Cursos e oficinas gratuitos de audiovisual, fotografia e artes

Em comemoração ao dia mundial da fotografia, celebrado em 19 de agosto, as Oficinas Culturais Alfredo Volpi e Oswald de Andrade, oferecem cursos e exposições sobre o tema. As atividades começam no fim de julho e seguem até setembro (confira a grade de programação e inscrições abaixo). Todas as oficinas têm participação Catraca Livre! Algumas das oficinas têm inscrição pelo site e outras diretamente nas escolas.

Alguns dos temas abordados são pin hole (inclusive para crianças), cianotipia, ateliê e oficina de webdocumentário. Que tal aproveitar e ampliar os conhecidos – ainda mais de graça?!

Oficina Cultural Oswald de Andrade tem oficinas gratuitas de fotografia e artes
Créditos: Marcia Alves
Oficina Cultural Oswald de Andrade tem oficinas gratuitas de fotografia e artes

Confira a programação:

  • Oficina Cultural Alfredo Volpi
    Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – (11) 2205-5180

Ateliê de práticas gráficas – Introdução à monotipia, xilogravura e gumprint
21 de julho a 29 de setembro, às sextas, das 14h às 17h
A oficina oferece o contato com procedimentos da gravura como a xilo, a monotipia e a gumprint. A atividade é ministrada por Isabella Finholdt, formada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo, com produção em fotografia, gravura e desenho.

Oficina de Pin Hole
5 a 19 de agosto, aos sábados, das 14h às 17h
A oficina apresenta técnicas fotográficas utilizando câmeras artesanais. A câmera pin hole é uma máquina fotográfica artesanal, simples e sem lentes, que tem apenas um “buraco de agulha” (tradução de pin hole). Os participantes conhecerão todos os processos da produção fotográfica, desde a construção da câmera, o fotografar, a revelação do negativo e produção de cópias fotográficas. O curso é ministrado pelos fotógrafos Eduardo Fujise e Gideoni Junior.

Oficina de Pin Hole para crianças
26 de agosto, das 14h às 17h
A oficina apresenta técnicas fotográficas utilizando câmeras artesanais. No curso, as crianças irão fotografar com câmeras pin hole, realizar a revelação e produção de cópias fotográficas. A oficina será ministrada pelos fotógrafos Eduardo Fujise e Gideoni Junior.

Oficina de Cianotipia
2 de setembro, das 14h às 17h
Cianotipia é um processo de impressão fotográfica em tons azuis, que produz uma imagem em ciano, processo descoberto no meio do século XIX e utilizado para fazer cópias fotográficas e de desenhos de baixo custo. A partir de fotos digitais ou digitalizadas trazidas pelos participantes em qualquer dispositivo, a oficina irá produzir digitais de negativos e cópias fotográficas de cianótipos. A oficina será ministrada pelos fotógrafos Eduardo Fujise e Gideoni Junior.

Workshop de Antotipia
16 de setembro, das 14h às 17h
Antotipia é um processo de impressão fotográfica que utiliza como material fotossensível emulsões produzidas a partir de flores, folhas, frutos e vegetais. A partir de fotos digitais ou digitalizadas trazidas pelos participantes em qualquer dispositivo, faremos a produção digital de negativos e reproduções fotográficas em antotipia. A oficina será ministrada pelos fotógrafos Eduardo Fujise e Gideoni Junior.


  • Oficina Cultural Oswald de Andrade
    Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – (11) 3222-2662

Oficina de documentário: estética da não-ficção
20 de julho a 28 de setembro, terças e quintas das 18h30 às 21h30
Inscrições gratuitas no site: até 19 de julho
O curso propõe uma reflexão sobre as produções audiovisuais do gênero da não ficção desde o advento do cinematógrafo até o fenômeno do YouTube, destacando diversos conceitos: ética, estética, realidade e representação, cópia e simulacro. Além disso, apresenta os processos de pré-produção, produção e pós-produção de documentários na prática.

Diálogos entre literatura e cinema nas produções brasileiras
15 de agosto a 19 de setembro, terças das 19h às 21h
Inscrições gratuitas no site: até 10 de agosto
Os participantes leem partes de obras literárias e assistem trechos desses trabalhos adaptados para o cinema, explorando e refletindo sobre questões que envolvem o processo de criação e as semelhanças e diferentes entre as linguagens literária e cinematográfica. Livros e filmes analisados: A hora da estrela, de Clarice Lispector, e sua adaptação audiovisual de Suzana Amaral; Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, e o longa homônimo de Luiz Fernando Carvalho; e Campo Geral, do escritor Guimarães Rosa, adaptado por Sandra Kogut no filme Mutum.

Oficina de web documentário: Hackathon Webdoc Bom Retiro
18 a 23 de setembro, segunda a sábado, das 10h às 18h
Inscrições gratuitas no site: até 7 de setembro
Os participantes criam um web documentário coletivo sobre o bairro do Bom Retiro e fazem uma imersão audiovisual no local a partir de oficinas criativas, prática de produção, sessões expositivas e debates. Ministrada por Marina Thomé e Marcia Mansur, a programação inclui saída para gravação, criação de narrativas interativas, pesquisa em acervo e criação de interfaces para plataformas multimídia e mídias sociais. Os participantes discutem conceitos e estratégias para a divulgação do documentário e ações de engajamento do público.

Oficina A fotografia na dança
19 de julho a 18 de agosto – quartas-feiras e sextas-feiras – 16h às 18h30
O fotógrafo Jean-Charles Mandou, formado pela Escola do Louvre, na França, compartilhará seu método de trabalho desde os ensaios até a peça finalizada. Os participantes trabalharão a linguagem fotográfica nos ensaios e espetáculos de dança da Oficina Cultural Oswald de Andrade, pesquisando o papel do fotógrafo dentro da dança e a importância da imagem para o gênero. O curso será entre os dias 19 de julho até 18 de agosto, quartas e sextas-feiras, das 16h às 18h30.

Exposição Expedição ao deserto
14 de agosto a 29 de setembro – segunda a sexta-feira – 9h às 20h30 – sábados – 10h às 18h
O projeto de Geórgia Kyriakakis está em curso desde 2012. As obras buscam problematizar o papel da fotografia nas relações que mantemos com a paisagem urbana e explorar as interações entre a virtualidade da imagem e a concretude do mundo. A mostra estreia no dia 12 de agosto, às 15h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. As visitações serão entre os dias 14 de agosto e 29 de setembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 20h30, e aos sábados, das 10h às 18h.


Mais SP: