumas dessas atividades necessitam inscrição prévia (feitas aqui).

Complementam a programação do festival Circos obras audiovisuais disponíveis nas redes do Sesc e na Sesc TV. São documentários e séries que mostram a diversidade, a relevância e a amplitude das atividades circenses nos dias de hoje no Brasil e no mundo, além de investigar temas importantes como a negritude.

Tem muitas outras atrações incríveis no festival Circos. Confira a programação completa aqui.

E aqui tem mais eventos online incríveis 💚: