Dia Mundial do Refugiado: Sesc celebra data com atrações grátis

Confira tudo online pelo YouTube da instituição e pela Plataforma Cinema em Casa. Vem saber como:

Até 19 de julho de 2021

Todos os dias

Diversos horários (consulte a programação)

O Sesc SP preparou uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado. Ser refugiado é procurar abrigo em um país estrangeiro. Ainda bem que o povo brasileiro é famoso por sua simpatia e acolhimento. Vem conhecer histórias de dificuldades e superação.

Casa provisória para pessoas em situação de refúgio utilizada pelo Acnur em diversos campos no mundo, em mostra no Sesc Campo Limpo
Créditos: Renata Teixeira / Assessoria de Imprensa Baobá Comunicação
Casa provisória para pessoas em situação de refúgio utilizada pelo Acnur em diversos campos no mundo, em mostra no Sesc Campo Limpo

O especial “Culturas em Trânsito: Refúgio e Migração” acontece nas plataformas digitais do Sesc SP até o dia 19 de julho. As atividades estimulam reflexões sobre os desafios da integração de imigrantes e refugiados no Brasil.

A programação apresenta um panorama da produção cultural realizada por imigrantes e refugiados, além de debates, palestras, oficinas, histórias e seleções de acervo do Sesc em formato digital.

O Sesc São Paulo e a ACNUR (Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) desenvolvem projetos para garantir os direitos das pessoas refugiadas. Entre as ações conjuntas estão: aulas de português; facilitação do acesso às atividades culturais e esportivas nas unidades; incentivo a apresentações artísticas e debates virtuais.

Nesta série (vídeo acima), disponível no YouTube do Sesc SP, é possível acompanhar as histórias de vida de refugiados e imigrantes residentes no Brasil. Os relatos são permeados por intervenções artísticas e contam os acontecimentos e as situações que os obrigaram a deixar seus países de origem.

Yolimar Josefina, Junia Larosse, Salim Hassam, Rene e Abegail, Dylines del Carmen, Kosy Yaira Kodzode, Diamou Fallou Diop, Carlos Ernesto, Hesouwe Soh Tchao e Lara Lopes dividem suas memórias afetivas em vídeos curtos.

Há relatos de refugiados e imigrantes do Haiti, Guiana Inglesa, Palestina, Peru, Togo, Senegal e Venezuela.

O cinema, e sua capacidade narrativa, permitem uma aproximação do público com o tema do refúgio. Entre os dias 20 de junho e 19 de julho, o filme “Los Silencios” fica disponível na plataforma Sesc Digital.

O filme, dirigido por Beatriz Seigner, acompanha a história de Nuria, Fabio e sua mãe, Amparo. A família, fugindo dos conflitos armados na Colômbia, vai morar em uma ilha na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Na casa nova eles encontram o pai, que supostamente havia morrido.

Alunos no Curso de Português para Refugiados, ação do Sesc SP e ACNUR
Créditos: Alexandre Nunis / Assessoria de Imprensa Baobá Comunicação
Alunos no Curso de Português para Refugiados, ação do Sesc SP e ACNUR

Integração e Refúgio em Tempos de Pandemia

Um dos eventos de destaque do especial “Culturas em Trânsito: Refúgio e Migração” é o debate que acontece no dia 19 de junho, sábado, às 16h. Mas não se preocupe se você perder o ao vivo, o vídeo fica disponível no canal do YouTube do Sesc SP.

Os deslocamentos forçados no contexto da pandemia trazem obstáculos a mais aos imigrantes e refugiados, em relação à proteção social e integração. Quais são os maiores desafios e quais as estratégias que têm sido adotadas nesse sentido são o tema deste debate.

Participam da conversa Ngalula Lorenzo Freddy, congolês; Francis Irina Salazar Arevalo, venezuelana; Cleyton Soares Abreu, coordenador do Serviço de Acolhida e Orientação para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de SP, mediação de Cristianne Lameirinha, coordenadora editorial das Edições Sesc.

Quer saber mais e conhecer outras histórias relacionadas do Dia Mundial do Refugiado? Então, acesse o acervo digital produzido pelo Sesc SP.

Saca só esses outras atrações online bacanas: