Colóquio discute experiências de arte inclusiva no Brasil e Portugal

Por: SP Escola de Teatro
Crédito: DivulgaçãoCena do filme português “O Filho Pródigo”, que será lançado no Brasil durante o colóquio.

O papel da arte no processo de inclusão social é tema do colóquio luso-brasileiro organizado pela SP Escola de Teatro e o Centro de Estudos Arnaldo Araújo da Escola Superior Artística do Porto (Esap), que acontece nos dias 12, 13 e 16 de novembro, na capital paulista. No evento gratuito, artistas, autoridades, gestores culturais e pesquisadores participam de painéis, nos quais discutem políticas e experiências de acessibilidade, com exemplos de atuação de pessoas transgênero, pessoas com deficiências e detentos do sistema prisional.

O colóquio acontece na sala Alberto Guzik, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro. Aberto ao público, não precisa de inscrição para participar.

Esta é a segunda etapa do colóquio, cujo tema é “Arte inclusiva — Quem inclui quem?”. A primeira delas aconteceu em Portugal, em 10 de outubro, com participação de representantes da instituição brasileira. O objetivo do colóquio é traçar um panorama reflexivo diverso da intersecção da arte como ferramenta de inclusão social. Para tanto, o evento terá participação de representantes do poder público, como o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, e de artistas como o bailarino Rafael Barbosa, o diretor teatral Maurício Paroni (os três com deficiência), as atrizes Márcia Araújo Dailyn, Divina Valéria e o dramaturgo Dani Veiga.

PARCERIA

O colóquio “Arte inclusiva — Quem inclui quem?” também marca o lançamento no Brasil do filme-concerto “O Filho Pródigo”, dos portugueses Luísa Pinto e Carlos Coelho, que será exibido em São Paulo em parceria com o festival Satyrianas, no dia 16 de novembro, no Cine Bijou (praça Roosevelt), às 18h30.

No projeto inédito realizado no Porto, os diretores criaram o trabalho com elenco formado por atores profissionais — entre elas Fernanda Lapa, uma das principais atrizes portuguesas, com mais de 50 anos de carreira — e detentos do sistema prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, no Porto.

“O Filho Pródigo” foi criado a partir do texto de João Maria André e Helder Wasterlain e tem música de Eduardo Silva e Ruca Lacerda. A obra é quase toda muda, com trechos narrados (em São Paulo, Ivam Cabral fará a narração) e diálogos expostos em legendas. Na história, dolorosos desencontros de uma família cujo filho partiu deixando o pai rancoroso, a mãe saudosa e o irmão sob a difícil tarefa de preencher tal vazio.

Confira a programação completa no site da SP Escola de Teatro.

Compartilhe:

Por: SP Escola de Teatro

A SP Escola de Teatro é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e tem por atribuições a formação profissional na arte teatral.

1
5 blocos incríveis para curtir o Carnaval de rua no Rio
Carnaval está aí e é chegada a hora da gente decidir quais blocos nós vamos arrasar as nossas fantasias, confetes, …
2
5 blocos incríveis para curtir o carnaval de rua de SP
O Carnaval está aí! É chegada a hora de escolher os blocos para arrasar na passarela das ruas, ostentando fantasias, …
3
BH: Jetiboca tem café incrível a R$ 3, pão de queijo e muito amor
Um dos lugares mais incríveis e inusitados no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é o Mercado Novo. Há …
4
3 trilhas no Rio com vistas de tirar o fôlego
Esse vídeo é para os amantes de ecoturismo, ou mesmo para quem quer começar a fazer trilhas e se conectar …
5
Parque da Pedra Branca no RJ: a maior floresta urbana do país
Pega um calçado confortável, passar protetor e repelente e Colaí nessa caminhada pelas trilhas do Parque da Pedra Branca, a …
6
Roteiro zen para fugir do caos de SP
Viver em SP é estar sempre ligadão no 220. Mas é legal dar uma freada no corre corre, né não?Colaí …
7
3 rolés pra curtir no Baixo Tijuca no Rio de Janeiro
A região do Baixo Tijuca tem muito o que oferecer quando o assunto é cerveja gelada!Colaí que eu tenho as …
8
Arena Digital de Curitiba: cinema e planetário no mesmo lugar
Ver as estrelas, mergulhar no fundo do mar, conhecer de pertinho todo o sistema solar. Tudo isso é possível em …