Imagem do Topo

Conheça melhor a história de São Paulo na Jornada do Patrimônio

Com tema ‘Uma Cidade, Muitas Mãos’, evento promove 300 atividades gratuitas – bike tours, passeios guiados e bate-papos - em todas as regiões da cidade

Por: Redação | Comunicar erro
Até
19
de agosto 2018
Domingo - Sábado
diversos horários

Já se perguntou o quanto você conhece sobre a sua cidade? Para aprender um pouco mais sobre as figuras que dão nome às ruas, sobre a história por traz de edifícios antigos, museus e espaços culturais ou sobre as inúmeras culturas que se encontram em São Paulo, não perca a Jornada do Patrimônio, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto em todas as regiões do município.

Fachada do Museu da Imigração
Crédito: Vanessa Canoso - divulgaçãoMuseu da Imigração tem visitas guiadas durante a Jornada do Patrimônio 2018

O tema da edição é “Uma Cidade, Muitas Mãos”, com a proposta de homenagear todos os povos e culturas – portugueses, japoneses, árabes, haitianos, colombianos, italianos, africanos, nordestinos, bolivianos e muitos outros – que contribuem para a formação dos costumes, da gastronomia, das artes e do comércio na vida em São Paulo.

A programação tem cerca de 300 atividades gratuitas, entre caminhadas guiadas, bike tours, palestras, oficinas, visitação a imóveis, visitas guiadas a museus e lançamentos de livros.

Estátua no Cemitério da Consolação
Crédito: divulgação - Site oficial da Jornada do PatrimônioCemitério da Consolação tem visita guiada sobre obras de arte encontradas nos túmulos

A avenida Paulista recebe um bike tour e vários roteiros temáticos que destacam diferentes aspectos da via mais conhecida e amada da cidade e sua importância na construção da identidade paulistana. Por exemplo, o passeio “Avenida Paulista e as mãos que criaram uma nova cidade”, que acontece no dia 18, às 16h, conta sobre os antigos casarões, os ilustres moradores e suas influências na transformação da cidade.

foto da avenida Paulista
Crédito: Guilherme Leite Gaudereto - divulgaçãoAvenida Paulista tem vários roteiros e um bike tour durante a Jornada do Patrimônio

O Cemitério da Consolação também recebe várias atividades, como um sarau tour (no sábado e no domingo, às 13h) que apresenta ao público a história das obras de arte encontradas no espaço em uma experiência poética. Já o roteiro “Esquinas Improváveis”, que acontece no dia 18, às 14h (com inscrições pelo e-mail eduardocanejo@gmail.com), passa por túmulos de pessoas notáveis.

Outra atração é o passeio “As 12 Maravilhas do Ipiranga – O Legado do Conde José Vicente de Azevedo”, que acontece no dia 19, às 9h. O passeio passa por várias instituições assistenciais ao longo da avenida Nazaré, que testemunham a primeira ocupação do bairro, na antiga colina histórica.

Os amantes de café não podem perder o roteiro “Café e Cafeterias: Sociedade Cafeeira pelas Ruas do Centro”, no domingo, às 10h, sobre as transformações trazidas pelo período da Expansão Cafeeira e início da Industrialização, no final do século 19 e início do século 20. O tour passa por pontos no Centro, onde funcionaram grandes cafeterias e restaurantes de luxo.

passeio de bike em frente à Estação Júlio Prestes
Crédito: divulgação - Site Oficial da Jornada do PatrimônioBike Tour no Centro Novo de São Paulo é um dos destaques da Jornada do Patrimônio 2018

Se você está interessado em conhecer sobre a chegada de imigrantes no final do século 19, a dica são as visitas guiadas ao Museu da Imigração, que ocorrem no sábado e no domingo, às 11h. O prédio onde funciona a instituição foi construído para hospedar temporariamente os imigrantes estrangeiros que vinham trabalhar nas lavouras de café. O edifício chegou a abrigar até 6 mil pessoas.

Outro passeio histórico é oferecido pelo Shopping Pátio Higienópolis.  A instituição administra o casarão “Nhonhô Magalhães”, que  apresenta detalhes em marchetaria, lustres de ferro fundido, lambris de jacarandá entalhados pelo artista italiano Dinucci, vitrais belgas, mosaicos com vidro de Murano e teto em madeira de lei ornamentado em gesso pintado em dourado, além de um teatro no subsolo. A visitação acontece no dia 19 de agosto, em quatro horários: 10h, 11h, 14h e 16h, Para participar, é preciso se inscrever até o dia 17 de agosto pelo telefone (11) 3289-2699, ou pelo e-mail casaraohistorico@spmj.com.br.

Casarão Nhonhô Magalhães
Crédito: Wikimedia CommonsPalacete do Nhonhô Magalhães está aberto à visitação no dia 19 de agosto, durante e Jornada do Patrimônio

Para quem curte a arquitetura dos anos 1920, uma boa pedida é a visitação guiada ao Drosophyla ,uma casa em estilo cottage com influência germânica projetada pelo arquiteto de Abelardo Soares Caiuby, que apresenta pinturas nas paredes das salas principais. Todos os lustres do térreo são originais e todas as ferragens da casa são de origem europeia. Atualmente, o espaço é um bar e centro cultural, com shows, bazares e saraus. As visitas guiadas acontecem no dia 19 de agosto, às 15h, 16h e 17h.

Crédito: Divulgação - DrosophylaDrosophyla Bar

As várias unidades do Sesc também organizam uma série de atividades especiais. Saiba mais sobre essas atrações aqui.

Confira aqui a programação completa da Jornada do Patrimônio 2018.