Com chef Rita Lobo, evento discute comida, saúde e cultura

Chef Rita Lobo participa de um bate-papo sobre escolhas alimentares no dia 3 de outubro, às 16h30, no Sesc 24 de Maio

Sesc

Seminário internacional ‘Conexão Comida’ tem palestras, feira de alimentos orgânicos e lançamento de jogo de tabuleiro

Os renomados chefs de cozinha, como a paulista Rita Lobo, cada vez mais têm se preocupado com a relação entre comida, saúde e cultura na hora de desenvolver seus pratos. Para discutir essa tendência, o Sesc 24 de Maio, no Centro de São Paulo, recebe o seminário internacional “Conexão Comida: Saberes e Práticas na Alimentação”, que acontece nos dias 3 e 4 de outubro, das 9h às 18h30.

Os interessados em participar do seminário devem se inscrever pela internet ou na Central de Atendimento da unidade a partir do dia 4 de setembro. A taxa de inscrição custa entre R$ 15 e R$50.

Rita Lobo
Crédito: divulgação - Sesc SPChef Rita Lobo participa de um bate-papo sobre escolhas alimentares no dia 3 de outubro, às 16h30, no Sesc 24 de Maio

O evento convida a chef, jornalistas especializados em gastronomia, nutricionistas e outros profissionais de várias áreas do conhecimento para discutir aspectos multidisciplinares relacionados à alimentação saudável e ao ato de comer.

Com o tema “Comida, Saúde e Cultura”, uma conferência com o sociólogo francês Jean-Pierre Poulain, professor na Universidade de Toulouse, abre a programação no dia 3 de outubro, às 10h30. Ele explica como comer é um ato social de compartilhar e como a cultura alimentar de um povo é determinada pelos valores, hábitos e crenças transmitidos de geração a geração. A conversa é mediada pelo jornalista Carlos Henrique Carvalho, presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom).

Já a chef Rita Lobo, criadora do site Panelinha e apresentadora do programa “Cozinha Prática” (no canal GNT), participa do bate-papo “Escolhas alimentares, como são feitas hoje?”, que também acontece nesse dia, às 16h30. A conversa trata dos vários fatores que envolvem essa escolha, como o valor nutricional, o sabor, as condições de acesso, a cultura local, as mensagens midiáticas, os modismos e a memória afetiva.

Também participam dessa mesa a nutricionista Marle Avarenga (coordenadora do GENTA – Grupo Especializado em Nutrição, Transtornos Alimentares e Obesidade) e o economista Valter Palmieri Jr. (professor na Fundação Getúlio Vargas e na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação). A mediação é da jornalista e crítica gastronômica Luiza Fecarotta, que escreve para a Folha de S.Paulo.

Outra atração do seminário é a mesa “Promoção de Sistemas Alimentares Saudáveis no Brasil e América Latina”, que acontece no dia 4, às 16h30. A ideia é discutir os ambientes alimentares, as conquistas e as dificuldades existentes para a promoção de um sistema que respeite práticas saudáveis, nas perspectivas cultural, ambiental, econômica e social.

Os convidados dessa conversa são a nutricionista Elisabetta Recine (presidente do CONSEA – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e o médico Juan Carlos Morales González (diretor executivo da FIAN Colômbia). A mediação é da jornalista Juliana Dias, que coordena o curso de Jornalismo Gastronômico na FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Além das palestras e conferências, a programação conta com uma feira de alimentos orgânicos e agroecológicos e o lançamento do jogo de tabuleiro “Tá na Mesa”, sobre as nossas escolhas alimentares cotidianas, elaborado pelo Sesc SP a partir da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira. Essas duas atrações podem ser conferidas no terceiro andar da unidade, das 12h às 19h.

O evento é uma atração da segunda edição do projeto “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura”, que realiza uma extensa programação relacionada a esse tema em várias unidades do Sesc SP, entre 3 e 28 de outubro.

Confira aqui as outras conferências do seminário internacional “Conexão Comida: Saberes e Práticas na Alimentação”.

Compartilhe:

Autor: Por: Redação