Imagem do Topo

Design e forma de Ruy Ohtake ganham mostra no Tomie Ohtake

Ao mesmo tempo, o Museu da Casa Brasileira apresenta a mostra 'Ruy Ohtake: A Produção do Espaço' com 40 obras do arquiteto

Por: Redação | Comunicar erro
Até
14
de abril 2019
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Das 11h às 20h

Um panorama da obra de Ruy Ohtake entra em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, na mostra “Ruy Ohtake: O design da forma“, que apresenta a sua produção como designer, por meio de aproximadamente 25 peças selecionadas pelos curadores Fábio Magalhães, Marili Brandão e Priscyla Gomes.

fachada do instituto tomie ohtake
Instituto Tomie Ohtake apresenta a mostra “Ruy Ohtake: O design da forma” com obras do arquiteto

Na mostra, estão reunidas peças de mobiliário, objetos e materiais de acabamento criados por Ohtake. O arquiteto múltiplo é perito em definir com precioso desenho desde projetos de escala urbana até detalhes mais sutis, que configuram uma longa e minuciosa investigação acerca de como se é possível desenvolver, concomitantemente, mobiliário e edificação. Em seus projetos de arquitetura desenha elementos como mesas, estantes, sofás, aparadores e escadas, em concreto.

Em 1995, Ruy Ohtake desloca este seu saber para a indústria e cria peças nos mais variados materiais: porcelanato, madeira, aço, vidro, porcelana de inovadora resistência e prata. O enfoque da apresentação destas peças no Instituto Tomie Ohtake busca destrinchar atentamente sua proximidade com o estudo dos materiais, seus comportamentos e limites, além de um entendimento atento às etapas de produção.

A mostra reúne além de obras originais, desenhos, modelos volumétricos, vídeos e entrevistas com o arquiteto. Os elementos selecionados reiteram associações entre seus raciocínios construtivos, nos quais cortes e dobras acabam por definir aspectos estruturais de sua composição.

Ruy Ohtake: O design da forma fica em cartaz no Tomie Ohtake de 26 de fevereiro a 14 de abril, de terça a domingo, das 11h às 20h. A entrada é gratuita.

Duas em uma

Ao mesmo tempo, no Museu da Casa Brasileira, outra exposição, “Ruy Ohtake: A Produção do Espaço” exibe cerca de 40 projetos construídos ou em construção, com curadoria de Agnaldo Farias.

Museu da Casa Brasileira
Crédito: Marcelo SarmentoMuseu da Casa Brasileira recebe, em paralelo ao Instituto Tomie Ohtake, exposição em homenagem a Ruy Ohtake

As duas exposições visam aprofundar dois momentos (arquitetura e mobiliário) que delineiam iniciativas e pesquisas únicas, nas quais o arquiteto debruçou-se com uma inventividade formal pautada pelo risco.

A mostra no MCB fica aberta pra visitação de 26 de fevereiro a 19 de maio, de terça a domingo, das 10h às 18h. O ingresso no museu custa até R$ 10, exceto de sábado e domingo, quando a entrada é gratuita.