CTN: o pedacinho do Nordeste em São Paulo

Centro de Tradições Nordestinas preza pela memória do Nordeste com muita música, gastronomia, cultura, fé e ações sociais

Por: Redação
Todos os dias
O CTN fica aberto ao público de segunda à quinta no horário de almoço, das 11h às 15h. Às sextas e sábados o funcionamento é das 11h às 05h e aos domingos das 11h às 22h

Quer ter uma experiência arretada de boa? Há 28 anos, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN) oferece o que há de melhor da cultura nordestina.

O centro cultural foi concebido como um recanto de encontro da comunidade nordestina de São Paulo e mantém o trabalho de preservação e valorização da cultura do nosso amado Nordeste.

Corredores centro de tradições nordestinas sp
Crédito: DivulgaçãoCentro de Tradições Nordestinas é a referência em cultura, entretenimento e gastronomia do Nordeste, em São Paulo

A fundação do espaço foi inspiração do empresário e radiodifusor José de Abreu, em maio de 1991, para mudar o cenário de intenso preconceito e ignorância contra os migrantes nordestinos que residiam na capital paulistana.

O pedacinho do Nordeste em São Paulo, como é popularmente conhecido, oferece experiências culturais que abrangem toda a memória da região: música, gastronomia, cultura, fé e social.

O centro atrai mensalmente mais de 70 mil pessoas, entre nordestinos, paulistanos e turistas.

Música no CTN

Pelo palco do CTN já passaram grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Aviões do Forró, Banda Calypso, Jorge e Mateus, e Luan Santana, entre outros.

Às sextas-feiras, o público pode se divertir com grandes shows de forró, arrocha, sertanejo, samba e diversos ritmos da música brasileira. Basta adquirir os ingressos online.

show no CTN
Crédito: DivulgaçãoCom shows gratuitos aos sábados e domingos, CTN recebe grandes nomes da música nacional para agitar seu palco!

Aos sábados e domingos, a entrada no Centro de Tradições Nordestina é gratuita. Os frequentadores do CTN podem aproveitar a programação com toda a família e amigos.

Nestes dias, os artistas e bandas do tradicional forró pé-de-serra, xote, baião, além do forró eletrônico animam a todos.

A programação musical do centro pode ser consulta pelo site do CTN.

Sabor do Nordeste

Comer bem é uma das paixões do povo nordestino. Por isso, o Centro de Tradições Nordestinas possui um espaço com dez restaurantes que oferecem os pratos mais apetitosos da culinária nordestina.

O lugar certo para se comer um saboroso baião de dois, uma boa carne de sol, um escondidinho de carne seca, sarapatel, buchada de bode e muito mais.

Ou seja, prepare-se para a descoberta de novos sabores e novas sensações!

Além dos restaurantes, o CTN conta com doze quiosques de quitutes e bebidas típicas, como tapiocas, bolos de mandioca, milho, rolo ou puba, refrigerantes típicos do Nordeste e até acarajé!

MERCADO DE PINHEIROS: O NOVO POINT DA BOA GASTRONOMIA

Festivais Gastronômicos

Anualmente, o centro também recebe dois festivais gastronômicos maravilhosos!

Em abril, acontece o Festival de Doces Nordestinos em São Paulo, onde o público pode se deliciar com a variedade de sobremesas dos estados nordestinos que ganharam o Brasil.

Entre os doces típicos, estão a cartola (banana da terra, mel de engenho, açúcar e canela), doce de mamão com rapadura, mungunzá e muito mais!

área dos restaurantes do centro de tradições nordestinas
Crédito: Divulgação10 restaurantes e 12 quiosques matam a fome lá no Centro de Tradições Nordestinas

No mês de agosto, é a vez do Festival Gastronômico Nordestino de São Paulo tomar conta do CTN.

O festival oferece mais de 20 opções entre pratos, bebidas e sobremesas da culinária da região Nordeste, que são servidos em porções no valor de até R$ 10.

Cultura Nordestina

O Nordeste possui um grande valor histórico, social, político e, principalmente, cultural para o Brasil. A região onde o país nasceu apresenta características herdadas do encontro das culturas portuguesa, negra e indígena.

A região formada pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia se destaca pela garra, coragem e alegria do seu povo.

carnaval no centro de tradições nordestinas
Crédito: DivulgaçãoO Centro de Tradições Nordestinas cumpre essa missão de reunir os sotaques, cores e sabores da região mais arretada do Brasil, valorizando e enaltecendo a herança cultural dessa comunidade

Dentre as principais manifestações culturais originárias do Nordeste estão as festas juninas, a poesia popular, o frevo, o artesanato, o reisado, a culinária, a capoeira e as religiões afro-brasileiras.

Por valorizar a cultura nordestinas, o CTN promove diversas atividades e eventos culturais que relembram os festejos da região Nordeste.

10 PASSEIOS BARATOS PARA FAZER EM SÃO PAULO

Fizeram parte dessa trajetória eventos como a Exposição “60 anos de Baião Tributo a Gonzagão”, “Centenário de Patativa do Assaré”, “Festival de Cordel do CTN” e a “Missa do Vaqueiro“.

O centro também recebe festas fixas:

Carnaval

Nesta festa que toma o país inteiro, o público pode reviver um pouco do carnaval do Nordeste, além de ritmos e sucessos da atualidade.

A criançada ocupa o pátio do CTN e se diverte com as matinês infantis, repletas de muita brincadeira, confetes, serpentinas frevo, axé e marchinhas.

São Jão de Nóis Tudim

Música boa e autenticamente nordestina não pode faltar no São João.

Nos oito dias de festa, o CTN traz em sua programação mais de 20 atrações entre bandas, trios pé-de-serra, grupos folclóricos e aulões de forró.

Dia do Nordestino

Desde 2009, em 8 de outubro se comemora o Dia do Nordestino. O intuito é a celebração das raízes e tradições culturais e homenagem ao centenário do poeta popular cearense Patativa do Assaré.

Para comemorar a data, o CTN oferece uma programação diversificada que inclui muita música, arte e gastronomia.

Aniversário do Frei Damião

Para relembrar a memória e vida de Frei Damião, o Centro de Tradições Nordestinas realiza no mês de novembro uma missa especial em sua homenagem, a fim de celebrar a data de nascimento e sua forte relação com a entidade.

aniversário de padre cicero no ctn
Crédito: Dorival RosaAniversário do Padre Cícero é Lei por lá, uma vez que o seminarista é padrinho do centro

Procissão com fieis e devotos, bênçãos das carteiras de trabalho, orações pela beatificação do frade, distribuição de óleo bento e santinhos fazem parte da programação.

Aniversário do Padre Cícero

O Centro de Tradições Nordestinas realiza anualmente a Festa do Padre Cícero em comemoração à sua data de aniversário (24 de março de 1844).

Na programação estão inclusos shows, missas, distribuição de bolo e ações sociais, homenagens de repentistas e forrozeiros ao maior expoente religioso de Juazeiro do Norte.

Viva Gonzagão

O Centro de Tradições Nordestina promove o evento Viva Gonzagão, que movimenta o espaço de cultura com uma programação danada de boa, marcada por homenagens ao cantor e ao tradicional ritmo do Nordeste.

O evento celebra o Dia Nacional do Forró, comemorado em 13 de dezembro.

Viva Gonzagão no CTN
Crédito: Karlos Eduardo OliveiraViva Gonzagão é o evento que homenageia o Rei do Bairão

Fé no CTN

Localizada no Centro de Tradições Nordestinas, a Capela Imaculada Conceição foi construída em homenagem ao Frei Damião, em 1998, e é um símbolo da fé nordestina na cidade de São Paulo e conta com um Memorial ao Frei e, também, ao Padre Cícero.

Em 20 de março de 2016, após acordo entre a Arquidiocese de São Paulo e a  Irmandade Imaculada Conceição, a Capela foi oficialmente integrada à Igreja Católica Apostólica Romana e o Padre João Evangelista de Sousa deu início a suas atividades pastorais.

Confira aqui toda a programação sacra do espaço.

Solidariedade Nordestina

O CTN realiza diversas ações sociais, que contribuem para a melhora na qualidade de vida de pessoas de baixa renda e ajudam a garantir seus direitos como cidadãos.

Entre as ações realizadas no Centro de Tradições Nordestinas estão a inclusão social para detentos, através da prestação de serviço comunitário e a campanha do agasalho.

casamento comunitário no ctn
Crédito: DivulgaçãoDe Casamentos Comunitários a Cursos Profissionalizantes, o CTN tem forte desempenho social voltado para que pessoas de baixa renda possam garantir seus direitos como cidadãos

Conheça abaixo os projetos sociais do centro cultural:

CTN Cidadão

O CTN Cidadão acontece a cada dois meses onde são disponibilizados profissionais da saúde para realizar testes de diabetes, medição de pressão arterial e avaliação odontológica, além de serviços que promovem o aumento da autoestima de moradores das comunidades, como corte de cabelo e maquiagem.

O centro oferece também orientação jurídica e emissão de documentos.

Doação de Alimentos

A arrecadação de mantimentos em shows e ações da Capela acontecem constantemente.

Os alimentos arrecadados são doados para entidades sociais e para pessoas em situação de vulnerabilidade social na forma de cesta básica.

Cursos Profissionalizantes

Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, são promovidos cursos gratuitos com duração de dois meses e meio com aulas duas vezes por semana.

O aluno recebe o material didático gratuitamente e precisa cumprir 80% da carga horária para receber o certificado de conclusão.

Entre os cursos, estão: Curso de Moda e Modelagem, Curso de Beleza, Padaria Artesanal e Curso de Construção Civil

Vila Social

O CTN apoia o projeto Vila Social desde agosto de 2013. O Vila Social CTN tem como objetivo atender crianças com alta vulnerabilidade social do entorno do CTN, com idade entre seis e 12 anos com aulas de reforço escolar, atividades esportivas e culturais.

O CTN apoia o projeto Vila Social desde agosto de 2013
Crédito: DivulgaçãoO centro apoia o projeto Vila Social desde agosto de 2013

São atendidas atualmente 60 crianças no contra turno escolar. A oportunidade é gratuita, além de atividades lúdicas, recreação, café da manhã e almoço.

Viva Leite

O CTN promove há quatro anos a distribuição gratuita de leite a famílias de baixa renda, com crianças entre um e seis anos, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. A distribuição é realizada às terças e quintas-feiras.

Casamento Comunitário

Em 2011, a primeira edição do Casamento Comunitário foi realizada.

Hoje, a celebração é uma das principais ações sociais da entidade e possibilita, que centenas de casais de baixa renda possam realizar o sonho de se casar e regularizar sua situação civil de maneira gratuita.

O projeto é realizado pelo departamento social do Centro de Tradições Nordestinas e promove em média 80 uniões por ano.

A cerimônia é realizada dentro do CTN onde os casais recebem a certidão de casamento das mãos de um juiz de paz numa celebração ecumênica.

O Casamento Comunitário, desde 2013, também realiza casamentos homoafetivos, reforçando assim o direito à igualdade.

Para informações sobre as obras sociais do CTN, entre em contato pelo número (11) 3488-9411 ou pelo e-mail social@ctn.org.br.

O Centro de Tradições Nordestinas fica aberto ao público de segunda à quinta no horário de almoço, das 11h às 15h. Às sextas e sábados, das 11h às 5h, e aos domingos, das 11h às 22h.

A entrada é gratuita em todos os dias, exceto às sextas-feiras, que o valor do ingresso depende do show que acontece por lá (confira aqui a agenda do centro cultural).

Quer mais uma dica arretada?

De São Mateus para o centrão ou da Casa Verde para o Jaguaré, o que não falta são opções GRATUITAS de piscinas públicas para você tirar onda – ainda que em piscinas.

1
Sorvete de pão de queijo: a sobremesa mais gostosa e inusitada de BH
Que Minas Gerais tem os pães de queijo mais gostosos, todo mundo já sabe! Mas já experimentou um sorvete de pão …
2
Espaço Ovni: cerveja gelada, beijo na boca e música boa no Recife
Se você tá a fim de curtir um som louco, dar uns beijos na boca e tomar aquela gelada durante …
3
Feira Tom Jobim é o melhor lugar pra comer no sábado de manhã em BH
Imagine um sábado suave na nave, sob a sombra de uma árvore, apreciando o sabor de comidas típicas nacionais e …
4
3 lugares para apreciar a paisagem de Curitiba do alto
Curitiba é uma cidade linda, disso já sabemos! Mas ver ela do alto deixa tudo ainda melhor! Colaí pra ver essas …
5
Onde curtir um show de música independente delicinha em São Paulo
Pagar dois salários mínimos pra ver show não dá, né? Ainda mais quando São Paulo é a cidade onde você encontra …
6
RJ: Um mergulho literário no Real Gabinete Português de Leitura
O Rio de Janeiro é a Cidade Maravilhosa não apenas por suas paisagens e praias! Ali no centro fica um dos …
7
Casa Preta: lar da cultura alternativa de Salvador
Um Casarão no Dois de Julho tem cultura saindo pelas janelas! Com eventos do subsolo ao terraço, a Casa Preta …
8
SP: Maior festival de inovação e arte digital do Brasil
Unhide Conference, um festival de inovação e arte digital está em sua segunda edição. Fomos conferir esse encontro de arte, criatividade …