Últimas notícias:

Loading...

Festival de Cultura em Direitos Humanos une filmes, shows e debates

Participam do evento nomes como Sebastião Salgado, Tata Amaral, Chico César, Tássia Reis, Ailton Krenak, Patricio Guzmán e Luiz Carlos Merten

Por: Redação

Até 14 de março de 2021

Todos os dias

Diversos horários (confira a programação)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Você tem até o dia 14 de março para acompanhar a programação poderosa do 1º dh fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos. O evento reúne filmes, shows e debates, que são veiculados online e gratuitamente.

Para onde voam as feiticeiras
Crédito: Reprodução“Para Onde Voam as Feiticeiras” aborda os preconceitos mais arraigados na sociedade brasileira

Para os apaixonades por cinema, a programação conta com 10 longas e 27 curtas-metragens. Fique atente às datas de exibição no site para não perder nada!

Um dos destaques é “A Cordilheira dos Sonhos” (2019), de Patrício Guzmán. Na trama, o cineasta chileno explora os mistérios desse maciço montanhoso, revelando poderosas informações sobre o passado e o presente do país sul-americano. A produção ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival de Cannes de 2019.

documentário A Cordilheira dos Sonhos, Festival de Cultura em Direitos Humanos
Crédito: ReproduçãoDocumentário “A Cordilheira dos Sonhos” revela muitos mistérios sobre o Chile

Outra boa opção para assistir no Festival de Cultura em Direitos Humanos é “Para Onde Voam as Feiticeiras”, de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral. Eleito melhor filme no festival Queer Porto 6, o longa mostra encenações e improvisos de sete artistas no centro de SP, em uma experiência que torna visível os preconceitos arcaicos de gênero e raça no imaginário comum.

Para onde voam as feiticeiras
Crédito: Reprodução“Para Onde Voam as Feiticeiras” é um dos destaques do evento

Entre os curtas, rola até uma estreia mundial! “Finado Taquari” dirigido pelo fotógrafo Frico Guimarães e feito com apoio da iniciativa Documenta Pantanal, revela o desaparecimento gradual de um dos mais importantes rios da região pantaneira, em virtude do processo de assoreamento.

Durante 10 dias, a equipe de filmagem acompanhou a saga do barqueiro Everton e a tripulação da embarcação 20 de janeiro pelo baixo Rio Taquari. A obra retrata um Brasil esquecido que enfrenta grandes dificuldades, como a deterioração contínua do bioma e o desabastecimento de sua população.

Também tem curta super premiado selecionado para o evento! A animação “Carne”, de Camila Kater, além de integrar a shortlist para o Oscar 2021, recebeu os prêmios de público para curta-metragem no Festival do Rio, ABCA de melhor animação e Canal Brasil na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, melhor filme dirigido por mulher no Festival de Curtas-Metragens Aguilar de Campo (Espanha) e outros mais!

O documentário aborda as transformações do corpo feminino. O título faz alusão à objetificação vivenciada pelas mulheres ao longo da vida. E entre os depoimentos presentes há relatos da atriz e cineasta Helena Ignez e da cantora Raquel Virgínia (da banda As Baías).

A programação de shows também está imperdível, com apresentações de Chico César, Tássia Reis, Baile em Chernobyl e Kunumi MC. Basta acessar o site do festival e conferir.

Os debates são igualmente preciosos. Saca só essa programação: Conceição Evaristo e Maria Clara Araújo conversam sobre “Mulheres e resistência: narrativas para romper silêncios”; João Batista de Andrade e Tata Amaral discutem “Vladimir Herzog e o documentário social: memória e justiça”; Ailton Krenak e Sebastião Salgado falam sobre “Somos a terra: os direitos da natureza e o futuro da humanidade”.

Sem contar a entrevista que o crítico de cinema Luiz Carlos Merten fez com o Patricio Guzmán sobre o tema “Meu norte é o sul: retratos latino-americanos no cinema”. E esses são apenas alguns dos debates previstos para o evento.

Legal, né? Se eu fosse você, corria para acompanhar esse festival lindo. Veja toda a programação neste link aqui.

Se liga nessas outras atrações que estão rolando online:

 

?>