Design e forma de Ruy Ohtake ganham mostra no Tomie Ohtake

Ao mesmo tempo, o Museu da Casa Brasileira apresenta a mostra 'Ruy Ohtake: A Produção do Espaço' com 40 obras do arquiteto

Por: Redação

Até 14 de abril de 2019

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Das 11h às 20h

Grátis

Um panorama da obra de Ruy Ohtake entra em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, na mostra “Ruy Ohtake: O design da forma“, que apresenta a sua produção como designer, por meio de aproximadamente 25 peças selecionadas pelos curadores Fábio Magalhães, Marili Brandão e Priscyla Gomes.

Instituto Tomie Ohtake apresenta a mostra “Ruy Ohtake: O design da forma” com obras do arquiteto

Na mostra, estão reunidas peças de mobiliário, objetos e materiais de acabamento criados por Ohtake. O arquiteto múltiplo é perito em definir com precioso desenho desde projetos de escala urbana até detalhes mais sutis, que configuram uma longa e minuciosa investigação acerca de como se é possível desenvolver, concomitantemente, mobiliário e edificação. Em seus projetos de arquitetura desenha elementos como mesas, estantes, sofás, aparadores e escadas, em concreto.

Em 1995, Ruy Ohtake desloca este seu saber para a indústria e cria peças nos mais variados materiais: porcelanato, madeira, aço, vidro, porcelana de inovadora resistência e prata. O enfoque da apresentação destas peças no Instituto Tomie Ohtake busca destrinchar atentamente sua proximidade com o estudo dos materiais, seus comportamentos e limites, além de um entendimento atento às etapas de produção.

A mostra reúne além de obras originais, desenhos, modelos volumétricos, vídeos e entrevistas com o arquiteto. Os elementos selecionados reiteram associações entre seus raciocínios construtivos, nos quais cortes e dobras acabam por definir aspectos estruturais de sua composição.

Ruy Ohtake: O design da forma fica em cartaz no Tomie Ohtake de 26 de fevereiro a 14 de abril, de terça a domingo, das 11h às 20h. A entrada é gratuita.

Duas em uma

Ao mesmo tempo, no Museu da Casa Brasileira, outra exposição, “Ruy Ohtake: A Produção do Espaço” exibe cerca de 40 projetos construídos ou em construção, com curadoria de Agnaldo Farias.

Museu da Casa Brasileira recebe, em paralelo ao Instituto Tomie Ohtake, exposição em homenagem a Ruy Ohtake
Créditos: Marcelo Sarmento
Museu da Casa Brasileira recebe, em paralelo ao Instituto Tomie Ohtake, exposição em homenagem a Ruy Ohtake

As duas exposições visam aprofundar dois momentos (arquitetura e mobiliário) que delineiam iniciativas e pesquisas únicas, nas quais o arquiteto debruçou-se com uma inventividade formal pautada pelo risco.

A mostra no MCB fica aberta pra visitação de 26 de fevereiro a 19 de maio, de terça a domingo, das 10h às 18h. O ingresso no museu custa até R$ 10, exceto de sábado e domingo, quando a entrada é gratuita.