Imagem do Topo

Clássicos de Charlie Chaplin ganham sessões com trilha sonora ao vivo

Quinteto de Metais e Bateria da Orquestra do Theatro São Pedro garante a trilha sonora dos filmes mudos

Por: Redação | Comunicar erro
Nos dias
17/08 - 18/08
2019
Sábado, às 20h
Domingo, às 17h

Que tal assistir a um dos clássicos mudos de Charlie Chaplin sonorizado ao vivo? O Theatro São Pedro apresenta, dentro da série de Música de Câmara, um programa especial que une cinema e música: o Cine São Pedro.

O Quinteto de Metais e Bateria da Orquestra do Theatro São Pedro é o responsável por musicar duas produções clássicas da sétima arte: os curtas “O Boxeador” e “Os Amores de Carmen“.

Cine São Pedro: clássicos de Charles Chaplin ganham exibição com trilha sonora ao vivo Interpretada por músicos da Orquestra do Theatro São Pedro
Crédito: Sergio FerreiraCine São Pedro: clássicos de Charles Chaplin ganham exibição com trilha sonora ao vivo
Interpretada por músicos da Orquestra do Theatro São Pedro

Os filmes são exibidos com trilha sonora executada pelos músicos Fábio Simão, Fábio de Oliveira (trompetes), Isaque Elias (trompa), Maurício Martins, Marco Alex (trombones) e Rubens de Oliveira (bateria), no palco do Theatro.

BIXIGA TEM MOSTRA PERMANENTE DE CINEMA ITALIANO

Para acompanhar as histórias de Carlitos, eles interpretam obras escritas por Claude Debussy, George Bizet, Piotr Ilitch Tchaikovsky, Jacques Offenbach, entre outros.

A programação do Música de Câmara do Theatro quer preservar com frescor a relação do público com o cinema mudo, tendo a música como principal elemento de cena e promover o contato com a sétima arte em uma sala de concerto.

charlie chaplin com dedo na boca sorrindo para uma mulher
Crédito: reproduçãoCharlie Chaplin é um dos precursores do cinema mudo mundial com clássicos que, com certeza, todo mundo já viu!

O espetáculo também pretende resgatar a história centenária do São Pedro, inaugurado em 1917 como cinema.

As sessões acontecem nos dias 17 e 18 de agosto, às 20h, na sexta, e às 17h, no domingo. Os ingressos podem ser comprados pela internet por até R$ 20.

Sobre os filmes

Em “O Boxeador” (The Champion, EUA, 1917), o Vagabundo (Charlie Chaplin) enfrenta um lutador profissional de boxe após encontrar uma ferradura enquanto passeava com seu buldogue. Pensando que o objeto lhe traria sorte, ele esconde a ferradura na luva e consegue nocautear o lutador da academia.

O treinador o coloca como o novo lutador e ele passa a treinar, acompanhado de um garrafão de cerveja, para uma nova e grande luta. A filha do treinador se interessa por ele e um trapaceiro tenta convencê-lo a perder o embate. Durante a equilibrada luta, Carlitos recebe ajuda de seu fiel buldogue.

Já “Os Amores de Carmen” (Burlesque on Carmen, EUA, 1917) narra a história de uma cigana (Edna Purviance) que tenta seduzir um oficial da guarda, a fim de que ele deixe passar um contrabando.

Carmen que, como uma sereia, usa seu canto e dança para encantar e seduzir suas vítimas e praticar suas atividades fora da lei. Entre suas vítimas, Don José (Charlie Chaplin), é um jovem e inocente soldado que sob seus feitiços é levado a trair sua honra, perder o rumo de sua vida e terminar expulso do exército.

Mais cinema em São Paulo

Que tal aproveitar o clima antigo e curtir uma sessão com pipoca num dos cinemas de rua da cidade? Confira aqui nossa lista com as salas mais legais!