Descubra um fantástico jardim suspenso no centro de São Paulo

Jardim na cobertura da Prefeitura de São Paulo conta com mais de 400 espécies vegetais e 3 mirantes

Por: Catraca Livre

Quem caminha pelas ruas estreitas do centro velho de São Paulo, nem imagina que bem no coração da cidade, na sede do poder executivo municipal, um belo jardim se esconde. Da Praça Patriarca, quem ousa olhar para o alto e não para as ruas movimentadas, vislumbra um pouco do verde, o suficiente para instigar a curiosidade.

Edifício Matarazzo, atual sede da Prefeitura de São Paulo
Edifício Matarazzo, atual sede da Prefeitura de São Paulo

Bem ali, no Edifício Matarazzo, atual sede da Prefeitura de São Paulo, um jardim suspenso, pensado pelo próprio Matarazzo, quebra a paisagem de concreto. A visita ao jardim só é possível através da visita monitorada realizada pela SPTuris. Mas, não se preocupe, pois a visita vem bem a calhar para conhecer mais sobre a história do lugar.

O edifício, encomendado para ser a sede das indústrias Matarazzo, foi projetado por arquitetos italianos e, por isso mesmo, carrega forte influência da arquitetura italiana da década de 1930. A começar pela suntuosidade; é impossível não se espantar com a imponência e grandiosidade do hall de entrada todo revestido em mármore travertino. Além disso, o hall conta com um enorme mapa do Brasil, em mosaico, que foi importado da Itália, e obras, acopladas às colunas, intituladas “Epopeia do Trabalho Humano”, de autoria do mesmo artista que projetou o Obelisco do Ibirapuera. Essas e tantas outras informações curiosas são passadas pela equipe da SPTuris durante a visita. 

Moderno e antigo se misturam no Hall de entrada
Moderno e antigo se misturam no Hall de entrada

Passado o momento inicial da visita, enfim chegamos à cobertura do prédio e ao tão misterioso jardim! Mais de 400 espécies vegetais, entre árvores frutíferas, pés de café, cana-de-açúcar e até mesmo um exemplar de pau-brasil aguardam os visitantes. Entre tanto verde, que até parece um bosque, ainda há três mirantes com vista para três regiões da cidade, sendo possível observar alguns pontos conhecidos de São Paulo, como o Copan, o Banespão e o Theatro Municipal. Por fim, mas não menos importante, um lago com carpas finaliza o passeio.

Mais de 400 espécies vegetais compõem o jardim
Mais de 400 espécies vegetais compõem o jardim

Orientações para visitação:

● Dias de visitação: Segunda a sábado, às 10h30, 14h30 e 16h30.

● A visitação tem duração prevista de uma hora.

● Não é necessário agendamento.

● Chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência, na recepção do edifício.

Edifício Altino Arantes visto de um dos mirantes do jardim
Edifício Altino Arantes visto de um dos mirantes do jardim

Programa Catraca Livre, regado a muita história, curiosidades e vistas lindas! Vale a visita!

Para mais dicas de passeios e atividades culturais em São Paulo, não deixe de visitar e seguir a página do Viva Cultura no Instagram e no Facebook.