Consciência Negra: uma lista recheada de atrações nas periferias

Até 11 de novembro de 2018

Diversos horários.

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Se a intenção essa semana for diversão e cultura a Agência Mural de Jornalismo das Periferias tá aqui pra te fortalecer. Selecionamos os rolês que você buscava para dar um giro legal pelas quebradas essa semana. Se liga:

A arte do samba e a arte do grafite se unem na Favela Galeria
Créditos: Toni William
A arte do samba e a arte do grafite se unem na Favela Galeria
  • Zona Norte

Bailão no Casarão 6ª Edição – Festa

A organização garante que é um baile democrático e divertido. A orientação é para que em caso de calor utilizar roupas mais leves e confortáveis porque a promessa é de muita dança. O evento rola na Casa de Cultura Vila Guilherme, Casarão, no domingo (dia 11) a partir das 15 horas e tem entrada gratuita. O endereço é Pça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme.

Noite ‘Negro É Lindo’ – Festa.

Noite ‘Negro É Lindo’ é uma festa que promete entregar muito Flashback, Samba Rock, Flash Rap e melodias. Todos ritmos negros de muito sucesso nos bailes das quebradas. Quem comanda o som são os Dj’s Ademir, Toninho e Edson. A festa acontecerá no CDC Jaçanã, Rua Antônio Cezar Neto, 347, no domingo (dia 11), terá início as 16:00 e a entrada é franca, só chegar.

  • Grande São Paulo

Osasco

‘Samba Rock de Oz’ – de quebrada em quebrada

No domingo (dia 11) a unidade do SESC – Osasco recebe o ‘Samba Rock de Oz’, evento trará muita nostalgia e garante colocar os participantes pra dançarem muito. Aulas de samba rock serão ministradas e a discotecagem fica por conta dos DJ Renato San, DJ Pedro (da equipe Olhos Coloridos) e DJ Fio. O público vai curtir samba-rock e Black Music, e ainda assistirá ao show da banda Sambasonics. Os ingressos para o evento serão distribuídos gratuitamente uma hora antes da abertura dos portões.
O SESC – Osasco fica na Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1300, Jardim das Flores – Osasco.

Mogi das Cruzes

Free Session – Back from the Dead – Hip-Hop

A 4ª Semana do Hip-Hop de Mogi das Cruzes contará com o evento Free Session que levará a Mogi das Cruzes Batalhas, breaking, Cyphers, DJ´s e Pocket Show´s e muita atitude hip-hop.
Toda programação rola na casa do Hip-Hop de Mogi das Cruzes que fica na rua Rua Cel. Cardoso Siqueira, 48, sábado (dia 10) das 14:00 às 19:00 hrs, e é catraca livre.

Taboão da Serra

Cheny Wa Gune e Xixel Langa (Moçambique ) no Espaço Clariô – Teatro

Xixel Langa e Cheny Wa Gune, dois músicos moçambicanos que trazem a essência da ponte entre a música de raiz do sul de Moçambique com a contemporaneidade cosmopolita da capital do país, Maputo. Com seus instrumentos tradicionais, a ‘timbila’, o ‘chitende’, a ‘mbira’ e a ‘gocha’, e com suas melodias que contam histórias, desejos, sonhos e dores. Ainda terá Workshop de instrumentos típicos da música moçambicana.
O evento rola no domingo (dia 11) das 14:30 às 21:30 no ‘Espaço Clariô’, Rua Santa Luzia, 96. Taboão da Serra.
Os ingressos vão de R$ 15 (só o espetáculo) a R$ 30 (espetáculo e workshop)

  • Centro

Samba de Comunidade apresenta “Tabuleiro do Ary” – Música

O grupo ‘Tabuleiro do Ary’ foi formado em São Paulo no ano de
2015, por estudantes do Conservatório de Tatuí que tinham como intuito pesquisar o repertório da época de ouro do rádio e os bailes de gafieira. Atualmente, formado por violão de sete cordas, cavaquinho, trombone, voz e percussões, o grupo utiliza da sonoridade dos tradicionais regionais de choro para elaborar os seus arranjos.
O samba acontece na Ação Educativa, Rua General Jardim, 660, Centro, na sexta-feira (Dia 09) das 19:30 às 22:00 e a entrada é gratuita

Periferia A Massa no Aparelha Luzia – Música

A Aparelha Luzia recebe a banda ‘Periferia A Massa’ que promete levar um som dançante para todos os públicos e contar de uma maneira divertida a realidade das periferias de São Paulo.
O show é de graça e rola na sexta (dia 09) das 20:00 às 23:00 hrs.
Aparelha Luzia fica na rua Apa, 78, centro.

  • Zona Leste

Pastoras do Rosário – Música

Nesta apresentação, a intenção é apresentar as pastoras, mulheres que tal qual suas ancestrais, resistem e ajudam a manter a memória negra da Igreja da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos de Penha de França, a igreja é tombada pelos Conselhos de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado.
O evento é catraca livre e vai rolar na Oficina Cultural Alfredo Volpi que fica na Rua Américo Salvador Novelli, 416, Itaquera no sábado (dia 10) às 20hrs. A distribuição dos ingressos será feita uma hora antes no local da apresentação.

Noix C Tromba: Quebrarte – musica e Grafite
Nessa edição a arte do samba e a arte do grafite se unem na Favela Galeria, e oferece muita música boa, mais exposição de obras de arte e ainda vai rolar um tour monitorado pela galeria a céu aberto.
O rolê é gratuito e será na Rua Archangelo Archina, 587, São Mateus, a partir das 14:00 horas e se estende até as 20:00 no sábado (dia 10).

  • Zona Sul

Textura Afrourbana

O Centro Cultural Grajaú recebe o evento “Textura AfroUrbana”. O projeto surge com a proposta de criar uma ação coletiva de economia solidária e desenvolvimento cultural entre jovens LGBTQIA+ negros da periferia do Grajaú através de intervenções artísticas, rodas de conversa, debates, shows, festas com assuntos e temáticas que visam o enriquecimento da estética preta e periférica.
O evento acontece no sábado (dia 10), no calçadão/Centro Cultural Grajaú
das 14h às 22h e é gratuito.

Será que Funúncia? – Circo

Neste espetáculo são explorados diversas releituras de números clássicos que vemos no circo de lona, entre eles o número de música com objetos inusitados e acrobacias, esses envolvem o público de todas as idades desde a criança até a vovó. O desafio da artista é trazer a figura feminina, a Palhaça.
O espetáculo rolará na biblioteca Pública Marcos Rey, situada a rua Anacê, 92, Jd. Umarizal, no sábado (dia 10). É só chegar as 14:00 e assistir, já que a entrada é franca.

  • Zona Oeste

Rock no Butantã – Música

Rola no domingo (dia 11) na Casa de Cultura do Butantã o evento “Rock No Butantã”, onde entre outras atrações, tocará a banda de indie rock potiguar Toca-Fita de Corcel, os músicos se juntaram em 2013 e de lá pra cá não mais pararam de se apresentar. Outras atrações do evento serão: ‘Os Mandriões’ e ‘Santa Ignorância & As 3 Marias’ de São Paulo. O rock começa a partir das 15h e tem entrada gratuita. A Casa de Cultura do Butantã se localiza na av. Junta Mizumoto, 13, Jd. Peri Peri.

A Primeira História – Teatro

Uma antiga lenda africana que trata da origem de todas as histórias. Personagens vão surgindo de objetos cotidianos, e guia a narrativa a respeito de Ananse, que se lança numa divertida aventura para cumprir os desafios de Nyame e tornar-se merecedor do Baú de Histórias. A peça será apresentada no sábado (dia 10) as 14:30hrs, e terá entrada gratuita. O CEU Jaguaré fica na av. Kenkiti Simomoto, 80, Jaguaré

Em parceria com Agência Mural

A primeira agência de notícias, informação e inteligência sobre as periferias e feita pelas periferias de São Paulo.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Agência Mural

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.