Clássico italiano ‘Inferno’ ganha trilha sonora ao vivo no IMS

Banda Metá Metá fica na responsa de sonorizar o filme de 1911

Por: Redação

Uma das primeiras adaptações cinematográficas da obra de Dante Alighieri, “A Divina Comédia“, o clássico italiano “Inferno” ganha exibição no IMS Paulista com trilha sonora ao vivo, criada pelo grupo Metá Metá.

Lançado em 1911 na Itália, 'Inferno' ganha trilha sonora ao vivo com o grupo Metá Metá
Crédito: ReproduçãoLançado em 1911 na Itália, ‘Inferno’ ganha trilha sonora ao vivo com o grupo Metá Metá

Lançado em 1911 pelos diretores Adolfo Padovan, Francesco Bertolini e Giuseppe de Liguoro, o filme é uma imersão no universo de Dante tomando como referência as gravuras de Gustave Doré (1832-1883).

Com diversos efeitos especiais e gigantescos cenários, o filme foi considerado o mais caro da época, consumindo três anos de filmagens! :o

ims paulista
Crédito: DivulgaçãoNo IMS Paulista, ‘Inferno’ é exibido com trilha ao vivo criada pelo grupo Metá Metá, nos dias 28 e 29 de maio

A obra permaneceu incompleta por muito tempo, em versões espalhadas por diversas cinematecas. Ao longo da última década, a Cinemateca de Bolonha se dedicou ao trabalho de reconstrução e restauro de “Inferno”, agora disponível em sua versão integral, com os intertítulos e em cores.

O filme, dialoga também visualmente com George Mélies, em suas reconstituições visuais fantasmagóricas dos cânticos de Dante.

Trilha do Metá Metá

Metá Metá cria trilha sonora ao vivo para filme
Crédito: Luan CardosoO grupo Metá Metá criou uma trilha sonora especial para embalar a sessão de ‘Inferno’ no IMS Paulista

O filme é acompanhado por uma trilha sonora ao vivo especialmente criada pelo grupo Metá Metá, grupo que trabalha com sonoridades da música brasileira com influência africana, somadas ao free jazz, ao punk rock e à música experimental.

O trio já lançou três discos e colaborou com artistas como Criolo, Tom Zé, Tulipa Ruiz, Jards Macalé e Elza Soares. Em 2017, fez a trilha original para o espetáculo Gira, do Grupo Corpo.

O clássico vai ser exibido nos dias 28 e 29 de maio, no IMS Paulista, às 20h30. Os ingressos custam até R$ 20 e podem ser comprados pela internet.

Compartilhe: