Coletivo VULCÃO discute feminismo e gênero em programação online

Grupo mergulha no universo de Virginia Woolf, Clarice Lispector e no poetry slam com uma série de espetáculos e debates imperdíveis

Nos dias

30/04 - 07/05
14/05 - 21/05 - 28/05

2021

20h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Fala, nação Catraqueira! Quem quer uma dica de programação super empoderada e gratuita? Se você gostou da ideia, não perca a comemoração de cinco anos do Coletivo VULCÃO, em cartaz entre os dias 30 de abril e 28 de maio.

Celebração do Coletivo VULCÃO tem exibição do espetáculo “Águas do Mundo”, inspirado em Clarice Lispector
Créditos: Cezar Siqueira/ divulgação
Celebração do Coletivo VULCÃO tem exibição do espetáculo “Águas do Mundo”, inspirado em Clarice Lispector

Formado por Elisa Volpatto, Livia Vilela, Paulo Salvetti, Rita Grillo e Vanessa Bruno, o grupo se destaca por abordar feminismo, literatura e questões de gênero em seus trabalhos. Para a data especial, os integrantes mergulharam no universo das escritoras Clarice Lispector e Virginia Woolf.

Embora o aniversário seja do Coletivo VULCÃO, quem ganha presente é o público, que tem acesso a debates, transmissão de espetáculo, pré-estreia e até a abertura de um trabalho em construção. Tá bom ou quer mais?

VULCÃO reflete sobre literatura, feminismo e questões de gênero
Créditos: Cezar Siqueira/ divulgação
VULCÃO reflete sobre literatura, feminismo e questões de gênero

A celebração tem início com três encontros no Instagram @vulcao.art sobre o espaço social da mulher hoje, partindo de Clarice Lispector e sua obra “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” (1969).

Cada dia, sempre às 20h, a diretora Vanessa Bruno recebe uma pensadora diferente. No dia 27 de abril, a convidada é Eliane Fitipaldi, no dia 28, é a jornalista Mariana Delfini e, por fim, no dia 29, quem participa da live é a escritora Liliane Prata.

Todos os debates preparam o terreno para a atividade da sexta, dia 30 de abril, às 20h, no YouTube da Corpo Rastreado. É a exibição especial do espetáculo  “Águas do Mundo”, inspirado no livro de Clarice que norteou as discussões.

Os espectadores acompanham a protagonista na partilha da solidão, do habitar seu próprio corpo e desejo para ampliar a capacidade de amar sua própria existência de ser mulher e ser humano no mundo. A peça também faz referências a histórias clássicas, como o mito de Eros e Psiqué, a Odisseia de Homero e a ninfa Lorelei, da mitologia alemã.

Quem estiver curioso para a próxima estreia do VULCÃO pode participar de uma abertura de processo online. Desde 2017, os artistas se debruçam sobre o livro “Orlando – uma biografia”, de Virginia Wolf. Na trama, o personagem-título, um nobre em plena Inglaterra elisabetana (séculos 16 e 17), atravessa os anos até o século 20 e, em algum momento, se vê misteriosamente transformado em Lady Orlando.

“Orlandx” está em construção desde 2017
Créditos: Suzanna Tierie/ divulgação
“Orlandx” está em construção desde 2017

A primeira ação relacionada à montagem do espetáculo “Orlandx” é um chá virtual no YouTube da Corpo Rastreado, no dia 7 de maio, às 20h. Os intérpretes fazem uma leitura para problematizar a dramaturgia que está sendo construída durante os ensaios.

Claro que a ocasião pede convidadas especiais! Por isso, marcam presença na atividade a dramaturga Carol Pitzer, a maquiadora trans Britney Federline e a socióloga Carla Cristina Garcia.

Além disso, no dia 14 de maio, às 20h, o público é convidado a refletir se “Orlando” pode ou não ser considerado queer. Participam do papo a escritora transfeminista Helena Vieira e a maquiadora e mestra em filosofia Magô Tonhon. Assista no YouTube da Corpo Rastreado.

Alguém falou pré-estreia? A programação do dia 21 de maio, às 20h, também no YouTube da Corpo Rastreado, é a primeira exibição de “Rosa Choque – poema cênico musical virtual”. O texto inédito é assinado por Dione Carlos, uma das grandes dramaturgas da atualidade, e a direção é de Vanessa Bruno.

“Rosa Choque” faz uma pré-estreia no dia 21 de maio
Créditos: Coletivo VULCÃO/ divulgação
“Rosa Choque” faz uma pré-estreia no dia 21 de maio

O trabalho usa a linguagem do slam poetry para estabelecer uma relação entre a história da ativista paquistanesa Malala Yousafzai e as estudantes secundaristas que ocuparam as escolas de todo o Brasil no final de 2015, contra seus fechamentos.

Vanessa reuniu mulheres poderosas de São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Paris com a missão de criar um espetáculo poderoso pelo Zoom. No elenco estão Alice Quintiliano, Bia Miranda, Gabriela Rocha, Letícia Calvosa, Lilian Regina, Lisi Andrade, Livia Vilela, Luisa Coelho, Monalisa Silva e Rita Grillo.

Para encerrar a festança, no dia 28 de maio, às 20h, acontece uma live com os integrantes da companhia via Instagram @vulcao.art. Eles compartilham curiosidades e refletem sobre (r)existir nos tempos atuais.

Demais, não? Se liga só nesses outros eventos para curtir online: