Clarice Lispector é homenageada em evento GRÁTIS no IMS Paulista

Evento explora o lado cronista de uma das autoras mais importantes do século 20

Por: Redação Comunicar erro

Para celebrar o nascimento de uma das autoras mais importantes da literatura brasileira, o IMS Paulista realiza mais uma edição do Hora de Clarice. Na terça-feira, dia 11 de dezembro, os fãs podem desfrutar de uma programação especial a partir das 19h – e com entrada GRATUITA.

Foto em close e preto e branco de Clarice Lispector
Crédito: Divulgação - IMS PaulistaClarice Lispector ganha homenagem no IMS Paulista

O evento acontece anualmente desde 2011 e, nesta edição, a ideia é destacar o lado cronista de Clarice Lispector.Consagrada por romances como “A Hora da Estrela” e “A paixão segundo G.H.”, ela também foi uma exímia escritora de crônicas, mesmo não se sentindo tão à vontade com o gênero.

A homenagem à Clarice tem início às 19h com a escritora Andréa del Fuego lendo algumas crônicas de Clarice. Depois, há uma palestra com Pedro Karp Vasquez, responsável pela obra da autora na editora Rocco e organizador do volume “Todas as crônicas”, lançado este ano. O livro reúne pela primeira vez, na íntegra, os textos do gênero escritos por Lispector para periódicos, especialmente o Jornal do Brasil, e revistas, como Senhor e Joia.

Nascida em 10 de dezembro de 1920, Lispector é ucraniana, mas aos dois anos se mudou para o Brasil com a família por conta da perseguição aos judeus. Além de ser considerada uma das autoras mais importantes do século 20, ela também foi uma jornalista, ensaísta e contista e tradutora.

O acervo de Clarice Lispector está sob a guarda do IMS desde 2004, sendo formado por uma biblioteca de cerca de 800 livros e um arquivo com seis documentos, entre os quais manuscritos dos romances “A hora da estrela” e “Um sopro de vida”, correspondências, um caderno de notas, entre outros itens.