Clássico italiano ‘Inferno’ ganha trilha sonora ao vivo no IMS

Lançado em 1911 na Itália, Inferno foi a primeira adaptação cinematográfica da obra de Dante Alighieri, A Divina Comédia

Centro cultural

site: ims.com.br

email: imspaulista@ims.com.br

telefone: (11) 2842-9120

facebook: www.facebook.com

Por: Redação | Comunicar erro

Banda Metá Metá fica na responsa de sonorizar o filme de 1911

Uma das primeiras adaptações cinematográficas da obra de Dante Alighieri, “A Divina Comédia“, o clássico italiano “Inferno” ganha exibição no IMS Paulista com trilha sonora ao vivo, criada pelo grupo Metá Metá.

Lançado em 1911 na Itália, 'Inferno' ganha trilha sonora ao vivo com o grupo Metá Metá
Crédito: reproduçãoLançado em 1911 na Itália, ‘Inferno’ ganha trilha sonora ao vivo com o grupo Metá Metá

Lançado em 1911 pelos diretores Adolfo Padovan, Francesco Bertolini e Giuseppe de Liguoro, o filme é uma imersão no universo de Dante tomando como referência as gravuras de Gustave Doré (1832-1883).

Com diversos efeitos especiais e gigantescos cenários, o filme foi considerado o mais caro da época, consumindo três anos de filmagens! :o

ims paulista
Crédito: divulgaçãoNo IMS Paulista, ‘Inferno’ é exibido com trilha ao vivo criada pelo grupo Metá Metá, nos dias 28 e 29 de maio

A obra permaneceu incompleta por muito tempo, em versões espalhadas por diversas cinematecas. Ao longo da última década, a Cinemateca de Bolonha se dedicou ao trabalho de reconstrução e restauro de “Inferno”, agora disponível em sua versão integral, com os intertítulos e em cores.

O filme, dialoga também visualmente com George Mélies, em suas reconstituições visuais fantasmagóricas dos cânticos de Dante.

Trilha do Metá Metá

Metá Metá cria trilha sonora ao vivo para filme
Crédito: Luan CardosoO grupo Metá Metá criou uma trilha sonora especial para embalar a sessão de ‘Inferno’ no IMS Paulista

O filme é acompanhado por uma trilha sonora ao vivo especialmente criada pelo grupo Metá Metá, grupo que trabalha com sonoridades da música brasileira com influência africana, somadas ao free jazz, ao punk rock e à música experimental.

O trio já lançou três discos e colaborou com artistas como Criolo, Tom Zé, Tulipa Ruiz, Jards Macalé e Elza Soares. Em 2017, fez a trilha original para o espetáculo Gira, do Grupo Corpo.

O clássico vai ser exibido nos dias 28 e 29 de maio, no IMS Paulista, às 20h30. Os ingressos custam até R$ 20 e podem ser comprados pela internet.

Compartilhe:

Tags: #Agenda São Paulo #Cinema #Cinema barato #Cinema Europeu #clássico #trilha sonora
Autor: Por: Redação
1 / 8
1
03:00
Casa das Rosas: uma viagem no tempo na Avenida Paulista
Tem um cantinho histórico na Avenida Paulista, que é uma verdadeira viagem no tempo. Além de ser uma das construções mais …
2
05:40
Roteiro de férias: o que fazer em SP gastando pouco ou quase nada
Chegaram as férias de julho, e com ela diversos eventinhos lindos rolando em São Paulo! Para te dar aquele empurrãozinho …
3
02:44
Museu Mais Doce do Mundo: conheça o lugar mais instagramável de SP
Já pensou em “nadar” numa piscina de marshmallows, entrar em um donut gigante ou pular numa grande batedeira? Pois sua …
4
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
5
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
6
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
7
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
8
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …