Em SP e BH, a dica para o Dia das Crianças é brincar na rua

Por: Catraca Livre
Iniciativas querem resgatar a rua como espaço importante para a infância
Créditos: mari camargos fotografia infanti
Iniciativas querem resgatar a rua como espaço importante para a infância

Cinco amigos residentes de São Paulo se lembram com saudade de como a rua foi um espaço importante da infância deles. Por isso, decidiram fechar um quarteirão no bairro Pinheiros, neste domingo, 12, Dia das Crianças, e convidar pais e filhos para brincarem juntos, na calçada e no asfalto.  a rua como espaço importante para a infância

“A rua é um lugar que pertence a todo mundo e é bom ocupá-la de um jeito divertido”, explica Carla Mayumi Albertuni, uma das idealizadoras do evento Play na Rua e mãe de uma garotinha de 5 anos.  Das 11h às 17h, na Rua Benjamim Egas, serão oferecidas oficinas de jardinagem, de  tricôs a dedo (sem uso de agulha), de artes e de desenho de mandala no asfalto. Além disso, bambolês e cordas estarão disponíveis para a brincadeira e monitores pintarão o rosto dos pequenos. A organização do evento incentiva que o público leve skate, bicicleta, patins ou bola para aproveitar ao máximo a chance de ter a rua sem carros, liberada só para a diversão. Toda a programação é gratuita e haverá food trucks vendendo comidinhas, como brigadeiro e hambúrgueres.

Telefone sem fio: brincadeira de antigamente que continua divertida
Créditos: mari camargos fotografia infanti
Telefone sem fio: brincadeira de antigamente que continua divertida

Em Belo Horizonte, pelo quarto ano consecutivo o Dia das Crianças também será comemorado (com poucos dias de atraso), sábado, 18, com atividades gratuitas. no Brincando na Rua, os pequenos e seus pais são convidados a se divertirem como antigamente na Rua Raúl Pompeia, no Bairro São Pedro, pulando corda, brincando de elástico ou de pé de lata (caminhando sobre duas latas de leite em pó). “É uma chance de deixar os eletrônicos de lado e de a família interagir de um jeito diferente”, conta Martha Faria, proprietária da Ora Bolinhas,  misto de loja de vestuário infantil e organizadora de oficinas educativas.

Se a rua é lugar de brincar, também é local de aprendizado. Enquanto brincam, as crianças desenvolvem importantes habilidades – cognitivas, físicas ou motoras. Elas imitam a vida que veem a seu redor e, durante esse processo, podem aprender noções de negociação, companheirismo, responsabilidade e até de mediação de conflitos. Leia mais sobre o potencial educativo das brincadeiras.

Play na rua 

Dia 12 de outubro, domingo

Rua Benjamim Egas, Pinheiros

11h às 17h

São Paulo (SP)

Catraca livre

Brincando na Rua

Dia 18 de outubro, sábado

Rua Raúl Pompeia, Bairro São Pedro

10h às 13h

Belo Horizonte (MG)

Catraca livre

Sem carros, o asfalto é ótimo para brincar de amarelinha.
Sem carros, o asfalto é ótimo para brincar de amarelinha.