Dia do Desafio tem atividades gratuitas em diversas unidades do Sesc

Por: Redação
por Nicola Labate - divulgação
Cada uma das unidades do Sesc preparou uma programação especial para o “Dia do Desafio”, com atividades físicas e esportivas, além de música, teatro, cinema e muito mais

“Você se mexe e o mundo mexe junto”, esse é o tema do Dia do Desafio, que este ano acontece durante o dia 28 de maio, em diversas unidades do Sesc. Cada uma delas preparou uma programação especial para o evento, com atividades físicas e esportivas, além de circo, música, dança, teatro, cinema e muito mais; tudo com entrada Catraca Livre.

Criado no Canadá, o Dia do Desafio está em sua 20ª edição e reúne mais de 3 mil cidades de diversos países do continente americano e municípios brasileiros.

Coordenado pelo Sesc, pretende sensibilizar os cidadãos de todas as idades, mostrando a importância da vida ativa para a melhoria da saúde e promovendo a integração social. A ideia é fazer com que as pessoas interrompam suas rotinas e coloquem o corpo em movimento.

Nesta edição, um dos destaques acontece no CineSesc. Durante o “CineBike”, que rola das 11h às 19h, bicicletas geram energia a partir das pedaladas do participante, exibindo curtas metragens escolhidos por ele.

Confira abaixo a programação completa para cada uma das unidades participantes:

Sesc Belenzinho 

– Circuito de Habilidades – Circuito com diversas atividades que simulam situações de um jogo de futebol. Ginásio. Necessário traje adequado para a prática. Para utilização dos armários nos vestiários é necessário trazer cadeado.
Quadra.
Livre
Das 9h às 17h

– Vivência Futebol de Caixote – Futebol de rua onde os gols têm tamanhos diferenciados e a equipe é definida de acordo com o número de participantes. Necessário traje adequado para a prática. Para utilização dos armários nos vestiários é necessário trazer cadeado. Grátis.
Livre
Das 9h às 17h

– Futebolão – Jogo de Futebol lúdico onde o elemento principal é uma bola gigante de 1,70 m de altura e com peso aproximado de 40 kg. Campo de soçaite. Necessário traje adequado para a prática. Para utilização dos armários nos vestiários é necessário trazer cadeado.
Livre
Das 9h às 17h

– Penalty Virtual – Jogo em que o participante chuta uma bola real para um goleiro virtual, com radar indicador de velocidade. Área de Convivência. Necessário traje adequado para a prática. Para utilização dos armários nos vestiários é necessário trazer cadeado
Livre
Das 9h às 17h30

– Vivências de Pebolim – Jogo que consiste em uma caixa onde estão representados futebolistas suspensos em barras, que os jogadores devem movimentar de maneira a lançar a bola para o gol do adversário. Área de convivência. Necessário traje adequado para a prática. Para utilização dos armários nos vestiários é necessário trazer cadeado.
Livre
Das 9h às 17h

– Panna Knock Out – Apresentação e vivência da modalidade em mini quadras, onde o mais importante é a habilidade e a astúcia do participante que vivenciará tipos de dribles e outras técnicas com a bola. Necessário traje adequado para a prática. Para utilização dos armários nos vestiários é necessário trazer cadeado..
Livre
Das 9h às 17h30

– Jogos de Tabuleiro – Orientação e instrução de diversos jogos de tabuleiro que estimulam a criatividade e concentração dos participantes. Sala de Expressão corporal 2. Necessário traje adequado para a prática. Para utilização dos armários nos vestiários é necessário trazer cadeado.
A partir de 5 anos
Das 9h às 17h

– Bolha Aquática – Bolha plástica gigante que permite ao participante fazer acrobacias diversas sobre a água. Piscina. A partir de 7 anos. Acesso somente para matriculados no Sesc, com exame médico dermatológico válido. Trajes de banho permitidos: sunga, maiô ou biquíni de material sintético e não transparente. É necessário cadeado para utilização dos armários. Nas piscinas internas é obrigatório o uso de touca.
Livre
Das 13h30 às 17h30

– Vivência de Futsal com Shumacher – Vivência com o atleta de Futebol de Salão Shumacher, que joga atualmente no Corinthians e que já atuou na seleção Brasileira de Futsal. Ginásio. A partir de 15 anos. Necessário traje adequado para a prática. Para utilização dos armários nos vestiários é necessário trazer cadeado.
Livre
Das 19h às 21h30

Sesc Bom Retiro

– Beisebol. Vivência das técnicas do jogo com atividades dirigidas como, por exemplo, arremesso e pegada da bola.
Não recomendado para menores de 10.
Das 8h30 às 16h
Praça Sagrado Coração de Jesus/Bom Retiro.

– Aula Aberta. Circuito de Ginástica – Atividades lúdicas utilizando elementos da ginástica rítmica e geral. Recomendado para 3 a 6 anos. Ginásio Poliesportivo.
Livre
Das 9h às 16h

– Basquete Interativo – Máquina que simula o jogo de basquetebol para experimentação de habilidades esportivas. Praça de Convivência e Estação da Luz.
Livre
Das 9h às 19h30 e das 10h às 16h

– Jogos Interativos – Práticas corporais com videogames interativos para diversão e exercício. Praça de Convivência.
Livre
Das 9h às 19h30

– Water Line – Atividade na qual os participantes aprendem a se equilibrar sobre uma fita tubular flexivel (slack line) dentro da piscina. Necessário apresentar cartão Sesc atualizado com exame dermatológico válido.
Livre
Das 9h às 20h

– Torneios e Campeonatos – Festival Adulto de Voleibol
Campeonato aberto com equipes mistas para matriculados no Sesc. Necessário apresentar cartão Sesc atualizado. Ginásio Poliesportivo.
Não recomendado para menores de 12.
Das 18h30 às 20h30

Sesc Carmo

– Vivência Cidade do Pedal – Circuito de educação para o trânsito, específico para o ciclista. Vivências em bicicletas simulando situações reais no trânsito. Local: Praça do Poupatempo Sé.
Livre
Das 9h às 17h

– Orientações para Atividades Esportivas: Corrida, Caminhada, Bicicleta e Remo – Espaço de avaliação física e experimentação de simuladores de caminhada e corrida, bicicleta e remo. Local: Estação República do Metrô.
Não recomendado para menores de 12.
Das 9h às 17h

– Desafio da Dança no Metrô Sé – Espaço com utilização do vídeo game Xbox e o Kinect para convidar as pessoas a dançar nos jogos de dança interativos. Utilização de sonorização com o jogo, com músicas de vários ritmos e intervenções artísticas com atores e instrumentos musicais portantes e acústicos. Local: Estação Sé do Metrô.
Livre
Das 10h às 17h

– Desafio dos ritmos – Apresentações de dança e aulas abertas de diversos ritmos da dança de salão. Local: Praça Antônio Prado.
Não recomendado para menores de 12.
Das 10h às 17h

– Desafio dos ritmos no Sesc Carmo – Aula aberta de diversos ritmos da dança de salão. Local: Auditório – Sesc Carmo
Não recomendado para menores de 12.
Às 10h e às 14h

CineSesc

– CineBike – Bicicletas geram energia a partir das pedaladas do participante, exibindo curtas metragens a escolha do biker.
Livre
Das 11h às 19h

– Ponto de Fuga – Cadeiras de massagem disponíveis durante todo o dia. Conhecimento corporal, respiração e relaxamento.
Livre
Das 11h às 19h

Sesc Consolação

– Esquenta Dia do Desafio – Espetáculo Jogando no Quintal. Duas equipes se enfrentam em uma partida, onde a plateia sugere os temas e os atletas improvisam (27/5, 20h).

– Arco e Flecha – Atividade de tiro com uso do arco e flecha oficial, que exige concentração, tranquilidade, controle muscular e relaxamento por parte do praticante. Sala de Ginástica Multifuncional, 5º Andar.
Livre
Das 7h às 21h

– Brincadeira de Ioiô – Aprender manobras espetaculares para começar o Dia do Desafio com muita diversão.
Livre
Das 7h às 20h

– Shuffleboard – Esporte integrativo e intergeracional, que se aprende facilmente, instigando seus jogadores a desenvolverem suas habilidades, táticas e estratégicas. Cada jogador empurra discos usando tacos especiais com o objetivo de atingir a área de pontuação no lado oposto da quadra, marcando pontos ou tirando pontos do adversário. Área de Convivência. Térreo.
Livre
Das 8h às 18h

– Dança Materna Para Gestantes – A Dança Materna para Gestantes visa potencializar uma vivência consciente da gravidez, onde a mulher é convidada a experimentar-se na Dança como forma de se conhecer, expressar e lidar com todas as transformações em curso neste momento da vida. Dançar na gestação melhora a oxigenação e a circulação sanguínea, beneficiando mãe e bebê. Possibilita uma assimilação mais tranquila das mudanças que vão acontecendo no corpo, com o auxílio de exercícios adequados de alongamento, fortalecimento e respiração. Colabora para uma sustentação harmoniosa do ganho de peso e contribui com a preparação para o parto. Com orientação de Tatiana Tardioli, bailarina, coreógrafa, preparadora corporal e professora de dança. Sala ômega, 8º andar.
Livre
Das 7h10 às 8h25 e das 19h30 às 20h45

– Aula em Grupo – Programa de Ginástica Multifuncional. Aulas abertas de Ginástica Postural e Pilates, que compõem o Programa de Ginástica Multifuncional. Sala da GMF, 5º andar.
Livre
Às 7h10, às 9h, às 14h30, às 16h30 e às 18h30

– Circuito de Habilidades, Parkour e Lutas. Atividade que irá oferecer a experiência de um circuito de habilidades, com elementos do Parkour e de Lutas. Serão abordados exercícios que desenvolvem a coordenação, agilidade, força, potência e resistência, além de permitir a interação entre os participantes. Sala da GMF, 5º andar.
Não recomendado para menores de 12.
Às 8h, às 10h, às 12h, às 15h30, às 17h30 e às 19h30

– Vivência. Air Track – O Air track consiste numa pista acrobática inflável (semelhante a um colchão), que permite a vivência dos elementos acrobáticos de solo e vários movimentos dinâmicos e desafiadores, de modo divertido e sofisticado, como cambalhotas, piruetas, rolamentos, saltos mortais para frente e para trás, parada de mãos, “estrelas”, saltos combinados com giros. Grátis. Ginásio Verde, 2º andar.
Livre
Das 8h às 12h e das 14h às 18h

– As Conquistas das Brasileiras no Esporte. Com Fabiana Diniz “Dara” – Capitã da Seleção de Handebol – Uma clínica esportiva da modalidade handebol e um bate papo com a capitã da seleção brasileira, Fabiana Diniz, a Dara, sobre as conquistas das mulheres no esporte brasileiro, especialmente sobre a conquista do título mundial de handebol feminino conquistado recentemente pelo Brasil. Ginásio Azul, 5º andar.
Livre
Às 8h

– Ginástica Artística – Oferecer ao público a oportunidade de vivenciar alguns elementos da Ginástica Artística, desenvolvidos no trabalho de solo, como rolamentos, paradas de mão, estrelas, entre outros. Grátis. Ginásio Verde, 2º andar.
Livre
Das 8h às 18h

– Esgrima – A esgrima é um esporte olímpico que consiste em duelar com armas brancas (florete, espaa e sabre). Seu objetivo é tocar sem ser tocado, utilizando-se de estratégias, como em um jogo de xadrez. Ela passou a ser modalidade esportiva a partir do século XVII. Este nobre esporte desenvolve as capacidades físicas como agilidade, força e resistência. Com Escola de Esgrima Abel Melián. Local: Recanto Infantil.
Livre
Das 10h às 14h

– Aula aberta Ashtanga Vinyasa Yoga – É um método que se caracteriza pela execução dos ásanas (posturas) num fluxo contínuo de movimento interligado com a respiração profunda, através de séries pré-determinadas. É uma prática dinâmica e intensa que desenvolve simultaneamente a flexibilidade, força resistência e agilidade, gerando um ótimo condicionamento físico, vitalidade e concentração. Sala Gama, 7º andar.
Livre
Das 12h às 12h50 e das 17h30 às 18h20

– Recreação Quadra Jogos com Bolas Gigantes – Serão desenvolvidos jogos em equipe que visam desenvolver a cooperação, coordenação, habilidades individuais, imaginação e criatividade, com alguns implementos especiais – bolas gigantes. Os jogos são recreativos e muito atrativos, devido ao tamanho e leveza da bola. Os participantes podem rolar, jogar e passar a bola em equipe, fazer um pega-pega tocando jogadores com a bola, manter o equilíbrio sobre a bola com a ajuda dos companheiros, jogar vôlei gigante ou outros jogos muito divertidos. Ginásio Verde, 2º andar.
Livre
Das 13h às 18h

– Bate-papo A Brincadeira e a Ginástica Artística – Um bate papo sobre os elementos da ginástica artística que se misturam com brincadeiras infantis, e uma clínica de ginástica artística, com a ex-ginasta Daiane dos Santos, Campeã de 06 etapas da Copa do Mundo de Ginástica Artística ao longo da sua carreira, e Campeã Mundial em 2003, no aparelho Solo. Ginásio Verde, 2º andar.
Livre
Das 14h às 16h30

– A Função do Líbero no Vôlei Com Fabi – Líbero da Seleção Brasileira – Fabi, líbero da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, dará dicas sobre o passe, defesa e posicionamento em quadra, com o foco na posição de líbero. A atleta especializou-se na posição de defesa, sendo considerada uma das melhores do mundo nessa posição. A atleta integrou a equipe vencedora nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e Londres (2012). Ginásio Verde, 2º andar.
Livre
Das 19h às 21h30

– Oficina Ginástica Multifuncional para Empresas – Aulas de Ginástica Multifuncional com Instrutores do Sesc Consolação, que serão realizadas em empresas, conforme agendamento. Não recomendado para menores de 18.
Das 7h às 21h

– Recreação Maratona de Futsal – Jogos agendados gratuitamente entre empresas parceiras e locatárias da unidade, visando a integração entre os participantes e a prática da modalidade futsal. Ginásio Azul, 5º andar.
Não recomendado para menores de 16.
Das 12h às 21h

Sesc Interlagos

– Oficina Malabares e Acrobacias – Oficina de técnicas circenses de malabarismo e acrobacias. Com a Cia Geracirco. Local: Sede Social
Livre
Das 9h às 12h e das 14h às 16h

– Ações Externas Dia do Desafio – Ações com parcerias de empresas, instituições e parques que levarão ao público contato com ações esportivas e exercícios físicos por 15 minutos. Ofereceremos Danças Circulares, Gincanas, Ginástica Multifuncional, Lutas, Ginástica Laboral, Beisebol, Futebol Americano, entre outros. Com equipe Sesc. Local: Ações externas.
Livre
Das 9h às 17h

– Flag Football – Jogo no qual o defensor deve retirar uma fita ( flag ) para realizar o ponto ( down ). O Flag é uma versão do Futebol Americano, porém menos agressivo. Esta modalidade proporciona tanto um trabalho aeróbio quanto de força, além de agilidade e estratégia de jogo. Com Palmerias Locomotives. Local: Campo de futebol
A partir de 7 anos
Das 9h às 12h

– Patins anos 80 – Os participantes poderão andar de patins in line, orientados por monitores, desafiando o equilíbrio ao som de músicas dos anos 80. Com SP Hawks. Acima de 7 anos. Local: Ginásio. Vivência.
Livre
Das 9h às 16h

– Aula Aberta. Dança de Rua – Um experimento em danças urbanas, como o Hip Hop, em que serão apresentados passos diferentes para dança coletiva. Nesta atividade você trabalhará o ritmo, a resistência, a agilidade e o equilíbrio. Com T. F. Style Cia de Dança. Inscrições no dia e no local da atividade. Local: Praça Pau-Brasil.
Livre
Das 9h30 às 13h30

– Esgrima – A esgrima é um esporte olímpico que consiste em duelar com armas brancas (florete, espaa e sabre). Seu objetivo é tocar sem ser tocado, utilizando-se de estratégias, como em um jogo de xadrez. Ela passou a ser modalidade esportiva a partir do século XVII. Este nobre esporte desenvolve as capacidades físicas como agilidade, força e resistência. Com Escola de Esgrima Abel Melián. Local: Recanto Infantil.
Livre
Das 10h às 14h

– Desafio de Embaixadas – Demonstração e vivência da modalidade freestyle, no qual o particpante será desafiado pelos atletas a ficar o maior tempo com a bola no pé sem deixá-la cair. Com Sp Hawks. Local: Estação Primavera/Interlagos da CPTM.
Livre
Das 10h às 14h

– Slackline – Vivência “slackline” consiste em deslocar-se sobre uma fita de equilíbrio de poucos centímetros de largura. É uma modalidade esportiva que estimula equilíbrio, foco, determinação e desafio. Com equipe Sesc. Inscrições no dia e no local da atividade. Local: Praça Pau-Brasil
Livre
Das 13h às 16h30

– Intervenção. Fifo, o Caminhante. Fifo é uma cobaia do esporte. Já praticou de tudo na vida: Futebol, corrida, salto à distancia, basquete, vôlei… Participou de muitas competições e conheceu muitos esportistas, carrega consigo um álbum onde mostra suas conquistas ao lado de grandes atletas como Anderson Silva, Michael Phelps, Diego Hypólito, Neymar, Gustavo Kuerten… Conta sobre a amizade com Torben Grael e o momento em que quase ganhou de Usain Bolt, o fenômeno jamaicano do atletismo. Tudo registrado e comprovado pelas fotos que carrega. De forma leve e descontraída, Fifo nos faz refletir que o melhor esporte, é aquele que faz nosso corpo feliz. Local: Recanto Infantil.
Livre
Das 15h30 às 16h30

– Caminhada ao Por do Sol – A Caminhada pode ser feita por qualquer pessoa, independente da idade, sexo, habilidade ou condição social. Por ser uma atividade simples, não necessita de nenhum local ou equipamento especial para sua prática. Então prepare-se e inicie a caminhada para obter uma melhor qualidade de vida e bem estar, adotando um estilo de vida mais saudável. Cada pessoa tem um ritmo próprio. Respeite os limites e as possibilidades do seu corpo. Local: Recanto Infantil.
Livre
Das 15h30 às 16h30

Sesc Ipiranga

– Quimbol – Esporte que reúne fundamentos do voleibol, do tênis e do futebol. Nessa modalidade esportiva, criada em Piracicaba, o jogo é disputado em uma quadra de vôlei e os jogadores utilizam raquetes para rebater a bolinha de borracha macia e tentar colocá-la longe do alcance do time adversário. Inventada por Joaquim Bueno de Camargo a modalidade era conhecida, como ‘o jogo do Quim” e, depois, tornou-se o Quimbol. Recomendado para maiores de 6 anos. Ginásio. Inscrições no local.
Das 8h às 17h
A partir de 6 anos.

– Manbol – Criado em Belém do Pará , o Manbol começou como uma brincadeira que utilizava mangas e acabou se aperfeiçoando devido ao sucesso espontâneo. Hoje, o Manbol é praticado em uma quadra (areia, grama ou piso), substituindo as frutas por duas bolas ovaladas simultâneas que conferem uma dinâmica única ao esporte. Jogado em categorias individual, duplas, trio e quarteto, o esporte desenvolve habilidades físicas como agilidade e coordenação motora. A partir de 6 anos. Inscrições no local. Ginásio.
Das 8h às 17h

– Tamboréu O Tamboréu surgiu por volta de 1930, nas praias de Santos, no estado de São Paulo. Tudo começou quando turistas da praia de Santos se distraiam jogando a bola de um para o outro, usando um pandeiro como raquete. Com o tempo, foi riscada uma área no chão, aproveitaram uma rede de tênis e a raquete deixou de ser o pandeiro, mas continuou semelhante a ele. O Tamboréu é um esporte que promove a interação social e esportiva, estimula o desenvolvimento físico e é indicado para homens e mulheres de qualquer idade. A partir de 6 anos. Inscrições no local. Ginásio.
Das 8h às 17h

– Petecas – Segundo os registros do passado, mesmo antes da chegada dos portugueses ao Brasil, os nativos já jogavam peteca como forma de recreação paralelamente aos seus cantos e histórias. O jogo de peteca, no seu formato esportivo, guarda certas semelhanças com o voleibol e o badminton pelo fato de jogar-se, como estes, em um campo dividido por uma rede e com regras similares. O elemento principal do jogo é a peteca, golpeada com as mãos. A partir de 6 anos. Inscrições no local. Ginásio.
Das 8h às 17h

– Ring Tennis – Esporte criado a partir de uma brincadeira surgida na década de 20 no deck de navios onde os passageiros utilizavam uma rede de tenis mais alta e, no lugar de bolas e raquetes, uma argola feita de corda. O objetivo era fazer com que a argola tocasse o chão da equipe adversária. Com o desenvolvimento de regras para essa brincadeira, a argola de corda foi substituída por uma argola de borracha, dando origem a modalidade esportiva Ring Tennis. A partir de 6 anos. Inscrições no local.
Das 8h às 17h

– Iô-iô – O ioiô é um dos mais antigos brinquedos existentes. Alguns ioiôs foram encontrados na Grécia, datados de 2500 anos, utilizando blocos de barro ao invés dos discos. Atualmente torneios e campeonatos levaram a prática dessa brincadeira a um novo nível técnico repleto de manobras e movimentos de confundir os olhos! Apresentação de Anselmo Gomes, vice-presidente da Associação Brasileira de Ioiô, 2º colocado no Campeonato do Interior de São Paulo, vencedor do torneio Batalha de Manobras e 3º lugar no Campeonato Brasileiro. A partir de 7 anos. Inscrições no local. Quintal.
Das 8h às 17h

– Slackline – Em meados dos anos 80, escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam fitas de escalada para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa “linha folgada” e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porém sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas. A partir de 5 anos. Inscrições no local. Parque da Indepêndencia.
Das 8h às 17h

– Lian-Gong – O objetivo principal do Lian Gong é a de aliviar e prevenir dores no corpo e inúmeros problemas osteomusculares, além de atuar nas disfunções dos órgãos internos e problemas respiratórios. Restaura a movimentação natural, melhorando a resistência e a vitalidade do organismo. No total, são trabalhados 36 movimentos para prevenir e tratar as dores do corpo. Inscrições no local. Praça Vermelha.
Às 8h, às 15h30 e às 17h30

– Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Jogos, brinquedos e brincadeiras que resistem ao tempo, salvos na memória de diferentes gerações. Perna de Pau, Peão, Ioiô, Diabolô e Torre de Copos são as brincadeiras apresentadas e conduzidas por monitores especializados para as crianças. Inscrições no local. Unas Heliópolis.
Livre
Das 10h às 12h e das 14h às 17h

Sesc Itaquera

– Intervenção. Caricaturas – No universo do futebol, as caricaturas de jogadores famosos são emblemáticas e, por isso, no Dia do Desafio 2014, o Sesc Itaquera recebe 5 profissionais que farão caricaturas do público durante todo o dia. A palavra Caricatura vem do italiano caricare, que significa carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção. Local: Alamedas da Unidade.
Livre
Das 10h às 16h.

– Exposição. Bibliobol – com A Cor da Letra
Espaço destinado à leitura de artigos e contos sobre o futebol e suas vertentes. A mediação da leitura é realizada pela equipe A Cor da Letra Local: Varanda do Ginásio.
Livre
Das 10h às 16h

– Balada Silenciosa – Surgidas em 2005, na Inglaterra, as Baladas Silenciosas são intervenções urbanas onde todos usam fones de ouvido sem fio e cada fone tem 3 canais de áudio, com estilos musicais diferentes. Se o Dj do Canal 1 não interessar, você pode mudar para o canal 2, dançar a vontade, ouvir a música que você deseja, no volume que quiser, voltar para o Canal 1 ou quem sabe mudar, e ir para o 3. A escolha é sua. Você quem faz a balada, literalmente. Local: Praça de Eventos.
Livre
Das 11h30 às 14h

– Intervenção – Dança Interativa – Por meio da técnica oriunda do Street Dance, dançarinos farão, em meio aos frequentadores, uma apresentação de dança com a participação do público. Local: Varanda do Ginásio.
Livre
Das 12h às 13h

– Banda Veja – Com mais de 10 anos de estrada, a Vega conta até hoje com nomes consagrados da música nacional. O grupo é liderado pela vocalista Claudia Gomes e tem, nas cordas, uma experiente dupla: o baixista Mingau e o guitarrista Marcos Kleine, ambos atuais membros do Ultraje a Rigor. Caio Mancini comanda as baquetas e completa o quarteto. A Vega foi formada em 2000 e uniu músicos de diferentes vertentes ao redor de um som que se aproxima do pop rock. O primeiro álbum, Flores no Deserto, teve boa receptividade e estabeleceu o grupo no cenário nacional. Local: Praça de Eventos. Show
Livre
Às 14h

– Recreação Futebol Soçaite – Jogos de futebol soçaite acompanhados pelos instrutores do Sesc. Local: Campo Soçaite 1.
Livre
Das 10h às 16h

– Recreação Quadra Futevôlei – Vivência da modalidade que é uma mistura de futebol e vôlei, onde deve-se evitar que a bola caia em seu lado da quadra, utilizando apenas membros inferiores, peito e cabeça. Local: Quadras de Areia.
Livre
Das 10h às 13h

– Futebol de Sabão. 10h às 16h

– Pebolim Humano – Resgatando o clássico jogo de pebolim, essa quadra gigante é inflável e permite que as pessoas tomem o lugar dos bonequinhos do pebolim. Local: Quadra 1 – Ginásio.
Livre
Das 10h às 16h

– Panna KO – Originário da Holanda, esse jogo é uma variação do street bol, ou futebol de rua. O objetivo do jogo é fazer mais pontos através dos dribles, chapéus e a famosa caneta, que elimina imediatamente o adversário. Local: Quadra 1 – Ginásio.
Livre
Das 10h às 14h

– Show Gol – Por meio de chutes, os participantes são convidados a acertarem os alvos instalados em um painel para acumular pontos. Local: Quadra 3 – Ginásio.
Livre
Das 10h às 16h

– Pênalti Virtual – A bola é real, e o chute também. O goleiro é projetado virtualmente na parede ao fundo, ao passo que o jogador deve chutar a bola sem que o goleiro consiga defender, e após a cobrança do pênalti, o computador registra a velocidade do seu chute. Uma vivência que promove uma fusão entre o real e o virtual. Local: Quadra 3 – Ginásio.
Livre
Das 10h às 16h

– Futebol de Botão, Pebolin e Fute-Prego – Os clássicos jogos de tabuleiro sendo monitorados por profissionais que ensinarão regras e formas diferentes de jogar. Local: Quadra 3 – Ginásio.
Livre
Das 10h às 16h

– Fute Tênis – Ao invés de raquetes, os jogadores devem tocar a bola somente com os pés e o corpo, exceto com as mãos. A bola utilizada é a mesma utilizada no futebol. Local: Quadras de Tênis.
Livre
Das 13h às 15h

– Apresentação Esportiva. Futebol Freestyle – Uma variante do futebol em que um jogador realiza manobras (tricks) com uma bola ou a equilibra em várias as partes do corpo. Baseia-se na arte de compor sequências de manobras, tentando unir controle, criatividade e dificuldade utilizando o corpo todo em interação com a bola. Local: Varanda do Ginásio. Apresentação esportiva.
Livre
Às 13h30

– Futebolha – Nessa modalidade, bolhas de ar envolvem o corpo do jogador do joelho pra cima, permitindo um jogo de futebol onde não existem faltas e os encontrões e as quedas garantem a diversão. Local: Campo Soçaite 2.
Livre
Das 14h às 16h

Sesc Osasco

– Dança Ritmos latinos – Especial Dia do Desafio. Participação: Fernando Ferrer e Banda – Diversas atividades procuram mobilizar comunidades e ampliar o número de praticantes de esportes e de atividades físicas.
Livre
Retirar ingressos 1 hora antes.
19h30

– Mini-Aulas Abertas. Aulas de 30 min de CicloSesc, atividades esportivas, exercícios rústicos e em suspensão, ritmos, lutas, entre outros.
Livre
das 15h30 às 21h30

– Mini-Aulas para Caminhada/Corrida – Força, Flexibilidade e Coordenação.
Livre
17h às 20h
Local: Parque Jardim das Flores

– Frisbee. O Fresbee é uma atividade que pode ser praticada de forma lúdico-recreativa ou mesmo esportiva, que combina a destreza do arremesso de disco e as movimentações e deslocamentos para pegá-lo. Diversão para todas as idades. Local: Campo Soçaite.
Livre
Das 14h às 18h

– Rugby com João Neto Torosso – O Rugby é uma modalidade esportiva que teve sua origem muito próxima ao Futebol. Em suas particularidades, conta com habilidades de uso das mãos e pés, contato físico e proteção. Os participantes aprenderão tudo sobre este esporte e ainda poderão praticá-lo com a supervisão do atleta da Seleção Brasileira João Neto “Torosso”.
Não recomendado para menores de 10.
Das 14h às 16h

– Handebol com Hannah Nunes – O Handebol é uma das atividades esportivas mais praticadas no Brasil. Nessa atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer e praticar os elementos básicos do Handebol, com a supervisão da atleta da Seleção Brasileira de Handebol, Hannah Nunes. Caçula da Seleção Brasileira de Handebol, Hannah sagrou-se campeã mundial em 2013 com apenas 20 anos de idade. Foi a primeira medalha brasileira na história da modalidade em mundiais.
Livre
Das 16h às 18h

– Sinucabol – Uma mesa de sinuca gigante que convida os participantes a subirem para chutar as bolas para as caçapas, transformando o jogo original de pouca movimentação, numa divertida atividade física. A mesa de sinuca mede 7m x 4m e os participantes tentam derrubar as bolas nas caçapas utilizando os pés.
Local: Mezanino da Estação Osasco da CPTM
Livre
Das 12h às 20h

– Jogos Digitais – Kinect – O videogame é reinventado para propiciar o movimento do corpo, combatendo o sedentarismo. Quatro jogos diferentes estarão disponíveis para o público da estação. Local: Mezanino da Estação Osasco da CPTM
Livre
Das 12h às 20h

– Basquete – Treino de Arremessos – Uma máquina com diversas bolas convida o participante a testar suas habilidades no arremesso da bola ao cesto.
Local: Mezanino da Estação Osasco da CPTM
Livre
Das 12h às 20h

– Dança Coletiva com ABR Dance – Criado pelo coreógrafo Alan Brasil, a dança coletiva visa inovar o conteúdo abrangente da dança, levando até o público um contexto físico e sociocultural deste instrumento valioso. O ABR Dance no Dia do Desafio pretende criar uma vivencia para mostrar que a dança está inserida no dia a dia, fazendo associações com os movimentos do cotidiano, criando um momento de interação, sociabilização e cultura.
Local: Mezanino da Estação Osasco da CPTM
Livre
Das 16h30 às 17h30 e das 18h30 às 19h30

– Campanha Testes e Avaliação Física – O público que pratica caminhada no parque poderá fazer testes e avaliações físicas para contribuir com a prática segura da corrida e caminhada.
Local: Parque Jardim das Flores
Livre
Das 12h às 20h

– Basquete de Rua e Cultura Hip Hop – Apresentação de basquete em trios onde os participantes poderão mostrar suas habilidades e truques na modalidade. Além do basquete, durante o período, serão apresentadas outras manifestações da cultura Hip Hop com BBoys, DJ, MC e Trançadeiras de Cabelo. Atividade recomendada para maiores de 7 anos. Com orientação da CUFA.
Livre
Das 18h às 20h

Sesc Pinheiros

– Hidroanimação – Aula aberta de caráter recreativo, com o objetivo de estimular a integração entre os participantes. Para participar é necessário apresentar o cartão de matrícula do Sesc e o exame dermatológico, ambos atualizado.
Inscrições gratuitas no horário e local (vagas limitadas). Local: Piscina.
Livre
Das 7h10 às 21h

– Maratona Aquática – Atividade que integra a programação do dia do Desafio, em que os participantes têm como meta, por meio da natação, chegar até o Sesc Bertioga em distância equivalente. Para atingir esse objetivo, a somatória de todos os nadadores deverá ser de no mínimo 120 Km. Para participar é necessária a apresentação do cartão de matrícula do Sesc e do exame médico dermatológico, ambos atualizados. Local: Piscina.
Não recomendado para menores de 12.
Das 7h10 às 21h

– Ginástica. Acima de 12 anos.
7h15, 11h, 14h15 e 19h

– Esteira x Bicicleta Ergométrica – Estímulo às pessoas para desenvolverem o maior percurso possível em seu treino cardiovascular. Uma planilha irá registrar a quilometragem percorrida em cada equipamento e a soma total de cada modalidade definirá o maior percurso. Mínimo de 15 minutos ou 2 km na esteira e 4 km na bicicleta. A partir dos 12 anos. Ginásio Mosaico (4º andar). Inscrições no local.
Não recomendado para menores de 12.
Das 7h15 às 21h

– Mergulho Livre – Aula aberta de mergulho livre, na qual serão contemplados os fundamentos básicos da modalidade, como apneia, submersão e deslocamento subquático. Atividade desenvolvida com os instrutores do Sesc. Para participar é necessária a apresentação do cartão de matrícula do Sesc e do exame médico dermatológico, ambos atualizados. Inscrições no dia e local (vagas limitadas).
Livre
Das 8h às 9h e das 18h às 19h

– Alongamento – O alongamento muscular consiste numa série de exercícios que mantêm ou desenvolvem a flexibilidade. O alongamento é uma das mais importantes categorias de exercícios e pode ser praticado por qualquer pessoa. Local: Ginásio Mosaico (4°andar).
Não recomendado para menores de 12.
Das 8h30 às 20h30

– Jogos Digitais – Jogos digitais interativos, onde o jogador atua com movimentos corporais durante as partidas ou desafios propostos. A atividade é aberta à comunidade.
Não recomendado para menores de 10.
Das 9h às 17h
Estações CPTM Pinheiros e Faria Lima do Metrô

– Martelo de Força – O martelo de força eletrônico desafia o participante a avaliar seu nível de força. Local: Piso Térreo. Para todos os públicos.
Não recomendado para menores de 12 anos.
Das 10h às 18h

– Artes Marciais para Crianças – A atividade oferece, por meio das modalidades de lutas e artes marciais, noções básicas de defesa pessoal e condicionamento físico geral (flexibilidade, resistência, força e coordenação motora), além do conhecimento específico de cada modalidade. Ginásio Ônix, 7º andar. Grátis. Vagas limitadas.
A partir de 5 anos.
Das 11h às 12h e das 14h30 às 15h30

– Circuito de Habilidades – Circuito de exercícios que consiste em estações compostas por desafios motores diferenciados que proporcionam ao participante desenvolver diferentes capacidades motoras e habilidades físicas como: força, equilíbrio, agilidade, coordenação, ritmo. Vagas limitadas. Livre. Praça.
Livre
Das 12h às 15h

– Danças Circulares – As Danças Circulares, também são conhecidas como Danças dos Povos, é uma prática que reúne danças folclóricas ou tradicionais de diversos países. Representam momentos de celebração de rituais de passagem como nascimento, aniversário, casamento, entre outros. Sua prática promove, de forma lúdica, a integração e a cooperação entre os participantes. 5º andar. Ginásio Topázio
Vagas limitadas
Das 12h às 13h

– Sinucobol – Recreação orientada de Sinucobol (sinuca + futebol), utilizando os fundamentos do futebol para o jogo de sinuca, com a bola de futebol e caçapas. A partir dos 12 anos. Ginásio Topázio, 5º andar. Inscrições no local por ordem de chegada. Vagas limitadas.
Não recomendado para menores de 12.
Das 13h às 14h30 e das 18h30 às 21h

– Apresentação Esportiva de Natação com Rodrigo Bardi – O atleta apresentará os quatro nados (crawl, costas, borboleta e peito) como participação no Dia do Desafio 2014. Rodrigo Bardi é atleta ranqueado no All Times FINA Masters (10 melhores nadadores do mundo 1986-2010), conquistou a medalha de bronze no Olympic Trials (Irlanda 2012), prata no Mundial Master (Suécia 2010), foi bicampeão brasileiro universitário em 2002 e 2004 e campeão sul-americano master (Argentina 2009). Para participar é necessária a apresentação do cartão de matrícula do Sesc e do exame médico dermatológico, ambos atualizados. Local: Piscina.
Livre
Das 19h às 20h

– Futebolha – Recreação de futebol em bolhas infláveis, na qual o participante entra nas cápsulas e fica protegido do contato com o adversário. Atividade direcionada aos funcionários da Sabesp de Pinheiros. Atividade recomendada para maiores de 15 anos.
Livre
Das 9h às 11h

– Ginástica Laboral – Atividade de sensibilização para a prática regular de exercícios físicos com os funcionários do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da unidade Faria Lima. Os participantes aprenderão séries de exercícios de alongamento muscular e de mobilidade articular com o objetivo de prevenir doenças relacionadas ao trabalho. Atividade exclusiva para funcionários do CREA – São Paulo.
Livre
Das 9h às 11h e das 15h às 17h
Atividade externa no CREA Faria Lima

– Ginástica Laboral – Exercícios de alongamento muscular e de mobilidade articular com o objetivo de prevenir doenças relacionadas ao trabalho. Atividade exclusiva para os funcionários da CET.
Não recomendado para menores de 16.
Das 15h às 17h

– Aula Aberta. Danças Circulares para Crianças – Vivência de Danças Circulares para crianças. As Danças Circulares também são conhecidas como Danças dos Povos, representam momentos de celebração de rituais de passagem como nascimento, aniversário, casamento, entre outros. Dos 5 aos 12 anos.Térreo.
Livre
Das 10h às 11h e das 15h30 às 16h

Sesc Pompeia

– No Ritmo da Copa – Ações no Terminal Barra Funda. 6h às 21h

– Ecopista – Rumo ao Hexa! – Uma programação especial que remete ao futebol e à Copa do Mundo foi elaborada para o público dos terminais da CPTM, Metrô e Socicam Barra Funda, celebrando este importante momento que estamos vivendo no país: intervenções artísticas, pebolim, pênalti virtual, “Ecopista – Rumo ao Hexa” e “Ecobike – Destinos da Vitória”.
Livre
Das 6h às 21h

– Desafio Multifuncional – Um circuito de exercícios multifuncionais baseados em diferentes modalidades esportivas e elaborado a partir de elementos como cones, arcos, bolas, elásticos, TRX, cintos de tração, jump, cordas, escada etc. possibilitará aos frequentadores do parque a vivência para esta prática dinâmica e desafiadora, que tem por objetivo desenvolver capacidades como força, potência, equilíbrio, resistência e agilidade, entre outras, e habilidades como correr, saltar, subir, descer etc. Local: Baias do Parque – próximo à arena.
Livre
Das 6h30 às 20h30
Parque da Água Branca

– Campanha. Saúde na Prática – Tendas serão montadas nos parques, onde realizaremos o teste “relação cintura-quadril”, índice reconhecido pela Organização Mundial da Saúde, que prevê riscos cardiovasculares e outras patologias desenvolvidas em virtude do acúmulo de gordura abdominal e aferição da pressão artéria.
Livre
Das 6h30 às 20h30
Parque da Água Branca e Parque da Sabesp (próximo a Av. Afonso Bovero)

– Ginástica Laboral Multifuncional – A ginástica laboral multifuncional será desenvolvida com os funcionários das empresas parceiras do Sesc Pompeia, como um incentivo à prática de atividades físicas de maneira lúdica e divertida. Somente para funcionários das empresas parceiras. Local: Centros Empresariais da região.
Livre
Das 8h30 às 17h
Centros Empresariais

– Desafios Esportivos Eletrônicos – Máquinas estarão à disposição dos funcionários, que terão como desafio bater o recorde imposto pela máquina através das capacidades e habilidades exigidas nas modalidades de boxe, basquete e futebol. Local: Centros Empresariais da Região. Somente para funcionários.
Livre
Das 9h às 16h.

– Desafio de Vôlei com Nalbert – Com escolares das redes de ensino municipal e estadual. Local: 8° andar do Conjunto Esportivo.
Livre
Das 9h30 às 11h

– Patinação – Intervenção desta modalidade que utiliza o patim como meio de locomoção, para pessoas de todas as idades, com dicas e movimentos para iniciantes. É obrigatório o uso de equipamentos de segurança, que poderão ser emprestados no local da atividade.
Livre
Das 9h30 às 17h

– Desafios Circenses – Atividades inspiradas nas diversas técnicas circenses como equilíbrio, malabares, pontaria e acrobacias. Local: Conjunto Esportivo.
Livre
Das 9h30 às 17h

– Torneios e Campeonatos. Desafios Escolares – Torneio escolar das diretorias de ensino Norte 1 e Centro-Oeste.
Livre
Das 9h30 às 17h

– Tênis de Mesa – Recreação de tênis de mesa, sob a supervisão de profissionais da área. Farão parte desta recreação, exibições, desafio de saques, e torneios.
Local: Shopping West Plaza.
Livre
Das 10h às 21h

– Simulador de Moto Velocidade – Dois simuladores em uma disputa de velocidade e coordenação de maneira recreativa para toda a família.
Local: Shopping West Plaza.
Livre
Das 10h às 21h

– Aéreos Circenses – Uma arena com aéreos – tecido, lira e trapézio fixo – para se divertir nas alturas!
Local: Shopping West Plaza.
Livre
Das 10h às 21h

– Jogos Recreativos – Pebolim, peteca e jogos educativos.
Livre
Das 10h às 17h

– Repórter Atleta – O repórter atleta fará várias intervenções, falando e brincando com a prática da atividade física, incentivando os participantes a se exercitarem juntos.
Locais: Sesc Pompeia, Centros Empresariais e Terminal de Transportes da Barra Funda.
Livre
Das 10h às 17h

– Intervenções Circenses de Malabares – Artistas circenses desenvolverão práticas como malabares – diabolô, bola de contato, pratinhos, aros e perna de pau –, fazendo a vivência com os alunos das unidades do Senac da região. Somente para alunos do Senac – Tito, Faustolo e Scipião.
Livre
Das 10h às 17h

– Alongue-se! – Nesta intervenção nos semáforos da região, artistas circenses incentivarão, de maneira lúdica, motoristas, pilotos e passageiros de motos, carros e caminhões a se alongarem.
Farol 1: Av. Pompeia x Rua Padre Chico
Farol 2: Rua Barão de Bananal x Rua Venâncio Aires
Farol 3: Av. Pompeia x Rua Venâncio Aires
Farol 4: Rua Turiaçu x Rua Carlos Vicari.
Livre
Das 10h às 15h

– Intervenção – Um Passo Apenas Casais de dançarinos desafiam o público a aprender um passo apenas de dança. Intervenção.
Livre
Das 11h às 19h

– Dança – Desafio de Dança com o Trio Dona Zefa – Noite dançante na Choperia, ao ritmo de forró, com o Trio Dona Zefa , que apresenta, em seu repertório, músicas de grandes nomes do forró, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos, sem deixar de apresentar composições próprias, como “Forró do Talarico” e “Vida boa danada”. Local: Choperia. Dança.
Não recomendado para menores de 18.
Às 19h30

Sesc Santana

– Parede de Escalada – O boulder é um tipo de escalada em blocos mais baixos, nesse caso, com altura aproximada de 2 metros e com colchões para segurança. Pode-se praticá-lo em paredes chamadas travessias, isto é, escaladas horizontais que exigem os mesmos movimentos e a mesma força das demais escaladas, desenvolvendo as habilidades em iniciantes. Nas travessias muitas pessoas podem escalar ao mesmo tempo e diversas atividades e jogos podem ser propostas para aumentar a diversão do público. Ginásio.
Livre
28 a 30/05. Das 13h às 21h

– Nado Sincronizado – As aulas de natação contarão com a participação de uma atleta de nado sincronizado, que fará apresentações e vivências específicas com o público. Confira os horários e as respectivas indicações etárias das aulas: * 7h30: a partir de 12 anos. * 9h: entre 3 e 7 anos. * 16h30: entre 3 e 7 anos. * 19h: a partir de 12 anos. Piscina.
Acima de 3 anos.
Das 7h30 às 8h20, das 9h às 9h50, das 16h30 às 17h20 e das 19h às 19h50

– Boliche Gigante – O boliche é praticado por, aproximadamente, 100 milhões de pessoas em cerca de 90 países. Durante a atividade, o público aprenderá como praticar a modalidade. Varanda do Ginásio.
Acima de 7 anos.
Das 8h às 21h

– Mini Golfe – O monitor ensinará os objetivos do jogo e a forma correta de empunhar o taco. Cada participante recebe um taco e uma bola e é orientado sobre como fazer as jogadas. Deck de Entrada.
Livre
Das 8h às 21h

– Gincana e Jogos Cooperativos – Atividades pensadas para a diversão e trocas intergeracionais através de jogos e desafios em formato de gincana. Ginásio.
Acima de 7 anos.
Das 8h às 9h15

– Tênis de Mesa com o Atleta Marcos Yamada – Marcos Yamada é ex-atleta de Tênis de Mesa, com vários títulos de projeção internacional. Nessa oportunidade, estará junto com o público presente, apresentando técnicas simples e interessantes, que permitem ao público participar e vivenciar o esporte. Ginásio.
Das 8h às 12h

– Na Balada da GMF – Durante todo o dia, as aulas em grupo da GMF serão aulas abertas de dança, com ritmos de festa tocados por DJ, onde o desafio é não ficar parado. Sala de Multiplo Uso I.
Não recomendado para menores de 12.
Às 8h30, às 10h30, às 13h, às 15h30, às 17h30 e às 18h30

– Intervenção Artística com os Irmãos Becker – O Desafio é… Com técnica apurada, os malabaristas cômicos Irmãos Becker convidam o público a movimentarem-se propondo desafios relacionados a atividade física de maneira lúdica. Diversos espaços da unidade.
Livre
Às 9h, às 11h, às 13h, às 15h, às 18h e às 20h

– Apresentação de Dança Anos 60 e Aeróbica Anos 80 – O Dia do Desafio entra no ritmo dos anos 60 com as músicas que fizeram sucesso na época, além da aeróbica dos anos 80 com a apresentação de casais caracterizados e participação do público. Convivência I – Rampa de Entrada.
Livre
Às 9h, às 11h, às 14h, às 16h, às 18h e às 21h

– Hidro entre Amigos – Em todas as aulas de hidroginástica do Dia do Desafio, os alunos matriculados poderão trazer amigos para participarem da atividade. Cada matriculado pode trazer apenas 1 amigo, sendo que o convidado deve possuir cartão de matrícula do Sesc e exame dermatológico atualizados. Piscina.
Acima de 12 anos.
Das 9h às 9h50, das 10h30 às 11h20, das 12h às 12h50, das 14h às 14h50, das 15h às 15h50, das 18h às 18h50 e das 20h30 às 21h20

– Tchoukball – Esporte coletivo indoor sem contato físico, o Tchoukball foi desenvolvido na Suíça na década de 1970. Este esporte se caracteriza por combinar elementos do handebol, do voleibol e da pelota basca. Ginásio.
Acima de 7 anos
Das 13h às 17h

– Floorball – Inspirado no hóquei sobre o gelo, o Floorball é um jogo com equipes de seis jogadores: cinco jogadores de campo e um guarda-redes. Os jogadores usam sticks de plástico para movimentar uma bola de plástico. O objetivo do jogo é fazer com que a bola passe por dentro da baliza do adversário. Ginásio.
Acima de 7 anos.
Das 13h às 17h

– Basquete com Janeth Arcain – Ex-jogadora com vários títulos nacionais e internacionais e atualmente treinadora da modalidade basquetebol, Janeth Arcain é um dos maiores expoentes desta modalidade esportiva no Brasil. Nesta oportunidade, a atleta vai dividir suas experiências e conhecimento com o público, além de orientar atividades técnicas e táticas do basquete moderno. Ginásio.
Acima de 6 anos.
Das 17h30 às 19h30

– Circuito Multifuncional – Circuito de atividades inspirado no programa de Ginástica Multifuncional do Sesc, utilizando atividades físicas alternativas que podem ajudar na preparação esportiva e no melhoramento das capacidades físicas, contribuindo dessa forma para uma melhor qualidade de vida do indivíduo ou grupo. Ginásio. Intervenção.
Não recomendado para menores de 12.
Das 17h30 às 19h30

– Campeonato de Enterradas e Torneio de Basquete – Atividades próprias da modalidade basquetebol, desenvolvidas e orientadas pelos instrutores do Sesc, com o objetivo de motivar e incentivar a participação e aprendizagem do esporte. Ginásio.
Acima de 7 anos.
Das 17h30 às 19h30

– Na Balada da GMF Especial – Aula de dança especial, com ritmos de festa tocados por DJ e acompanhamento da atração “Agigantador de Pessoas”. Ginásio.
Não recomendado para menores de 12.
Às 20h

Sesc Santo Amaro

– Ginástica de Aéreos – Com a utilização de trapézio, lira e tecido, serão oferecidas atividades que estimulem o desenvolvimento e as qualidades físicas por meio do puxar, pendurar, balançar, equilibrar, suspender, com o peso do próprio corpo. Local: Convivência.
Livre
Das 10h às 19h

– Ginástica no Trampolim Acrobático, Air Track e Minitramplim – Apresentações e vivências de exercícios da ginástica acrobática com elementos de saltos, rolamentos e corridas. Local: Ginásio. Aulas abertas.
Livre
Das 10h às 19h

– Girokinesis – É um sistema de movimento desenvolvido para trabalhar o corpo como um todo, através de ritmos e exercícios ondulatórios, trabalhando harmoniosamente a respiração. Local: Sala de Práticas Corporais (Terreo). Aula aberta.
Das 10h30 às 11h30
Pça Floriano Peixoto – Santo Amaro

– Ginástica Geral – Apresentação e Vivência. Modalidade esportiva sem fins competitivos, composta por movimentos diversos, de diferentes modalidades tradicionais, tais como: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Esportes Acrobáticos, Trampolim, Dança, Atividades Acrobáticas com ou sem aparelhos. Possibilidade de prática entre as várias faixas etárias, promovendo muita saúde e integração social. Local: Ginásio. Aula aberta
Livre
Das 10h às 12h

– Rope Skipping – O Rope Skipping é uma atividade física que tem por base o pular corda, utilizando-se de uma diversidade de saltos, elementos acrobáticos, manejos com a corda, assim como das infinitas combinações de elementos e habilidades, do sincronismo dos saltadores e destes com a música. Desenvolve a resistência muscular, agilidade, coordenação, ritmo, velocidade e o equilíbrio. Vivência e Apresentação.
Local: Sala de Ginástica Multifuncional
Livre
Das 12h às 14h

– Ginástica Acrobática – Akróbatus – A ginástica acrobática é um esporte que une acrobacias, ginástica de solo e dança. Utilizam como recursos técnicos aparelhos, tais como Trampolim Acrobático, Mini Trampolim, Barras Simétricas e Fixa, e outros que possam melhorar a condição técnica e ampliar a vivência dos praticantes. Pode ser demonstrativo, educativo ou competitivo. Local: Ginásio.
Livre
Das 14h às 16h

– Rodas Ginásticas – A roda ginástica é um esporte, praticado em vários países, principalmente da Europa, e também utilizada em apresentações circenses e artísticas, tendo como mais famoso exemplo o Cirque du Soleil . Não havendo ainda competições no Brasil, a modalidade é utilizada por aqui como uma atividade artística que diverte e entretém. Local: Ginásio.
Livre
Das 16h às 18h

– Banda Animação Ginástica – O grupo vai animar as aulas de ginástica com músicas tocadas ao vivo utilizando repertório dos anos 70 aos dias atuais. Serão realizadas aulas simultâneas na piscina e na área de convivência. Local: Convivência e Piscina. Aula aberta.
Livre
Das 18h30 às 21h30

– Ginástica com Bambolês – Aula aberta de movimentos básicos de ginástica e dança com a utilização do bambolê como forma de experimentação lúdica de exercícios que promovem inúmeros benefícios físicos. Ao som de música ao vivo. Local: Convivência. Aula aberta.
Livre
Das 19h30 às 20h30

– Torneio Desafio de Futsal – Final do Torneio Desafio de Futsal entre empresas da região de Santo Amaro. Premiação para os finalistas. Local: Ginásio – Quadra 2.
Não recomendado para menores de 12.
Das 20h30 às 21h30

Sesc Santo André

– Tênis de Quadra – Vivências que incluem uma sequência pedagógica cooperativa para o ensino dos golpes básicos e um grande número de joguinhos curtos para todos os participantes. Esse intercâmbio com alternância de atividades cooperativas e competitivas estreitará a integração entre os frequentadores acelerando o aprendizado.
Nas Quadras.
Acima de 7 anos.
Das 8h às 18h

– Cardiotênis – O Cardiotennis é uma aula de condicionamento aeróbico com música que usa elementos do jogo de tênis em sua dinâmica. Além de diferentes deslocamentos estimulados por materiais especiais (escadinhas e outros obstáculos rentes ao solo), os praticantes fazem exercícios com bolas diferentes, raquetes, colchonetes, etc., num circuito que promete manter seus batimentos cardíacos dentro da faixa de trabalho recomendado para o desenvolvimento da resistência aeróbica.
Duração: 30 minutos por aula
Na Quadra.
Acima de 12 anos.
Das 19h30 às 21h

– Desafie-se no Atletismo – Serão duas estações. Uma delas contaremos com 4 videogames e 4 TVs, propondo as modalidades de salto em distância, arremesso, corrida e corrida com obstáculos, tudo de “maneira virtual”, envolvendo simulação de saltos, arremessos e corridas. Na outra estação serão realizadas as atividades de maneira real, isto é, tudo na prática. No Espaço Ateliê e nas quadras
Acima de 7 anos.
Das 8h às 21h

– Slackline – O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado a uma altura de aproximadamente 30cm do chão e indicado para todas as idades. O Slackline possui muitos benefícios físicos e também mentais, como o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação. Nas Quadras.
Livre
Das 8h às 21h

– Frisbee – Frisbee é um esporte praticado com um disco de 175 gramas que combina a destreza, agilidade, coordenação motora e muita diversão, pois pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres e as equipes formadas geralmente são mistas. Na Quadra.
Livre
Das 8h às 21h

– Yoga – Filosofia que trabalha ao mesmo tempo o corpo, a mente e as emoções, fortalece o corpo físico e o desenvolve a flexibilidade. Duração: 60min. Na Área de Convivência.
Acima de 12 anos.
Às 8h, às 13h e às 17h

– Atividades Rítmicas – Atividade divertida e prazerosa que desenvolve as habilidades e capacidades do corpo, melhorando a qualidade de vida. Duração: 30min. Na Área de Convivência.
Acima de 12 anos.
Às 9h30

– Ritmos da Rua com Percussão – Dance e divirta-se de forma dinâmica, ao som do hip hop, melhorando as capacidades rítmicas do corpo, com uma aula diferenciada.
Duração: 30min. Na Área de Convivência.
Acima de 12 anos.
Às 10h30

– Ginástica Postural – Correção e prevenção de possíveis alterações posturais, por meio da consciência corporal adquirida, esse é o objetivo da ginástica postural. Venha conhecer um pouco mais sobre essa modalidade.
Duração: 30min. Na Área de Convivência. Acima de 12 anos.
Às 11h30

– Danças Circulares – Danças praticadas em grupos, que em circulo, segue uma coreografia e, conectados entre si, reúnem energias em busca da harmonia e da consciência do todo. As Danças Circulares são desenvolvidas visando ampliar o conhecimento, em direção ao bem-estar físico, mental, emocional, energético e social.
Duração: 60min. Na Área de Convivência.
Acima de 12 anos.
Às 12h e às 14h30

– Agilidade – Supere obstáculos, desvie de barreiras, conheça seus limites nesta aula repleta de atividades dinâmicas, que trabalham o corpo e a mente.
Duração: 30min. Na Área de Convivência.
Acima de 12 anos.
Às 15h30

– Pilates – Trabalhe o corpo todo de forma global e integrada, nesta atividade que envolve força e desenvolvimento muscular equilibrado, assim como flexibilidade e aumento da amplitude de movimento para as articulações.
Duração: 30min. Na Área de Convivência.
Acima de 12 anos.
Às 16h30

– Capoeira – Mistura de dança com luta, a Capoeira tem sua origem na África, trazida ao Brasil pelas mãos dos escravos, como forma de defesa. Ao som ritmado e bem marcado do berimbau, traga a família e os amigos para praticarem uma atividade física que promove a socialização, o desenvolvimento cognitivo e corporal.
Duração: 90min. Na Área de Convivência.
Acima de 12 anos.
Às 18h

– Ginástica Geral – A Ginástica Geral é uma modalidade esportiva que permite a participação de todos, independente de idade, gênero, classe social ou condições técnicas. Por meio de seus valores e regras flexíveis, ela permite a valorização do trabalho em grupo ao mesmo tempo em que valoriza a individualidade de cada pessoa que a pratica. Com orientação dos Instrutores do Sesc. Duração: 45min Na Sala de Práticas Corporais.
De 3 a 6 anos.
Das 9h às 16h

Sesc São Caetano

– Percussão na Bola – Atividade que une exercícios aeróbios, ritmo e percussão na bola suíça. Com Instrutores de Atividades Físicas do Sesc. Área de Convivência. Não recomendado para menores de 12.
Das 12h às 13h e das 18h30 às 19h30

– Capoeira – Aula que introduz os fundamentos básicos da capoeira, se valendo de atividades lúdicas, com foco nos vários elementos que permeiam nossas relações com o mundo e no jogo da capoeira. Com Instrutores de Atividades Físicas do Sesc. Área de Convivência.
Não recomendado para menores de 12.
Das 8h às 9h

– Ciclo Sesc – Exercícios aeróbios realizados em bicicletas estacionárias. Com Instrutores de Atividades Físicas do Sesc. Área de Convivência.
Não recomendado para menores de 12.
Das 10h às 11h, das 16h30 às 17h30 e das 20h30 às 21h30

– Jump – Atividade realizada em mini cama elástica, que proporciona desenvolvimento do equilíbrio e da capacidade cardiorrespiratória. Com Instrutores de Atividades Físicas do Sesc. Área de Convivência.
Livre
Das 11h às 12h e das 15h30 às 16h30

– Circuito de Ginástica – Circuito de atividades em parques e praças das cidades de Mauá, Diadema e São Caetano do Sul, composto por elementos da Ginástica Artística, Rítmica e acrobática possibilitando a experimentação de implementos como massas, fitas, cordas e a instalação de uma pista de saltos inflável e Tumbl Track. Acima de 6 anos.
Livre
Das 9h às 16h30

Sesc Vila Mariana

– Ritmos Brasileiros – Aula aberta dos principais ritmos brasileiros. Com o Instituto Brincante. Praça de Eventos.
Livre
Das 19h30 às 20h30

– Demonstração Esportiva e Encontro com Jean Tomé e Rafael Miranda – Os atletas Jean Tomé e Rafael Miranda, da Seleção Brasileira de Beisebol, apresentam os principais elementos da modalidade, falam sobre aspectos e curiosidades de suas vidas e carreiras, principais competições disputadas e títulos conquistados. Após a apresentação o público poderá vivenciar a modalidade. Tenda (Parque do Ibirapuera).
Livre
Às 15h

– Vivência. Basquete 3×3 – Vivência de basquete 3×3 street e circuito de habilidade esportiva. Com a Associação Brasileira de Basquete 3×3. Praça Externa.
Livre
Das 9h às 18h

– Flagbol – Semelhante ao futebol americano, o Flagbol, tem por objetivo avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo adversário, por meio de estratégia coletiva. A partir de 7 anos. Ginásio Ludus.
Livre
Das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30

– Floorbol – Com semelhanças com o Hockey é modalidade jogada sem patins e com pouco contato físico. A partir de 7 anos. Ginásio Ludus.
Das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30

– Intervenção. Esportes com Desafios – Intervenção artística com muito movimento e esporte. Com o Grupo Desajuste. Espaços da Unidade.
Livre
Das 9h às 20h

– Beisebol – Intervenção artística com muito movimento e esporte. Com o Grupo Desajuste. Espaços da Unidade.
Livre
Das 9h às 20h